Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Theresa Christina Barbosa de Medeiros (UFJF)

Minicurrículo

    Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora – FACOM/UFJF, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens – PPGACL/UFJF e do IMACS – International Master in Cinema Studies.
    Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Conteúdos Transmídia, Convergência de Culturas e Telas – IAD/UFJF e do Grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória – UFJF.

Ficha do Trabalho

Título

    O papel da caracterização na representação de personagens realistas

Seminário

    Estética e teoria da direção de arte audiovisual

Resumo

    Este artigo tem como objetivo discutir o papel da equipe de maquiagem de efeito e caracterização na construção das personagens Domingas, interpretada pela atriz Sônia Braga no filme Bacurau (Kleber Mendonça Filho, 2019) e Pacarrete, interpretada pela atriz Marcélia Cartaxo, no filme Pacarrete (Allan Deberton, 2019).

Resumo expandido

    Este artigo tem como objetivo discutir o papel da equipe de maquiagem de efeito e caracterização na construção das personagens Domingas, interpretada pela atriz Sônia Braga no filme Bacurau (Kleber Mendonça Filho, 2019) e Pacarrete, interpretada pela atriz Marcélia Cartaxo, no filme Pacarrete (Allan Deberton, 2019). Nesse sentido, procuramos evidenciar as singularidades do trabalho da equipe de maquiagem e caracterização em diálogo com os demais domínios pertencentes à complexa equipe de direção de arte em uma produção audiovisual. Assim sendo, examinamos também como a caracterização das personagens, cada em seu contexto narrativo, assume uma importância dramática nas narrativas em que estão inseridas e nos sentidos de real que são mobilizados. Domingas e Pacarrete são personagens de histórias recentes do cinema brasileiro e, mesmo pertencendo a universos narrativos ficcionais diferentes, com gêneros e abordagens diversos entre si e que em momento algum se cruzam, é comum que comentários tecidos sobre a construção visual dessas personagens girem em torno do tom realista da representação.

Bibliografia

    CANDIDO, Antonio. A Personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2014.
    HALL, Stuart. Cultura e representação. Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
    HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. Senac/Sesc, São Paulo, 2014.
    LoBRUTTO, Vincent. The Filmmakers’s Guide to Production Design. New York, Allworth Press, 2002
    MOURA, Carolina Bassi de. A direção e a direção de arte: construções poéticas da imagem em Luiz Fernando Carvalho. Tese (doutorado) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – Escola de Comunicações e Artes. São Paulo: USP, 2015.
    MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino de cena. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.
    SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo/SP: Editora Horizonte, 2016.
    ______________________. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
    SIJLL, Jennifer Van. Narrativa cinematográfica. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019.