Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Sancler Ebert (UFF)

Minicurrículo

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF); professor do Centro Universitário FMU, em São Paulo e secretário executivo da Socine. Pesquisa no Doutorado a relação entre atrações de palco e tela nos cineteatros cariocas no início do século XX por meio da trajetória do transformista Darwin. Membro do grupo de pesquisa Modos de Ver – Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas (GP MDV – ESPM-UFF/CNPq).

Ficha do Trabalho

Título

    O circuito de Darwin pelos cineteatros do Rio de Janeiro (1914-1932)

Seminário

    Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil

Resumo

    A comunicação investiga o circuito realizado por Darwin, o imitador do belo sexo, pelos cineteatros cariocas entre os anos de 1914 e 1932. O transformista era famoso por imitar mulheres, apresentar números musicais e desfilar figurinos de luxo. A partir de dados coletados no periódico Correio da Manhã, vamos reconstituir o circuito realizado pelo artista, refletindo sobre o seu trajeto que passava pelo Centro e por bairros da Zona Sul e Zona Norte cariocas.

Resumo expandido

    Nesta comunicação buscamos investigar o circuito realizado por Darwin, o imitador do belo sexo, pelos cineteatros cariocas entre os anos de 1914 e 1932. Darwin se apresentava nos palcos com outras atrações curiosas, como acrobatas, bailarinas, homens boneco e ilusionistas, em sessões acompanhadas de filmes. O artista era reconhecido por sua perfeita imitação dos trejeitos femininos e por personificar diferentes tipos de mulheres, em espetáculos que combinavam ainda a interpretações de canções de diferentes nacionalidades e a apresentação de figurinos de luxos (EBERT, 2018). Sua notoriedade na cena cultural do Rio de Janeiro aparece em diversas notas publicadas na imprensa e é reforçada pela sua participação no filme Augusto Annibal quer casar (1923), de Luiz de Barros (ARAÚJO, 2015) e por sua imagem ser utilizada em partituras presentes na revista Selecta.
    Para a investigação, criamos uma base de dados do circuito e programação do artista, a partir de uma coleta de informações no periódico Correio da Manhã. Foram encontradas 187 datas com registros da apresentação de Darwin nos cineteatros cariocas entre 1914 e 1932. Foram catalogadas as datas, nome dos estabelecimentos e outras informações sobre as sessões, como filmes e atrações de palco. Posteriormente, utilizando a obra Palácios e Poeiras (GONZAGA, 1996) como referência, incluímos informações como os endereços e os proprietários dos cineteatros. Dessa forma, podemos reconstituir o circuito realizado pelo artista nos anos em que se apresentou na então Capital Federal, buscando compreender como se dava sua circulação entre as diferentes regiões, como o Centro, Zona Sul e Zona Norte.
    Numa primeira observação, podemos perceber que Darwin passou seus primeiros anos, na década de 1910, apenas na região Central do Rio de Janeiro. Quando retorna a então Capital Federal em 1922, passa o ano numa triangulação entre Copacabana, Centro e Tijuca. Só em 1923 que seu circuito se expande para outros bairros da Zona Norte, como Vila Isabel, Engenho de Dentro e Olaria. Fora esses bairros, o transformista se apresenta na Tijuca e Centro, passando o ano afastado da Zona Sul, para onde só retorna no final de 1924. Falando em 1924, neste ano Darwin insere mais um bairro da Zona Norte em seu circuito, Riachuelo e embora se apresente também no Centro e Zona Sul, o artista passa a maior parte do ano na Zona Norte, revezando-se entre Tijuca, Vila Isabel e Riachuelo. Fechando o ciclo, em 1932, os espetáculos do imitador ficam limitados ao Centro, como nos seus primeiros anos.
    Na análise, ainda levamos em conta o número de dias que o artista se apresentava em cada cineteatro, buscando perceber em quais regiões ele fazia maior sucesso; a lotação de cada estabelecimento, como forma de medir seu público; e as informações sobre os proprietários dos estabelecimentos, para compreender se os cineteatros eram de um mesmo grupo ou se o artista interagia com uma gama maior de empresários do entretenimento.
    Essa pesquisa se vincula as perspectivas do New Cinema History e das histórias de cinemas, movimentos que têm repensado a historiografia, desviando o foco dos filmes e seus autores, para refletir sobre questões da recepção, da espacialidade, da distribuição e da exibição. Como afirma Allen (2006), “Uma consequência do foco dos estudos de cinema no texto e na interpretação textual tem sido a supressão ou marginalização da espacialidade da experiência do cinema. No entanto, (…) a implantação de novas tecnologias para reimaginar e representar essas histórias sugerem a necessidade de reconstituir o objeto de estudos cinematográficos em termos relacionais, sociais e fundamentalmente espaciais” (p. 15) (tradução nossa). Dessa forma, ao investigar o circuito realizado por Darwin pelos cineteatros, essa comunicação busca não apenas refletir sobre as relações entre palco e tela nesses estabelecimentos, como também compreender a relação entre os cinemas e suas localizações, no Rio de Janeiro do início do século XX.

Bibliografia

    ALLEN, R.C. The place of space in film historiography. Tijdschrift voor Mediageschiedenis, 9 (2), 2006, p. 15–27.
    ARAÚJO, Luciana Corrêa de. Augusto Annibal quer casar!: teatro popular e Hollywood no cinema silencioso brasileiro. Alceu, v.16, n.31, julho/dezembro 2015, p.62-73.
    CORREIO DA MANHÃ. Disponível em http://hemerotecadigital.bn.br/correio-da-
    -manh%C3%A3/089842
    EBERT, Sancler. Darwin, o imitador do belo sexo: dos palcos às telas. Anais de textos completos do XXI Encontro da SOCINE. Organização editorial Cezar Migliorin… [et al.]. São Paulo: SOCINE, 2018. p. 651-657.
    GONZAGA, Alice. Palácios e poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Record: FUNARTE, 1996.
    KLENOTIC, Jeffrey. Putting Cinema History on the Map. Using GIS to Explore the Spatiality of Cinema. In: MALTBY, R., BILTEREYST, D., MEERS, P. Explorations in new cinema history: approaches and case studies. Oxford: Wiley-Blackwell, 2011, p. 58-84.