Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    João Luiz Vieira (UFF)

Minicurrículo

    João Luiz Vieira é Professor Titular do Depto. de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Doutor em Cinema Studies (NYU, 1984) é conferencista e autor de inúmeros ensaios, capítulos de livros e livros publicados no Brasil e no exterior. Recentemente co-editou, com B.Ruby Rich um dossiê sobre cinema brasileiro contemporâneo para Film Quarterly (n.74) e a sair em 2021, um capítulo sobre intermidialidade nas chanchadas a ser publicado na Inglaterra.

Ficha do Trabalho

Título

    Ressignificando fotografias de idas ao cinema: dois exemplos

Seminário

    Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil

Resumo

    A partir da análise de três fotografias de arquivo—duas da década de 1940 e uma da década de 1950—o trabalho pretende chamar a atenção e reiterar o papel fundamental da fotografia como fonte primária para a pesquisa de inúmeras e variadas histórias de cinemas.Trata-se de uma apropriação de alguns exemplos fotográficos encontrados em arquivos que acionam uma perspectiva transdisciplinar em nosso campo de pesquisa superpondo, História, Sociologia, Arquitetura e uma Antropologia urbana.

Resumo expandido

    São quatro fotos, para começar: uma de meados dos anos 1940 tomada da Cinelândia, do meio da Praça Marechal Floriano em direção ao desaparecido Palácio Monroe, com os prédios dos cinemas à direita, destacando-se o Cine Odeon e, do outro lado, uma construção art-déco do que foi uma parada de bondes no início do Passeio Público. Uma outra foto, também próxima desse mesmo período e local, é um instantâneo que surpreende duas jovens mulheres possivelmente aguardando suas companhias para um programa no Cine Palácio, ali perto. Uma terceira foto, dos anos 1950, mostra um grupo de crianças–meninos basicamente, na porta de um cinema da periferia de Juiz de Fora, o Cine São Caetano, foto encontrada em pesquisas de um orientando meu, Ryan Brandão, a quem agradeço.
    Para além da importância dessas imagens enquanto fontes primárias que testemunham a presença concreta dos cinemas de rua, elas parecem interrogar uma micropolítica das imagens superpondo representação artística, registro do instantâneo, práticas de registro social que ganham texturas antropológicas ao documentar condições e formas de vida. E são reapropriadas aqui como suporte de agenciamentos de memórias públicas que nos ajudam a compor (e a especular) narrativas visuais sensoriais, retrabalhadas inclusive por processos de colorização e intervenção no P&B original. Compõem, como tantas outras imagens fotográficas, um locus privilegiado de memórias pluritemporais onde coabitam o tempo do registro do fato fotográfico e uma possível elaboração narrativa no presente, na construção analítica para apresentação no encontro anual da SOCINE 2021.
    Em nossas pesquisas no campo das histórias de cinemas, o encontro com fotografias e imagens do passado, assume aspectos relevantes na reconstituição de espaços públicos na sociedade contemporânea–em especial quando a presença dos cinemas de rua, seja na paisagem urbana, central, periférica ou mesmo rural, já não existe mais e a fotografia ganha status de único traço visual da materialidade desses cinemas, transformando-se em um ítem dos mais destacáveis e valorizados do conjunto de documentação correlata. São imagens que nos permitem refletir sobre o contexto do tempo do registro e mais além: testemunham um processo ativo e dinâmico no entrecruzamento de sensibilidades narrativas, sem excluir as do analista.
    Portanto, a intenção aqui será a de refletir sobre o potencial icônico de algumas imagens fotográficas selecionadas em sua ambivalência de sentimentos e ambiguidade de sentido. Como elas podem retornar hoje? Como podem ser ressignificadas? Como pdem ser lançadas em um circuito mais amplo de associações?

Bibliografia

    Barthes, Roland. A câmara clara. Coimbra: Edições 70, 2006
    Koetzle, Hans-Michael. 50 photo icons: a história por detrás das imagens. Taschen, 2011
    Kossov, Boris. Fotografia e história. SP: Atelier Editorial, 2014
    Kossov, Boris. O encanto de narciso: reflexões sobre a fotografia. SP: Ateliê Editorial, 2020
    Lissovsky, Maurício. A máquina de esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.