Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Isabella Regina Oliveira Goulart (FMU FIAM-FAAM)

Minicurrículo

    Doutora e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP e graduada em Comunicação Social – Cinema pela UFF. Coordenadora Adjunta na Escola de Comunicação do Centro Universitário FMU–FIAM-FAAM, onde também é professora. Membro da Latin American Studies Association (LASA), da HoMER Network (History of Moviegoing, Exhibition and Reception) e da SOCINE, sendo uma das coordenadoras do Seminário Temático Cinema no Brasil: A História, a Escrita da História e as Estratégias de Sobrevivência.

Ficha do Trabalho

Título

    Uma análise transnacional da crítica cinematográfica na América Latina

Seminário

    Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência

Resumo

    A pesquisa propõe uma análise do pensamento social por meio da crítica cinematográfica durante as décadas de 1920 e 1930 na Argentina, Brasil e México através da análise comparativa das revistas Cinegraf, Cinearte e El Universal Ilustrado. Pretende-se avaliar se os críticos se engajaram em projetos de identidade nacional que convergiam com o pensamento social em outros campos, além de identificar elementos comuns da perspectiva dos editores sobre o pensamento social em seus respectivos países.

Resumo expandido

    O trabalho apresenta algumas reflexões sobre a análise do pensamento social por meio da crítica cinematográfica no final dos anos 1920 e 1930 no Brasil, Argentina e México, países que eram então os principais mercados latino-americanos para os filmes de Hollywood. Embora as relações dos Estados Unidos com os países latino-americanos por meio do cinema tenham sido bastante examinadas no âmbito da produção e da análise de filmes, ainda se carece de pesquisas sobre o papel que a crítica cinematográfica desempenhou na construção da história como mediadora intelectual para o público. Mais especificamente, há uma escassez de estudos transnacionais sobre como esses processos funcionam para conectar ou distinguir as culturas cinematográficas latino-americanas umas das outras.
    Levando-se em conta os processos de valoração dos filmes, o estudo sugere que, enquanto hoje a relação da crítica cinematográfica latino-americana com a cultura de massa dos Estados Unidos indica um desejo de participar do capitalismo global por meio das formas simbólicas da produção audiovisual, no passado, essa relação contraditória pode ter apontado para um desejo de industrialização por substituição de importações nesses mercados. Para analisar tal hipótese, o projeto pretende realizar uma análise comparativa de três revistas: a argentina Cinegraf, pioneira no desenvolvimento de uma crítica cinematográfica especializada; Cinearte, a revista de cinema de maior circulação no Brasil à época; e El Universal Ilustrado, que, como uma das publicações culturais mais importantes do jornalismo mexicano, desenvolveu uma abordagem distinta para a crítica cinematográfica em geral.
    Autores como Salles Gomes (1974), Xavier (1978), Lucas (2005), Adamatti (2008) e Goulart (2013; 2018) assinalam que Cinearte promoveu o cinema de Hollywood no Brasil, ao mesmo tempo que manteve um projeto editorial voltado para a campanha de desenvolvimento do cinema nacional. Da mesma forma, segundo Morales (2018), Cinegraf estabeleceu um diálogo com a crescente indústria cinematográfica argentina, mas tinha uma relação ambígua com a cultura de massa dos Estados Unidos. Navitski (2016) observa a heterogeneidade de El Universal Ilustrado: a negociação entre o nacionalismo cultural pós-revolucionário, as ambições intelectuais da elite letrada e a cultura de massa dos EUA.
    O caminho proposto para esta pesquisa desloca o foco habitualmente colocado na produção e análise de filmes para abordar as revistas e a elite intelectual associada à indústria cinematográfica na América Latina. Ao incluir uma seção sobre pensamento social, pretende-se avaliar se, em algum nível, os críticos que escreveram para as revistas estavam envolvidos em projetos de identidade nacional que convergiam com o pensamento social no Brasil, na Argentina e no México em outras áreas, como Arte, Cultura e Antropologia. Mais importante, o estudo pretende examinar se eles desenvolveram uma via própria do pensamento social nesses países. Diante disso, é importante destacar que os críticos de cinema são compreendidos nesse projeto como intelectuais.
    A perspectiva do pensamento social é relevante porque aproxima questões do passado e do presente e confere uma dimensão multidisciplinar aos estudos de cinema, incluindo a História Cultural e a Sociologia. Como também explicam Lilia Moritz Schwarcz e André Botelho, organizadores do dossiê “Pensamento social brasileiro” (Lua Nova, n 82, 2011), os estudos do pensamento cultural e social envolvem pesquisas voltadas para uma gama de produtores e produções intelectuais e artísticas, juntamente com os sistemas de valores e formas de linguagem da própria cultura. Dessa forma, a pesquisa pretende revisar a história das relações transnacionais na América Latina na tentativa de identificar elementos comuns que unem os três países.

Bibliografia

    ADAMATTI, M. A Crítica Cinematográfica e o Star System nas Revistas de Fãs. Universidade de São Paulo, 2008.
    BORGE, J. Latin American Writers and the Rise of Hollywood Cinema. Routledge, 2008.
    __. Progress of Hollywood: Latinamerican Cinematography Criticism, 1915-1945. Beatriz Vierbo Editora, 2005.
    LUCAS, T. C. Cinearte: o Cinema Brasileiro em Revista (1926-1942). Universidade Federal Fluminense, 2005.
    MORALES, I. La revista Cinegraf (1932-1937): crítica especializada, modernidad conservadora y la búsqueda de una imagen nacional. Perspectivas de la Comunicación, v 10, n 2, 2017.
    NAVITSKI, R. & POPPE, N. (editors). Cosmopolitan Film Cultures in Latin America, 1896-1960. Indiana University Press, 2017.
    NAVITSKI, R. ‘Ese pequeño arte que tanto amamos’: Remediating Cinema in El Universal Ilustrado. Revista de Estudios Hispánicos, Tomo 50, 2, 2016.
    SALLES GOMES, P. E. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. Perspectiva, 1974.
    XAVIER, I. Sétima Arte: Um Culto Moderno. Perspectiva, 1978.