Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Anna Carolina Mendes Ramos (UFG)

Minicurrículo

    Anna Carolina Mendes Ramos é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), orientada pelo professor dr. Samuel José Gilbert de Jesus. Graduada em Comunicação Social, bacharelado em Jornalismo, pela UFG. É integrante do Núcleo de Investigação em História(s) da Arte (NIHA).

Ficha do Trabalho

Título

    As visualidades do conceito de Sense of Place na série Them (2021-)

Resumo

    Este estudo busca analisar, de modo comparativo, o conceito de Sense of Place, tal como pesquisado pelo sociólogo David Hummon (1986), por meio das suas visualidades na série Them. Por tratar da sensação de pertencimento com um local físico, o conceito molda a forma como os grupos sociais se identificam e transitam pelos espaços. Nosso intuito é de perceber as visualidades sobre pertencimento e o horror de não pertencer que formam o senso de identificação de grupos afro-americanos no subúrbio.

Resumo expandido

    Este estudo pretende realizar uma análise comparativa entre a noção de Sense of Place, tal como pesquisada pelo sociólogo David Hummon (1986) e suas visualidades acerca do tema do pertencimento, presentes na série de TV antológica Them (Little Marvin, 2021-). O conceito de Sense of Place é compreendido a partir de uma base bastante multidisciplinar. Essa base transita tanto pela antropologia, pela sociologia, quanto pela arquitetura, assim como pode ser observada também no cinema. Trata-se da sensação de pertencimento com um local físico, sendo uma significação dual. Significação esta que depende da interpretação subjetiva do ser humano sobre esse ambiente/local, mas também da sua reação emocional ao ambiente/local.
    A pesquisa realizada por David Hummon tratou do Sense of Place (Senso de Pertencimento) no que tange seus aspectos objetivos e subjetivos dentro do que ele nomeou de community sentiment. A pesquisa tomou como base um grupo alvo formado por cidadãos norte-americanos de áreas urbanas centrais, suburbanas e de zonas rurais e buscou entender suas percepções objetivas e subjetivas sobre seus bairros, locais de moradia, entre outros elementos importantes para identificar seus diferentes Senses of Place.
    Dentro deste estudo, trabalhamos com o conceito de Sense of Place, relacionando os dados encontrados por Hummon em sua pesquisa prática com as visualidades sobre pertencimento e não pertencimento da série Them, as quais se entrelaçam e entram em choque também com as experiências apreendidas pelo sociólogo sobre as percepções de diferentes grupos sociais e suas comunidades.
    Them (Little Marvin, 2021-) é uma série antológica lançada em 2021 na plataforma Prime Video da Amazon, com dez episódios de aproximadamente cinquenta minutos cada. A narrativa se situa na década de 1950, e gira em torno da família Emory, que se muda do Estado da Carolina do Norte para o Estado da Califórnia, em busca de melhores oportunidades, logo após um incidente traumático envolvendo o assassinato do filho caçula do casal por um grupo de brancos.
    A família se muda para Compton, cidade suburbana do condado de Los Angeles que, à primeira vista, parece tranquila, com casas de cerca branca e grama verde na entrada. Porém, a família Emory é colocada em situações de racismo pelos moradores brancos, que não aceitam o fato de uma família afro-americana circular pelos mesmos espaços sociais que eles. Os conflitos começam a escalar cada vez mais, levando às consequências drásticas.
    A implementação das leis conhecidas como Jim Crow na virada dos séculos XIX e XX potencializou a exclusão social da população negra, especialmente nos estados do Sul. Os valores advindos das leis limitavam as aspirações do grupo de comunidades afro-americanas e aumentava ainda mais a segregação racial sofrida pelo mesmo grupo (NASCIMENTO, 2019, p. 105). A marginalização da população afro-americana pelas políticas de impedimento de exercer e gozar dos seus direitos civis plenos como cidadãos após a Guerra Civil Americana (1862-1865) fez com que os negros buscassem oportunidades e melhores condições sociais longe dos estados do Sul, migrando para o Norte, no que ficou conhecido como o episódio da Grande Migração.
    É nesse contexto que se estabelece a narrativa da antologia Them e que tomamos como base para tratar do Sense of Place. A identificação dos grupos sociais com certas características de personalidade, assim como as suas relações com o Outro, como por exemplo ser uma pessoa hospitaleira ou enérgica na procura do novo, é um resultado direto da identificação dos indivíduos com suas comunidades e espaços onde eles vivem. Nosso intuito consiste em entender melhor as diferentes visualidades que formam e reforçam a consciência de identificação e de classe de pessoas brancas e pessoas negras no espaço do subúrbio, estabelecendo o modo como a série relata os diversos conflitos que os cidadãos afro-americanos vivenciam ao morarem e transitarem por lugares compostos por brancos.

Bibliografia

    ALMEIDA, de P. R. G. A Realização da Ambição do Negro: Oscar Micheaux, Race Pictures e a Grande Migração. Monografia de Graduação, Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ, 66 páginas, 2011.
    GUÉRON, Rodrigo. Da Imagem ao Clichê, do Clichê à Imagem: Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2011.
    HUMMON, David. Commonplaces: Community Ideology and Identity in American Culture. Nova Iorque: State University of New York Press, 5 de jul. de 1990.
    NASCIMENTO, C. A. da S. Uma Era de Contradições: segregação e resistência afro-americana no período progressista, 1890-1920. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 27, ago./dez. 2019, p. 103-143. Disponível em: https://revista.anphlac.org Acesso em 07 abril de 2021.