Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    RENATO TREVIZANO DOS SANTOS (USP)

Minicurrículo

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA-ECA-USP), com pesquisa sobre Cinema/Literatura Queer e representações do corpo de Cristo e de santos. Graduado em Audiovisual (2018) pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre queerness e religiosidades em Apichatpong Weerasethakul e Tsai Ming-Liang. Curador de mostras no CINUSP entre 2016 e 2018, incluindo Monstra: Cinema Queer (2016). Facilitador de Aprendizagem na Univesp entre 2019 e 2021.

Ficha do Trabalho

Título

    Notas sobre um Apocalipse: Pasolini, Salò e os Escritos corsários

Resumo

    O trabalho analisa aspectos apocalípticos da produção final de Pasolini, centralmente a partir do filme Salò ou Os 120 dias de Sodoma (1975) e de artigos reunidos na coletânea Escritos corsários (2020). A chamada “fase corsária” de Pasolini, período combativo e de intensa produção em várias frentes, é marcada por um olhar crítico e de crescente desesperança frente à acelerada modernização italiana pós-II Guerra Mundial, com o qual teceremos paralelos em relação à crise da atualidade.

Resumo expandido

    O trabalho investiga uma ideia de Apocalipse a partir da produção final de Pier Paolo Pasolini, sua chamada “fase corsária” (cf. LAHUD, 1993; AMOROSO, 2002). Esta se manifestou em textos intempestivos em páginas de jornais – reunidos no volume Escritos corsários (2020) –, e também no filme Salò ou Os 120 dias de Sodoma (1975). As discussões de Pasolini nesse momento, especialmente entre 1970 e 1975, ano de seu assassinato, diagnosticam o fim de um momento histórico preciso, com o acelerado processo de modernização da Itália a partir do pós-guerra. É com sensibilidade de poeta e agudeza de crítico político que Pasolini evoca imagens potentes para designar esse período, tais como: o desaparecimento dos vaga-lumes; a tristeza dos jovens leiteiros; as marcas visíveis nos novos corpos da classe trabalhadora, do subproletariado e lumpesinato italianos, forçados à homogeneização pequeno-burguesa. “Jovens infelizes”, como no título da coletânea de ensaios corsários publicados anteriormente no Brasil, com tradução e organização de Michel Lahud (1990); alguns desses artigos também haviam sido publicados anteriormente em português no volume Escritos póstumos (1979), em Portugal. Todas essas imagens poéticas e políticas dizem respeito a um “genocídio” e a uma “mutação antropológica”, nos termos de Pasolini, que são também as suas maneiras de dizer um fim-do-mundo. Com Salò, violenta adaptação dos mais que violentos Os 120 dias de Sodoma ([1785] 2018), do Marquês de Sade, Pasolini chegou a ser acusado de sádico (redundante ou muito apropriadamente, nesse caso?) e até de fascista, quando em verdade seu filme soa como um aflito grito contra o horror do fascismo, que faz dos corpos objetos esvaziados de subjetividade, torturados e massacrados, por fim. Luiz Nazario (2007) se refere a Salò como o canto fúnebre do erotismo, outrora celebrado alegremente na Trilogia da vida. A pertinência dessas produções finais de Pasolini nos tempos atuais assoma incontornável, em especial por sua capacidade de prognóstico de uma virada histórica que hoje sentimos com todo o peso da realidade.

Bibliografia

    AMOROSO, M. B. Pier Paolo Pasolini. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
    HUMPHREY, D. Archaic modernism: queer poetics in the cinema of Pier Paolo Pasolini. Wayne State University Press, 2020.
    LAHUD, M. A vida clara: linguagens e realidade segundo Pasolini. Campinas/SP: Cia. das Letras/Unicamp, 1993.
    MERINO, A. G. Una fuerza del pasado: el pensamiento social de Pasolini. Madrid: Trotta, 2003.
    NAZARIO, L. Todos os corpos de Pasolini. São Paulo: Perspectiva, 2007.
    PASOLINI, P. P. Escritos corsários. Trad./Org. Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Editora 34, 2020.
    ______. Os jovens infelizes: antologia de ensaios corsários. Org. Michel Lahud. São Paulo: Brasiliense, 1990.
    ______. Escritos póstumos. Lisboa: Moraes, 1979.
    SADE, M. Os 120 dias de Sodoma: ou a escola da libertinagem. São Paulo: Penguin Companhia, 2018.
    XAVIER, I. “O cinema moderno segundo Pasolini”. In: KACTUZ, F. (Org.). Pasolini ou quando o cinema se faz poesia e política de seu tempo. Rio de Janeiro: CCBB, 2014.