Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Matheus de Arruda Morais (UFPE)

Minicurrículo

    Graduado em Cinema e Audiovisual pela UFPE, Matheus Arruda (25) atualmente é mestrando em comunicação pela mesma instituição, e acumula diversas colaborações de roteiro, direção e dublagem em várias produções independentes, a exemplo de “TABA” (VIII Janela Internacional de Cinema) e “Amor By Night”, no qual assina o roteiro com Henrique Arruda, sob patrocínio do SEBRAE/PE. Matheus também atua na cena pernambucana de quadrinhos, atualmente como roteirista da HQ “Tribo” (2021, Lei Aldir Blanc).

Ficha do Trabalho

Título

    O Corpo Nordestino: O Nordestern, Bacurau e o Cinema Háptico.

Resumo

    O foco é na exploração da cultura, da fisicalidade e do próprio corpo Nordestino a partir da teoria do Cinema Háptico e do cinema como experiência fisiológica, como codificado por teóricos como Jennifer Barker, Linda Williams, Thomas Elsaesser e Malte Hagener. A análise será feita pelo recorte de um gênero identitário nordestino: O “Nordestern” ou “Western Macaxeira”, westerns ambientados no sertão Nordestino, com particular foco em Bacurau (2019, Kleber Mendonça Filho).

Resumo expandido

    Ao longo da sua historiografia, o Cinema tem privilegiado a sua natureza como meio visual ao detrimento dos outros sentidos além da visão em algo definido como “oculocentrismo”, pendendo a uma tendência de “descorporificar” a experiência fílmica. O conceito de Cinema Háptico, codificado por autores como Jennifer Barker, Linda Williams e Steven Shaviro, tenta “recorporificar” a experiência cinematográfica, focando nas interações dos corpos na tela (e o corpo da própria tela) com o corpo da audiência em um processo inerentemente fisiológico. Entender o ato de ser expectador como um fisicamente localizado, sujeito a gravidade, a pressão alta/baixa, aos fôlegos e ao estômago, etc. Na definição do Cinema Háptico, todo o cinema é físico, mas existem gêneros mais físicos do que outros: aqueles focados em causar reações no corpo, por exemplo. Linda Williams em particular cita o horror (causar calafrios/gritos), melodrama (lágrimas e choro), e o pornô (a excitação sexual), mas Jennifer Barker por sua vez argumenta por uma expansão dessa definição além desses três.
    Um desses gêneros do corpo com potencial a ser explorado em uma análise háptica é o western, pois sua natureza trata inerentemente de corpos sofrendo e executando violência: corpos sofrendo sede e insolação nas mãos da natureza, corpos migrando para o “selvagem Oeste” com condições econômicas agressivas e mais obviamente corpos sofrendo e executando literal violência em extensos tiroteios catárticos que compõem o apelo principal do gênero. Isso se exalta mais ainda quando se trata do western brasileiro, o Nordestern ou Western Macaxeira.
    No que se trata do gênero fílmico do Western, sua essência tem sido frequentemente associada ao próprio “corpo” cultural dos Estados Unidos como nação. Um gênero “americano”, como sua maior e mais proeminente ferramenta de sua indústria e imperialismo cultural e também tematicamente, com os corpos conquistadores e colonizadores do Oeste aparentemente mostrando conceitos centrais a identidade americana como o “sonho americano” dos imigrantes se erguendo, ao ideal do self-made-man isolacionista que se ergue sozinho na planície deserta, chegando até o mais sombrio conceito do complexo militar-industrial e imperialismo supremacista de conquista representado por corpos soldados colonizadores exterminando “os selvagens índios” e “trazendo a civilização”. Em resumo, o western é o gênero que representa o corpo dos Estados Unidos economicamente, culturalmente, e até mesmo literalmente por sua conexão geográfica ao literal oeste da nação, tanto em sua luz quanto sua escuridão.
    No que pode ser tanto interpretado como uma prova da hegemonia cultural americana via o western ou um ato de resistência contra isso, o western se tornou talvez o mais universal dos gêneros, sendo adaptado mais famosamente ao Cinema Italiano (“Western Spaghetti”) que revolucionou o gênero completamente. Toda vez que o western americano é transferido para outro contexto cultural ele morfa e se altera, se tornando um corpo Frankenstein frequentemente em direta oposição ao seu contexto original, como é o caso do Spaghetti Western em sua desconstrução da ética dos corpos do western original, algo notório no tratamento dos corpos pela natureza mais gráfica dos Spaghetti Westerns. No Brasil, por sua vez, proliferou durante a década de 60 o Nordestern (ou “Western Macaxeira/Feijoada”), que ambienta o Western no sertão Nordestino e portanto carrega consigo o imaginário do corpo Nordestino, uma fisicalidade com própria natureza sociocultural.
    O mais conhecido fruto deste movimento foi Deus e o Diabo Na Terra do Sol (dir. Glauber Rocha, 1964), um dos mais aclamados filmes brasileiros de todos os tempos, mas em 2019 surge Bacurau (dir. Kleber Mendonça Filho) que tem comparável impacto cultural. O trabalho explorará como o corpo Nordestino foi moldado no Nordestern original, como ele se configura agora em Bacurau e o que isso diz sobre o corpo Nordestino em geral.

Bibliografia

    BARKER, Jennifer. The Tactile Eye. Los Angeles: University of California Press, 2009.

    CARREIRO, Rodrigo. Era Uma Vez No Spaghetti Western. São José dos Pinhais: Estronho, 2000.

    ELSAESSSER, Thomas & HAGENER, Malte. Teoria do Cinema. Uma Introdução Através dos Sentidos. Santa Clara: Papyrus, 2018.

    MAKRS, Laura. The Skin of Film. Durham: Duke University Press, 2000.

    NEVES, Anderson Rodrigues. Entre o western e o nordestern : os possíveis diálogos de Lima Barreto e Glauber Rocha no cinema cangaço. 216 f. Uberlândia: Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, 2013.

    SHAVIRO, Steven. The Cinematic Body. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993.

    SOBCHACK, Vivian. Carnal Thoughts: Embodiment and Moving Image Culture. Los Angeles: University of California Press, 2004.

    WILLIAMS, Linda. Hard Core: Power, Pleasure and the Frenzy of the Visible. Los Angeles: University of California Press, 1989.