Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Maria Castanho Caú (UFRJ)

Minicurrículo

    Maria Caú é professora, pesquisadora e crítica de cinema (filiada à Abraccine). Formada em Cinema pela UFF e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, com pesquisa sobre as inter-relações entre o cinema e a literatura. É autora do livro “Olhar o mar: Woody Allen e Philip Roth — a exigência da morte”. Atualmente, trabalha como especialista em conteúdo audiovisual e integra o conselho editorial do site Críticos.

Ficha do Trabalho

Título

    Para ler o filme: roteiro, literatura e mercado editorial no Brasil

Seminário

    Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual

Resumo

    A partir do breve estudo de caso do volume “Três roteiros”, de Kleber Mendonça Filho, lançado no fim de 2020 pela Companhia das Letras, problematiza-se o espaço do roteiro cinematográfico no mercado editorial nacional. Pretende-se pensar se as publicações de roteiros, que parecem ter ganhado certa força nos últimos anos no país, esboçam novas relações entre autor e leitor/espectador ou novas experiências de leitura e editoração. Estaríamos diante da consolidação de um novo “gênero literário”?

Resumo expandido

    Ainda que as publicações de roteiros estejam presentes no mercado editorial brasileiro, de maneira esparsa e intermitente, há algumas décadas, elas parecem ter ganhado força editorial nos últimos anos, com maior destaque para essas edições. A forma do texto também finalmente mostra ter começado a encontrar seus defensores e leitores potenciais. Antes o que tínhamos frequentemente eram pós-roteiros (com o texto sendo adaptado para se conformar ao produto final, o filme), diagramados de modo a eliminar quase completamente os traços mais técnicos da forma roteirística. Agora, os textos ganham certo protecionismo: ainda que a diagramação não seja exatamente a mesma encontrada num roteiro de filmagem, mantém-se a configuração geral, com menos alterações de conteúdo, inclusive com a manutenção do formato tradicional das rubricas e headlines (cabeçalhos de cena), que trazem informações de fundamental importância para que as variadas equipes possam elaborar seu trabalho. Essas mudanças parecem apostar na lenta, mas gradual, consolidação de um público leitor especializado, que estaria interessado em ter acesso aos roteiros de filmagem, e não ao material reescrito em conformidade com o filme. Esse público estaria disposto a tirar o roteiro do seu lugar de “documento de passagem” a ser prontamente abandonado uma vez que sua função de guia das filmagens se tornasse obsoleta. É a essa fatia de leitores que se destinam os em geral bastante longos paratextos desses volumes, que se esforçam para justificar essas publicações e posicioná-las no panorama mais amplo do mercado editorial nacional.
    O volume de paratextos e o tom desses escritos, assim como a grande quantidade de material extra presente em diversas dessas publicações (storyboards, entrevistas, stills das filmagens são exemplos), parecem se esforçar para justificar a legitimidade da inserção no mercado editorial de um texto que era até então visto como um mero guia técnico cujo interesse estaria delimitado ao esquema de produção da obra a que se refere. Traça-se um paralelo entre esse movimento e o que Roger Chartier (2002) observou com relação às primeiras publicações de teatro na Europa do século XVII. Isso posto, cabe perguntar se estamos diante de um novo gênero literário em consolidação, apontando para a emergência de um novo leitor (Chartier lembra que Molière também buscava um “leitor ideal” quando finalmente venceu a resistência inicial e decidiu autorizar a publicação de suas peças) e problematizando a concepção de autoria corrente no universo cinematográfico, que coloca o diretor sempre no posto mais alto da hierarquia autoral desse meio artístico de criação coletiva. Ou sustentando essa hierarquia, já que os volumes publicados são compostos amiúde por roteiros assinados pelo próprio diretor (também chamado no universo de cinema o realizador), sempre exaltado como um artista incomum, que mereceria a graça de ter seu “processo criativo” registrado em um volume editorial (o roteiro surge aqui como janela para a metodologia artística do escritor-realizador, e não (ainda) como um texto inteiramente autônomo).
    A partir dessas ponderações, propõe-se o estudo de caso do livro “Três roteiros”, de Kleber Mendonça Filho, lançado no fim de 2020 pela Companhia das Letras, que vem atingindo boas marcas de venda e relativo sucesso de público e marketing. Pretende-se analisar como esse título se enquadra no contexto dessas publicações cada vez menos incomuns no Brasil (comparando-o com outros exemplos recentes, como “Los silencios”, roteiro de Beatriz Seigner lançado em 2019 pela editora Autonomia Literária) e entendendo as possibilidades e caminhos (repletos de desvios) que a forma desse tipo particular de texto assume no contexto do mercado editorial, em sua busca por encontrar um nicho para chamar de seu em meio ao espaço já restrito do público leitor nacional.

Bibliografia

    BERNARDET, Jean-Claude. O autor no cinema. São Paulo: Brasiliense, 1994.
    CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Trad. George Schlesinger. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
    __________. Do palco à página: publicar teatro e ler romances na época moderna – séculos XVI-XVIII. Trad. Bruno Feitler. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
    FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/ 7Letras, 2010.
    MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros: O som ao redor, Aquarius, Bacurau. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
    NANNICELLI, Ted. “Why Can´t Screenplays Be Artworks?”. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, 69:4. The American Society for Aesthetics, outono de 2011.
    SEIGNER, Beatriz. Los silencios. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.