Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Marco Túlio de Sousa Ulhôa (UnB)

Minicurrículo

    Professor substituto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Ficha do Trabalho

Título

    O anacronismo no Barroco de Paul Leduc

Seminário

    Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados

Resumo

    O estudo analisa o filme Barroco (1989), do cineasta mexicano Paul Leduc, propondo a interpretação do conceito de anacronismo e como este se projeta na linguagem cinematográfica. Para isso, o texto articula a relação entre os temas e a narrativa do filme, ao apontar para a inclusão do barroco no debate sobre a modernidade artística latino-americana e sua conexão com o anacronismo, enquanto conceito que contempla as disjunções entre a história científica e os outros regimes de historicidade.

Resumo expandido

    Em busca de abordar de maneira renovada, o filme Barroco (1989) do diretor mexicano Paul Leduc, a análise proposta se baseia em duas estratégias principais pautadas pelo estudo do conceito de anacronismo no campo da narrativa cinematográfica e pela interpretação dos fatos estéticos que compõem a obra em questão. Logo, o debate que aponta para a inclusão do barroco nos estudos sobre a modernidade artística latino-americana, tendo em vista o desenvolvimento da tendência neobarroca associada principalmente às correntes literárias surgidas no continente entre as décadas de 1940 e 1960, orienta a investigação tanto dos signos quanto do tratamento conferido ao tempo pelo filme de Leduc. Debate que, por sua vez, está relacionado ao problematismo filosófico que, através de diferentes teorias, impuseram ao resgate do estilo seiscentista, as marcas de uma tensão definida pelos distintos regimes de temporalidade associados às suas formas expressivas.
    Ao promover uma livre adaptação do romance Concerto Barroco (1974), de Alejo Carpentier, o filme de Paul Leduc reitera as categorias estéticas que sustentam a teoria e a obra do escritor cubano, bem como traz a tona esse debate, dando a ver não só como a narrativa anacrônica do livro de Carpentier é transposta para o espaço-tempo cinematográfico, mas como a questão temporal é a base de uma disputa entre as diferentes correntes de renovação do barroco, na medida em que estas contrapõem a atemporalidade do estilo ao seu princípio anacrônico. Desse modo, a concepção atemporal da estética neobarroca, expressa nas teorias de alguns pensadores europeus como Eugenio D’Ors e Omar Calabrese, se antepõe ao ethos americanista das teses de escritores como Sarduy, Lezama e Carpentier, para os quais o barroco não seria um estilo atemporal, mas uma linguagem marcada pelas disjunções de tempo que caracterizam os anacronismos de seus fenômenos. Portanto, o debate que embasa o conceito latino-americano de barroco é o ponto de partida para uma investigação dos elementos da obra de Paul Leduc, de acordo com os quais os diferenciais de tempo que encerram o problema poético-ontológico apresentado pelo conceito de anacronismo diante da ciência histórica e do campo da representação, nos levam em direção a apreciação de um regime de historicidade do cinema que, no filme em questão, se manifesta através das remontagens de tempo operadas no espaço da montagem e dos demais procedimentos que compõem a linguagem cinematográfica.

Bibliografia

    CARPENTIER, Alejo. Concerto barroco. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
    CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso. São Paulo: Perspectiva,1980.
    DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
    RANCIÈRE, Jacques. A historicidade do cinema. Trad. André Fabiano Voigt, Maurício José Souza Júnior. São Paulo: Revista Significação, v. 44, n.48, jul-dez, 2017, pp. 245-263.
    _______. O conceito de anacronismo e a verdade do historiador. In: História, verdade e tempo. Org. Marlon Salomon. Chapecó, SC: Argos, 2011.
    STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Trad. Marie-Anne Kremer e Gláucia Renate Gonçalvez. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
    ULHÔA, Marco Túlio. Paisagens sonoras no Barroco de Paul Leduc. In: AGUILLERA, Yanet; CAMPOS, Marina da Costa (Orgs.) Imagem, memória e resistência. São Paulo: Discurso Ed, 2016