Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Luzileide Silva (IFS)

Minicurrículo

    Mestre em Comunicação, com experiência na área de edição e montagem. Foi coordenadora de edição do Núcleo de Produção da Aperipê TV (NUPE). Montou curtas-metragens premiados em Festivais, tais como, A mão que Borda (2013), Para Leopoldina (2014), Clandestino (2017). Coordenadora adjunta do projeto Coletivo (Re)Existir: Literatura, Audiovisual e Performance, no IFS. Curadora e membro do Festival Sergipe de Audiovisual – Sercine e da Egbé – Mostra de Cinema Negro de Sergipe.

Ficha do Trabalho

Título

    A montagem espiralar em Abjetas 288

Seminário

    Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências

Resumo

    Esta análise propõe observar como o modelo de montagem esférico se relaciona com as teorias decoloniais de tempo encruzilhada, espiralar e curvilíneo para criar ideias utópicas e distópicas de representação, representatividade, princípios periféricos e resistência em um país em queda no curta-metragem Abjetas 288 (2021).

Resumo expandido

    Em um Brasil que vem apresentando poucas perspectivas, que não se mostra incomodado com suas desigualdades raciais e sociais, no qual as incertezas e o sentimento de queda se faz a todos os instantes, o cinema roteirizado, produzido e dirigido por pessoas periféricas (negras, indígenas, LGBTQI+) tem aumentado e tem sido cada vez mais comum se deparar com as obras desta nova geração de cineastas em festivais nacionais e internacionais. Normalmente, essas produções contrastam com realizações homogeneizadas, elitizadas e estereotipadas, as quais o mercado cinematográfico brasileiro está acostumado. Em geral, os filmes desses novos realizadores são centrados em pautas identitárias, marcados pela resistência, por princípios periféricos e pela criação de uma nova estética que valorize a diversidade e a pluralidade étnico, regional e religiosa da população brasileira. Estas obras se definem tanto pela presença de corpos periféricos como enunciadores e protagonista da história, quanto por retratarem uma gama de tensões, de relações assimétricas de poder e traumas históricos vivenciados por eles.

    No curta-metragem Abjetas 288 (2021), essas tensões são apresentados por corpos marginalizados que sobrevivem em um país em queda. Para eles, imaginar um futuro, um presente e um passado já se assemelha a uma ficção, pois para uma população que sofreu múltiplos aniquilamentos culturais e sociais na história contemporânea da humanidade estar vivo é uma questão utópica e/ou distópica. No filme, as incertezas e as assimetrias de um país que se esfacela são apresentadas através das repetições e disrupções imagéticas proporcionadas por uma montagem de gestos circulares que criam deslocamentos temporais e espaciais. A partir dessa lógica de montagem, nos interessa observar como o modelo esférico, aberto a inversão, sem começo nem fim, proposto por Eisenstein, se relaciona com as teorias decoloniais de tempo encruzilhada e espiralar para criar e recriar ideias utópicas ou distópicas de representação e representatividade, princípios periféricos e resistência.

Bibliografia

    EISENSTEIN, Sergei. A forma do Filme. Apresentação, notas e revisão técnica, Jorge Avelar; tradução, Teresa Ottoni – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
    FAUCON, Tèresa. Gestes contemporains du montage: Entre médium et performance. Paris. Art Book Magazine Distribution, 2017.
    FU-KIAU. Bunseki k. k. African cosmology of the Bântu-Kôngu: thyng the spiritual knot, principle of life and living. 2 edition. New York/EUA: Athelia Henrietta Press, 2001.
    MORANTE, Fernando Morales. Montaje audiovisual: teoría, técnica y métodos de control. Barcelona: Editorial UOC, 2013.
    NASCIMENTO, Beatriz. Por uma história do homem negro. In: RATTS, Alex. Eu sou atlântica – sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. Instituto Kuanza, 2006.
    SANTOS, Eduardo Nadalino. Tempo, Espaço e Passado na Mesoamérica: o Calendário, a Cosmografia e a Cosmogonia nos Códices e Textos Nahuas. Alameida Casa Editorial, 2009.
    SHOHAT, Ella & STAM, Robert. Critica da imagem eurocêntrica. Tradução: Marcos Soares. São Paulo.