Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Teresa Noll Trindade (UNICAMP)

Minicurrículo

    Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da UNICAMP, com pesquisa sobre mercado do documentário no Brasil e na França, tendo realizado doutorado-sanduíche em 2017 na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Realização Audiovisual pela UNISINOS, com Formação Executiva em Cinema e TV: Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Ficha do Trabalho

Título

    États généraux: uma dinâmica econômica para o documentário

Resumo

    O presente trabalho busca analisar o evento Estados Gerais do Filme Documentário (États généraux du film documentaire), que ocorre anualmente na França. Focado no documentário, promove exibições de filmes, seminários, ateliês, encontros profissionais, entre outras atividades. Nosso objetivo é avaliar a forma como este evento se desenvolve, suas atividades e os agentes econômicos do setor audiovisual envolvidos, a fim de examinar sua importância econômica para o mercado do documentário.

Resumo expandido

    Neste trabalho, analisaremos o Estados Gerais do Filme Documentário, buscando descrever as diversas atividades desenvolvidas ao longo do evento, procurando avaliar de que maneira elas dialogam entre si e com o mercado, assim como o papel desempenhado pelos agentes econômicos do setor. Desta forma, almejamos investigar de que forma essas redes são construídas a fim de contribuírem para um melhor desenvolvimento do mercado do documentário.
    O Estados Gerais do Filme Documentário nasceu fora dos grandes centros urbanos franceses, como uma tentativa de rompimento com essa prática comum de sediar a maior parte dos eventos destinado a cultura em grandes cidades. Além disso, buscava fortalecer a economia local, uma vez que os interessados em participar devem deslocar-se até Lussas, uma cidade com 1.500 habitantes que se encontra dentro do departamento de Ardèche no sudoeste da França, e que durante o evento chega a reunir 5 mil pessoas.
    Este foi criado em 1989 por Jean-Marie Barbe e mais alguns amigos que realizavam e produziam documentários no local e tinham por objetivo criar um espaço para se pensar e produzir documentários autorais. Ao longo de uma semana, reúne profissionais do setor audiovisual, como diretores, produtores, distribuidores, associações e grupos ligados ao documentário, assim como estudantes de cinema, acadêmicos e interessados em assistir a produções documentais provenientes de várias partes do mundo. Durante o evento, são propostos seminários, ateliês, encontros profissionais entre outras atividades.
    Atualmente contam com 16 estruturas, entre elas uma Escola de Documentário e a Casa do Doc, onde existe um acervo de filmes para consulta específica de documentários. Nesta apresentação propomos analisá-las apenas pontualmente, buscando assim uma avaliação ampla e integrada do funcionamento desta rede, a fim de verificar de que maneira esta afeta e contribui para o desenvolvimento do mercado do documentário. Contudo, nosso foco será o evento Estados Gerais do Filme Documentário, analisando como suas várias atividades auxiliam, discutem e desenvolvem as diversas etapas dos processos de produção, distribuição e exibição dos filmes documentários.

Bibliografia

    CRETON, Laurent. Économie du cinéma: perspectives stratégiques. Paris: Armand Colin, 2009.
    DEPÉTRIS, Frédéric. L’Etat et le cinéma en France: le moment de l’exception culturelle. Paris: L’Harmattan, 2008.
    DUBET, Éric. Économie du Cinéma Européen: de l’interventionnisme à l’action entrepreneuriale. Paris: L’Harmattan, 2000.
    FOREST, Claude. L’argent du cinéma: Introduction à l’économie du septième art. Paris: Belin, 2002.
    JEANNEAU, Yves. Filmer le réel: De la production documentaire en France. Paris: La Bande à Lumière, 1987.
    ______. La production documentaire. Paris: Dixit, 1997.
    MOULINIER. Pierre. Les politiques publiques de la culture en France. Paris: PUF, 2010.
    POIRRIER, Geneviève Philiphe. L’État et la Culture en France au XXe siècle. Paris: Librairie Générale Française, 2000.
    VEZYROGLOU, Dimitri (org.). Le cinéma: une affaire d’État (1945-1970). Paris: La Documentation Française, 2014.