Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    TIAGO MENDES ALVAREZ (UFPR)

Minicurrículo

    Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná – PPGCOM – UFPR, possui graduação em Artes Visuais pela FAP (2006); Especialização em Cinema pela UTP (2009); Mestrado em Comunicação e Linguagens na linha de Estudos de Cinema e Audiovisual pela UTP (2012). Atualmente é professor do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual na UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP e professor do curso de técnico em Produção de Áudio e Vídeo no Colégio Estadual do Paraná.

Ficha do Trabalho

Título

    ASPECTOS FISIOLÓGICOS DA COR NA FOTOGRAFIA CINEMATOGRÁFICA

Resumo

    Dentre os diversos caminhos possibilitados pela cinematografia de uma obra audiovisual, a cor pode se tornar um elemento para além do espaço diegético. Este artigo propõe ampliar o espectro de análise da fotografia cinematográfica, buscando uma relação mais aprofundada dos estudos perceptivos, especificamente no que se refere aos aspectos fisiológicos da percepção cromática, evidenciando as intrínsecas relações entre direção, direção de fotografia e direção de arte.

Resumo expandido

    Para o fotógrafo italiano Vittorio Storaro, as cores de um filme podem fornecer ao espectador emoções inconscientes, cores que podem influenciar a compreensão de uma história (MOURA, 1999). Dentre os diversos caminhos possibilitados pela cinematografia de uma obra audiovisual, a cor pode se tornar um elemento para além do espaço diegético. Segundo Kristin Thompson (1977), há, por vezes, “outro ‘filme’ existente em algum sentido ao lado do filme narrativo”. À vista disso, discursos da cor poderão insurgir, se apresentando via excitações subjetivas, estimulando a atenção, a memória e a emoção. Desta forma, pretende-se trazer para o campo dos estudos da fotografia cinematográfica, uma perspectiva interdisciplinar, uma visão que transite para além do ponto de vista simbólico – do estudo da língua como fenômeno da comunicação. Este artigo propõe ampliar o espectro de análise da cinematografia, buscando uma relação mais aprofundada dos estudos perceptivos, especificamente no que se refere aos aspectos fisiológicos da percepção cromática, evidenciando as intrínsecas relações entre direção, direção de fotografia e direção de arte.

Bibliografia

    ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: Martins Fontes, 2009. ALMENDROS, Nestor. Días de una cámara. Barcelona: Seix Barral, 1993. ARNHEIM, R. El Pensamiento Visual. 4.Ed. Buenos Aires: Paidós Ibérica, 1985. AUMONT, Jacques. A estética do filme. São Paulo: Papirus, 1995. DAMÁSIO, António. A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura. 1.Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. LUCIANO, Guimarães. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3. Ed. São Paulo: Annablume, 2004. MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. São Paulo: Senac, 1999. MOURA, Edgar. Da Cor. Santa Catarina: iPhoto Editora, 2016. PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac, 2004. THOMPSON, Kristin. “The concept of cinematic excess”. Ciné-tracts, Quebéc, v. I, n.2, 1977. Disponível em: goo.gl/VOYay6. Acesso em: 25 abr. 2021.