Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Juliano José de Araújo (UNIR)

Minicurrículo

    Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas com estágio doutoral na Université Paris X-Nanterre. É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, onde se graduou em Comunicação Social/Jornalismo. É professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Rondônia. Coordena o projeto de pesquisa “Documentarismo rondoniense: análise de filmes de não-ficção (1997-2013)”, aprovado na Chamada Universal CNPq nº 01/2016.

Coautor

    Sávio Luis Stoco (UFPA)

Ficha do Trabalho

Título

    A experiência do vídeo na produção audiovisual rondoniense

Resumo

    A comunicação traz à tona a experiência singular do casal de realizadores audiovisuais e artistas Lídio Sohn e Pilar de Zayas Bernanos que, a partir do final da década de 80 e até 2007, fez cinco trabalhos em vídeo que vão do documental à videoarte, todos contundentes na crítica sobre a realidade socioambiental de Rondônia. Analisa-se essa filmografia indicando o contexto de produção regional, as poéticas, as relações entre as obras e as temáticas priorizadas.

Resumo expandido

    A nossa comunicação investiga as possibilidades que o vídeo trouxe para a produção audiovisual da Amazônia, notadamente do estado de Rondônia. Nesse sentido, trata-se de darmos continuidade à reflexão que estamos desenvolvendo, desde 2017, nos Encontros da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), sobre os documentários de cineastas de Rondônia no âmbito do projeto de pesquisa “Documentarismo rondoniense: análise de filmes de não-ficção (1997-2013)”.
    Se, como indica Arlindo Machado (2003, p. 14), os relatos das “primeiras experiências com o vídeo no Brasil são obscuros e contraditórios”, no caso da região Norte e, em especial, de Rondônia, essas informações ainda carecem de sistematização e análises. Pretendendo essa contribuição, nossa proposta traz à tona a experiência do casal de realizadores audiovisuais e artistas Lídio Sohn e Pilar de Zayas Bernanos que teve uma importante atuação na cultura audiovisual do estado no decorrer dos anos 1990 e 2000.
    Com proximidade e atuação na esfera das artes marginal e de vanguarda paulistana, Lídio e Pilar mudaram-se para Ariquemes, município no interior do estado, em 1978, período de um intenso fluxo migratório para a região em função dos programas de ocupação da Amazônia capitaneados pelo governo militar. Após tentativas de trabalho em áreas como o plantio de cacau e até mesmo uma serraria, atividades comuns para os muitos migrantes que chegavam à região, eles se aproximaram da produção videográfica pelo marketing político. No final dos anos 1980, trabalharam na campanha de um candidato à prefeitura e, assim, experimentaram uma câmera VHS iniciando suas produções independentes, documentais e artísticas, empregando o olhar crítico sobre a realidade local.
    Não apenas no vídeo, Lídio e Pilar destacaram-se pela atuação em variados meios artísticos (artes visuais, artes cênicas, poesia e música) e no envolvimento profundo com a vida artística e cultural de Ariquemes, incluindo atuação na gestão do centro cultural do município.
    Pretendemos analisar os documentários dirigidos pelo casal Povo da ribeira (1989) e Os requeiros (1998) e também os videoarte Ângulo (1999), Inevitavelmente (2001) e Paisagem ocre (2007) – este último uma codireção de Pilar com Odyr Sohn, o filho do casal, tendo em vista que Lídio faleceu em 2004. Analisaremos essa filmografia indicando o contexto de produção regional, as poéticas, as relações entre as obras e as temáticas priorizadas. Constatamos como central na trajetória de Lídio e Pilar o binômio que marcou o início da prática videográfica: documentário ativista/videoarte.

Bibliografia

    BERNANOS, Pilar de Zayas. Associação Cultural Videobrasil. Disponível em: http://site.videobrasil.org.br/acervo/artistas/artista/40534 Acesso em 22 abr. 2021.
    BERNANOS, Pilar de Zayas. Depoimento. [18 de julho, 2018]. Florianópolis. Entrevista concedida a Juliano José de Araújo.
    DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
    MACHADO, Arlindo (Org.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
    MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1997.
    MURARI, Lucas; RAMOS, Guiomar. Fragmentos de uma história do cinema experimental brasileiro. In: RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. (Org.) Nova história do cinema brasileiro, vol. 2. São Paulo: Sesc, 2018.
    RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
    SOHN, Lídio. Associação Cultural Videobrasil. Disponível em: http://site.videobrasil.org.br/acervo/artistas/artista/38326 Acesso em 22 abr. 2021.