Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Murilo Nogueira dos Anjos (UFBA)

Minicurrículo

    Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2017). Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas – UFBA. Pesquisador na área de cinema e audiovisual atuando nas seguintes áreas: crítica cinematográfica (escrita e audiovisual) e gêneros cinematográficos.

Ficha do Trabalho

Título

    O VÍDEO-ENSAIO COMO INSTRUMENTO ACADÊMICO

Resumo

    Esta pesquisa visa tratar o vídeo-ensaio como componente a ser utilizado nos estudos fílmicos acadêmicos. Com o surgimento de publicações e revistas que abrangem o formato, emergem-se discussões a respeito de sua adequação ou distanciamento dos requisitos preexistentes na escrita acadêmica. Deste modo, serão descritas as proposições de Van den Berg e Kiss (2016) sobre a funcionalidade dos ensaios audiovisuais enquanto instrumentos de pesquisa acadêmica.

Resumo expandido

    O presente estudo trata sobre o vídeo-ensaio, examinado como recurso que amplia as possibilidades acadêmicas de estudo e análise sobre os filmes e seus aspectos correlatos. Os vídeo-ensaios são “críticas ou formulações curtas sobre cinema, filmes ou artistas, em uma ou uma série de clipes online com duração geralmente não superior a 15 minutos cada” (MCWHIRTER, 2016, p.184). O formato tem sido usado como um novo meio para transmitir pensamentos e ideias nos campos da crítica, da cinefilia e nos estudos fílmicos.
    No âmbito acadêmico, David Bordwell, Mathias Stork, Adrian Martin, Cristina Alvarez Lopez e Catherine Grant são nomes proeminentes no início da trajetória do vídeo-ensaio em conciliação com os estudos fílmicos.
    Grant desponta como um dos principais nomes nesse cenário, tanto por sua profícua realização de ensaios audiovisuais, quanto por arregimentar pesquisadores e vídeo-ensaístas para a produção de publicações e periódicos voltados ao formato. É por meio da reunião de acadêmicos como Grant junto a especialistas da área que, em 2016, é lançada [In] Transition, a primeira revista voltada aos ensaios audiovisuais com revisão por pares, sendo que tal empreendimento não foi sui generis, pois foram criados o Frames Cinema Journal e a Tecmerin: Revista de Ensayos Audiovisuales, iniciada em 2018 e pertencente à Universidade Carlos III, de Madrid, precursora no estudo das imagens videográficas em língua espanhola.
    Com o surgimento de publicações que aceitam trabalhos no formato audiovisual, podem surgir dúvidas quanto aos requisitos aos quais esses vídeos devem atender para serem enquadrados como acadêmicos. O termo ensaio, contido no formato, reflete uma maior liberdade na construção desses trabalhos, contudo, como defendem Van den Berg e Kiss (2016), os trabalhos acadêmicos possuem uma tradição, marcada pela clareza e por uma exposição informativa e argumentativa objetiva que poderiam ser adotados nos trabalhos audiovisuais.
    De acordo com Catherine Grant (2016), o vídeo-ensaio é uma forma acadêmica ontologicamente nova que está buscando uma especificidade própria enquanto método de pesquisa. Van den Berg e Kiss (2016), reforçam essa constatação ao afirmar que ainda não há distinção dos vídeo-ensaios elaborados por acadêmicos daqueles realizados pelos críticos ou de modo independente, atribuindo, como único aspecto dessemelhante entre ambos, o fato de alguns vídeos serem realizado por pesquisadores e outros por críticos ou cinéfilos. Nesse sentido, os autores apontam ser necessário a utilização de elementos tradicionais da escrita científica que precederam o vídeo pelos estudiosos, tais como teses claramente formuladas, estrutura argumentativa direta e a indicação de referências, com a finalidade de tornarem esses trabalhos autossuficientes e cumprir o papel de ampliar o conhecimento sobre um filme ou a respeito de elementos intrínsecos ao cinema.
    Deste modo, o objetivo é evidenciar, de modo breve, as propostas de Van der Berg e Kiss para uma concepção dos vídeo-ensaios enquanto objetos acadêmicos e de que maneira esses componentes existentes na forma escrita podem ser transmutados para uma audiovisualidade. Desta forma, realiza-se uma comparação entre alguns vídeos realizados por críticos e vídeo-ensaístas e o ensaio audiovisual (Un) reliable (un) reliability – or perceptual subversions of the continuity editing system, do pesquisador Thomas Van den Berg, um dos autores utilizados centralmente aqui, a respeito do filme Alucinado (2000, Michael Walker). As vinculações com a crítica e análise fílmica são exploradas a fim de se pensar na potencialidade dessas novas construções, depreendendo-se, por meio dos exemplos, que o formato possibilita novas relações e contribuições aos estudos fílmicos.

Bibliografia

    GRANT, Catherine. The audiovisual essay as performative research. NECSUS. European Journal of Media Studies, v. 5, n. 2, p. 255-265, 2016.

    KEATHLEY, Christian. La caméra-stylo: Notes on video criticism and cinephilia. 2011 In: KLEVAN, Andrew; CLAYTON, Alex (Ed.). The language and style of film criticism. Taylor & Francis, 2011.

    MCWHIRTER, Andrew. Film criticism and digital cultures: journalism, social media and the democratization of opinion. Bloomsbury Publishing, 2016.

    MULVEY, Laura et al. Death 24x a second: Stillness and the moving image. Reaktion Books, 2006.

    KISS, Miklós; VAN DEN BERG, Thomas. Film studies in motion: From audiovisual essay to academic research video. 2016.