Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Vanessa Maria Rodrigues (PPGCINE UFF)

Minicurrículo

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Pesquisa o arquivo de filmes do cineasta amador/familiar Nahim Miana, que produziu imagens em 16mm e 8mm durante as décadas de 1940 a 1960. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens (UFJF), com dissertação sobre a reutilização de imagens de arquivo para a construção de uma memória sobre as cidades. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo. É membro do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF (LUPA UFF).

Ficha do Trabalho

Título

    Dispositivo, atmosfera e nostalgia na retomada de filmagens de arquivo

Seminário

    Outros Filmes

Resumo

    Neste trabalho, discutimos possíveis relações entre os conceitos de dispositivo, atmosfera e nostalgia a partir da análise de trechos dos curtas Cemitério da Memória (Marcos Pimentel) e Supermemórias (Danilo Carvalho), ambos realizados com filmagens preexistentes. Apresentamos como a relação entre as imagens de arquivo filtradas pelo dispositivo, o conteúdo imagético desses registros, as expressões sonoras e visuais utilizadas e a montagem serviram à criação de uma atmosfera de nostalgia.

Resumo expandido

    Este trabalho tem como objetivo principal analisar como se dão as relações entre dispositivo ((AGAMBEN, 2005) (LINS; MESQUITA, 2008)), atmosfera (GIL, 2005) e nostalgia (WILSON, 2014) na construção de Cemitério da Memória (Marcos Pimentel, 2003) e Supermemórias (Danilo Carvalho, 2010). Esses curtas-metragens foram feitos por meio da remontagem de filmagens de arquivo e trazem representações afetivas do cotidiano das cidades brasileiras de Juiz de Fora (MG) e Fortaleza (CE) ao longo, principalmente, das décadas 1920 a 1990.

    Para isso, as investigações conduzidas aqui serão estruturadas em duas partes. Na primeira, a reapropriação dos arquivos audiovisuais é examinada segundo a lógica do dispositivo, visto como um tipo de estratégia que conduz a regras preestabelecidas e que direcionam a forma como cada um dos dois curtas é elaborado. Nosso interesse é examinar como esse “conjunto de regras” definiu, entre outras coisas, a escolha dos tipos de imagens reempregadas, assim como o período e o local em que elas foram capturadas e o próprio processo de roteiro e montagem.

    Já na segunda parte, apresentaremos o conceito de atmosfera fílmica — tida como uma espécie de “energia” que envolve cada produção audiovisual de uma maneira distinta — e discutiremos como ela é perceptível em Cemitério da Memória e Supermemórias, levando em consideração o conteúdo visual e estético da imagem de arquivo, o formato, a qualidade e a materialidade dos filmes retomados, as expressões sonoras e a montagem de alguns trechos específicos dos curtas. Dessas questões, emerge também a ideia de nostalgia, uma natureza específica de sensação afetiva em relação ao passado. É essa sensação que acreditamos “contagiar” a trama dos curtas e “imprimir” neles uma atmosfera nostálgica.

Bibliografia

    AGAMBEN Giorgio. O que é um dispositivo?. Tradução de Nilceia Valdati. Outra Travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, 2005.

    BLANK, Thais Continentino. Da tomada à retomada: origem e migração do cinema doméstico brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

    GIL, Inês. A atmosfera no cinema: o caso de A Sombra do Caçador de Charles Laugthon entre onirismo e realismo. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2005.

    LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

    ODIN, Roger. El film familiar como documento. Enfoque semiopragmático. Archivos de la Filmoteca. Revista de estudios históricos sobre la imagen, [S.l.], n. 57-58, p. 197-217, 2007.

    WILSON, Janelle L. Nostalgia: Sanctuary of Meaning. Minnesota: University of Minnesota Libraries Publishing, 2014.