Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Suzana Reck Miranda (UFSCar)

Minicurrículo

    SUZANA RECK MIRANDA é bacharel em música (piano) pela UFSM, mestre e doutora em Multimeios (cinema) pela UNICAMP. É professora associada do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e do Programa de Pós-Graduação de Imagem e Som (PPGIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É autora de vários artigos e capítulos de livros sobre a relação da música com o cinema.

Coautor

    Debora Regina Taño (UFSCar)

Ficha do Trabalho

Título

    A PRESENÇA FEMININA NAS TRILHAS MUSICAIS DO CINEMA BRASILEIRO

Seminário

    Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva

Resumo

    Este trabalho debruça-se sobre a presença feminina nas trilhas musicais originalmente compostas para o Cinema Brasileiro. O recorte aqui apresentado centrou-se em longas ficcionais e documentais lançados comercialmente no país entre 1969 e 2018. Como esperávamos, pouquíssimas mulheres compuseram trilhas para estes filmes. Tal resultado nos levou a investigar de forma mais ampla o “fazer musical” das mulheres brasileiras, desde meados do século XIX até as primeiras décadas do século seguinte.

Resumo expandido

    Nas últimas duas décadas, houve um aumento significativo de pesquisas dedicadas a diagnosticar a espantosa disparidade de gênero no fazer cinematográfico, tanto no cinema mundial quanto no brasileiro. A baixa presença feminina, em diferentes funções, tem sido sistematicamente mapeada tanto em pesquisas acadêmicas quanto naquelas empreendidas por setores ligados à indústria do entretenimento. Embora o quadro geral seja radicalmente desigual, vários levantamentos – como os da Annenberg Inclusion Iniciative (um centro de estudos sobre diversidade e inclusão no mundo do entretenimento massivo ligado à Universidade do Sul da Califórnia) – tem demonstrado que baixa quantidade de diretoras, roteiristas e produtoras torna-se “expressiva” diante do reduzidíssimo número compositoras de trilhas musicais originais para o cinema.

    Nossa pesquisa objetiva refletir especificamente sobre esta situação no Brasil. Queremos compreender como tem sido a presença feminina nas trilhas musicais do Cinema Brasileiro, em vários aspectos. O recorte desta comunicação centra-se em longas ficcionais e documentais lançados comercialmente no país entre 1969 e 2018. De um total de 1245 filmes selecionados, obtivemos 829 nomes de pessoas que, de algum modo, assinam a autoria das músicas utilizadas nestas obras. Como esperávamos, a participação de mulheres é bem pequena.

    Nossa reflexão seguiu, até o momento, em duas direções. De um lado, observamos o caminho das mulheres brasileiras pelo fazer musical – de meados do século XIX até as primeiras décadas do século seguinte – momento no qual o fazer fílmico já é uma realidade no Brasil. Peculiaridades desta trajetória, no nosso entendimento, podem fornecer pistas importantes. Neste período, por exemplo, as mulheres das classes mais abastadas aprendiam música desde muito cedo, mas as atividades “profissionais” no campo do fazer musical eram dominadas pelos homens.

    De outro, realizamos um primeiro levantamento das mulheres que assinam trilhas musicais originais para filmes no período recortado. A baixa presença de trilheiras denuncia que, muito embora nas últimas décadas o número de compositoras tenha crescido no Brasil, sobretudo na esfera da chamada música popular, certas carreiras musicais seguem sistematicamente excluindo a presença feminina.

    Notamos que, mesmo sendo impossível traçar relações rígidas – entre os resultados obtidos no nosso levantamento e a complexa trajetória das mulheres no campo da composição musical no Brasil – as aproximações têm sido válidas, não apenas para o aprimoramento da nossa própria investigação, como também para apontar o quanto ainda precisa ser estudado.

Bibliografia

    COB/SAM/ANCINE (Coordenação do Observatório do Cinema e do Audiovisual). Listagem dos Filmes Brasileiros Lançados Comercialmente em Salas de Exibição – 1995 a 2018. Brasília: Agência Nacional do Cinema, 2019.
    D’INCAO, M. A. “Mulher e família burguesas”. In: PRIORE, M. del (org.) História das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004, p. 187-201.
    FREIRE, Vanda L.B.; PORTELA, Angela C. H. “Mulheres Compositoras: da Invisibilidade à Projeção Internacional.” In: Estudos de Gênero, Corpo e Música: abordagens metodológicas. NOGUEIRA, Isabel P.; FONSECA, Susan C. (Eds.). v. 3, Goiânia / Porto Alegre: Editora da ANPPOM, 2013. p. 279-302.
    MIRANDA, Luiz F. “Lançamentos de filmes brasileiro de 1969 a 2015”. In: RAMOS, Fernão; SCHVARZMAN, Sheila. Nova história do cinema brasileiro (vol. 2, ebook, edição ampliada). São Paulo: Sesc, 2018.
    MURGEL, Ana C. A. de T. “Pesquisando as compositoras brasileiras no século XXI”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 71, dez. 2018.