Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Katia Augusta Maciel (UFRJ)

Minicurrículo

    PhD em Cinema pela University of Southampton, Inglaterra (2008), com mestrado em Produção e Realização pela University of Bristol (2000). Uma das fundadoras, ex-coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da UFRJ, tendo atuado ainda na University of East London (2006), University of Southampton (2005) e UNIVERSO (2002¬-2004). Experiência prática em roteiro, produção e direção.

Ficha do Trabalho

Título

    Estratégias para o ensino de direção presencial e remoto

Mesa

    O ensino de direção audiovisual nas universidades brasileiras

Resumo

    A disciplina de Direção nos cursos de cinema e audiovisual marca as primeiras experiências autorais dos estudantes. Pretende-se analisar as estratégias que professores de IES de diferentes regiões do país, integrantes da Rede de Direção do FORCINE, estão adotando para o ensino dessa disciplina, comparando estratégias para o ensino de Direção nos cenários presencial e remoto para contribuir ao debate do ensino de Direção em IES brasileiras, apontando as estratégias e suas potencialidades.

Resumo expandido

    A disciplina de Direção nos cursos de cinema e audiovisual marca as primeiras experiências autorais dos estudantes. Envolve a tomada de decisões técnicas e estéticas, o controle da ansiedade que acompanha o processo criativo, o trabalho em equipe, lidar com dúvidas e cobranças internas e externas, limitações de recursos, além de muita dedicação e esforço para realizar uma obra audiovisual da pré à pós-produção, com frequência, em apenas um semestre. Como conduzir os estudantes por esse processo complexo que demanda a aprendizagem de múltiplas habilidades em um curto período de tempo? Debater estratégias do ensino da Direção parece ser um ponto de partida sólido e produtivo para solucionar a questão. Pretende-se analisar quais as estratégias que professores de IES de diferentes regiões do país, integrantes da Rede de Direção do FORCINE, estão adotando para o ensino dessa disciplina. Parte-se do pressuposto que tais estratégias precisam ser moldadas aos currículos dos cursos. Há ainda que se considerar diferenças regionais, necessidades específicas de formação dos estudantes, questões de repertório, dentre outras. Recentemente, em decorrência da pandemia por Covid-19, muitos professores precisaram adaptar suas estratégias de ensino para o formato remoto. Que novas estratégias surgiram? Propõe-se analisar e comparar estratégias para o ensino de Direção nos cenários do ensino presencial e remoto para contribuir ao debate do ensino de Direção em IES brasileiras, apontando as estratégias adotadas e suas potencialidades.

Bibliografia

    BARTHES, Roland. “Ao sair do cinema”.
    BORDWELL, David e THOMPSON, Kristin. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Editora da Unicamp, 2013, p. 205-223.
    _______. A arte do cinema: uma introdução. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013.
    _______. Film art: an introduction. New York: Alfred A. Knopf, .
    KATZ, Stephen D. Film Directing Shot by Shot: Visualizing from Concept to Screen. Los Angeles: Focal Press, 1991.
    XAVIER, Ismail.O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.