Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Natacha Muriel López Gallucci (UFCA)

Minicurrículo

    Professora Adjunta de Filosofia (IISCA, UFCA) e do Professora do Programa de Pós Graduação em Artes (ICA, UFC). Doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH, UNICAMP, 2008); Doutora em Multimeios (IA, UNICAMP, 2014). Mestre em Filosofia (IFCH, UNICAMP, 2003). Possui Licenciatura em Filosofia e
    Especialização em Pedagogia pela Universidade Nacional de Rosario (UNR, Argentina, 2000). Bacharelado em Danças pela Escola Nacional de Danças Nigélia Sória Rosario Argentina

Ficha do Trabalho

Título

    Arquivos inacabados: danças populares na filmografia latinoamericana

Seminário

    Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados

Resumo

    No contexto da montagem do ensaio FiloMove Performance em rede (2020, PNPD, Capes), confrontamo-nos com a tarefa de construir um arquivo fílmico para embasar a investigação sobre o registro audiovisual de técnicas do corpo nas danças populares. Produzimos, assim, uma plataforma de fragmentos do cinema silencioso e sonoro latino-americanos privilegiando performances em dança. Esperamos avançar aprimorando os protocolos de análise comparada dessas filmografias Latino Americanas.

Resumo expandido

    Arquivos inacabados: danças populares na filmografia latinoamericana
    No contexto da montagem do ensaio FiloMove Performance em rede (60´,PNPD, Capes), realizado em 2020, a partir de registros de artistas populares de América Latina, confrontamo-nos com a tarefa exploratória de construir um arquivo fílmico para embasar a investigação sobre o registro audiovisual de técnicas do corpo nas danças populares. Produzimos, assim, uma plataforma de fragmentos do cinema silencioso e sonoro latino-americanos, privilegiando performances ritualizadas e espetaculares em dança.
    A partir dessa pesquisa inicial, propomos uma ampliação na abordagem historiográfica tradicional das cenas fílmicas sobre dança desde a perspectiva de artista-pesquisadora-intérprete. Neste programa de pesquisa incorporamos na mesa de edição arquivos audiovisuais da cultura popular evidenciando a circulação de técnicas do corpo atreladas a cosmologias afro-ameríndias. O desafio para a pesquisa fílmica comparada latinoamericana expressa um forte descentramento do problema da linguagem fílmica para o problema epistémico da decolonialização do olhar, possibilitando novos diálogos entre os arquivos públicos, os realizadores e os artistas historicamente subalternizados.
    A convivência criativa que respondeu à proposição poética de realização do Performance em Rede resultou em uma coreoinstalação multifocal, fazendo dançar os arquivos fílmicos silenciosos e sonoros em redor de cenas criadas pelos artistas contemporâneos. A introdução do fenômeno estético da performance em dança na análise fílmica, neste contexto, ativou afetos, percepções hápticas e auditivas; expandiu o desenho sonoro para uma hiper sonosfera latinoamericana que girou em redor de cocos, cuecas, orixás, danças andinas, milongas, candombes afroportenhos e uruguaios, capoeira, samba e tangos dialogando a luz do perspectivismo sustentado por Carlos Viveiros de Castro. Esperamos avançar aprimorando os protocolos de análise dos corpos performáticos nas cenas fílmicas cujas propostas dissidentes põem de relevo uma diversidade de estratégias criativas e políticas de enlaçamentos e de realização audiovisual advindas do campo da cultura popular. Os fragmentos para analise foram tomados de: AL COMPAS DE CUBA, Cuba, Gallo, 1961; CARNAVAL DO RIO, Brasil, Pathé, 1935; DANZANTE DE TIJERAS, Perú, Vignatis, 1972; El ULTIMO MALÓN, Argentina, Alcides Greca, 1916; FIESTA DEL SEÑOR DE LA CAÑA, Perú, Anónimo, 1925; FILM REVISTA VALLE, Argentina, Federico Valle, 1926; MISSAO DE PESQUISAS FOLCLORICAS, Brasil, Mario de Andrade, 1935; NOBLEZA GAUCHA, Argentina, Gunche, De la Pera, 1915; JUAN SIN ROPA, Argentina, Benoit, 1919; LA MUJER DE MEDIANOCHE, Argentina, Campogalliani, 1925; LA VUELTA AL BULIN, Argentina, Ferreyra, 1926; O DESCUBRIMENTO DE AMÉRICA, Brasil, Mauro, 1937; PASEO POR PLAYA GRANDE, Chile, Anónimo, 1903; QUE VIVA MÉXICO, México, Eisenstein, 1932 (1979).

Bibliografia

    Bibliografia
    ARAÚJO, Vicente de Paula. A bela época do cinema brasileiro . São Paulo: Perspectiva, 1976.
    BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro. Metodologia e pedagogia. São Paulo: Annablume, 1995.
    CUARTEROLO, Andrea. El archivo en la época ce su reproductibilidad técnica. Recursos digitales para el estudio del cine silente latinoamericano, Vivomatografias. Revista de estudios sobre precine y cine silente en Latinoamerica, n. 3, diciembre de 2017, pp. 416-447.
    LÓPEZ GALLUCCI, Natacha O olho que dança: Miradas e memórias do corpo nos documentários argentinos modernos e contemporâneos. In: RODRIGUES, Laercio (Org.) Pensar o documentário: textos para um debate. EdUFPE Recife, 2020, p. 315-342.
    LÓPEZ GALLUCCI, N. Coreografias traçadas na luz: o tango dança no primeiro cinema argentino. Vivomatografías. Revista de estudios sobre precine y cine silente en Latinoamérica, Año 2, n. 2, diciembre de 2016, p. 180-225