Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Álvaro André Zeini Cruz (SENAC; FIB)

Minicurrículo

    Doutor e Mestre em Multimeios pela Unicamp, com sanduíche na University of Leeds. Especialista em Argumento e Roteiro pela FAAP. Bacharel em Cinema pela FAP/UNESPAR. Na academia, pesquisou crítica cinematográfica e telenovela. Atuou como roteirista e diretor de curtas-metragens. É crítico e idealizador da revista “Pós-créditos”, participou de laboratórios como o Talent Press e o BrLab, e é curador da Mostra Filma Bauru. Atualmente, é professor universitário em audiovisual na FIB e no SENAC.

Ficha do Trabalho

Título

    “Amor de Mãe” e a pandemia: remediações narrativas e estilísticas

Mesa

    A propósito de investigação sobre a produção pandêmica no audiovisual.

Resumo

    Este trabalho propõe uma análise narrativa e estilística dos capítulos finais da novela “Amor de Mãe”, refletindo sobre como os protocolos de produção por conta da pandemia de COVID-19 impuseram demandas, restrições e transformações à obra. Nesse sentido, a apresentação objetiva elencar e discutir recursos recorrentes e soluções criativas propostas pelos autores da novela diante da singularidade da situação.

Resumo expandido

    Ao redor do globo, a pandemia de COVID-19 tem ocasionado mortes e interrompido a normalidade das vidas. A suspensão e readaptação de rotinas pode ser uma realidade tímida e titubeante no Brasil, uma vez que o próprio Presidente da República boicotou medidas de distanciamento social que poderiam auxiliar no controle da pandemia, que, por aqui, continua a avançar a passos largos. Nesse contexto, um “lockdown” bastante específico ocasionou uma circunstância rara na televisão brasileira: a suspensão da produção e da exibição da principal narrativa ficcional do país, a telenovela.
    Lançada em novembro de 2019, “Amor de Mãe”, novela das 21 horas, entrou num hiato em março de 2020, voltando ao ar com 23 capítulos inéditos um ano depois. Mas a trama, escrita por Manuela Dias e com direção geral de José Luiz Villamarim, não só foi encurtada, como teve que encarar rígidos protocolos de segurança por conta da pandemia, o que impôs novas dinâmicas de gravação.
    Esta comunicação não objetiva um debate sobre os protocolos propriamente, mas uma análise narrativa e estilística dos capítulos resultados dessa nova rotina de restrições. Assim, o que se propõe é uma discussão da reestruturação da narrativa folhetinesca e da unidade entre mise-en-scène, montagem e som.
    No que concerne a trama, a reorganização dos plots, a eliminação de personagens, a diminuição das reiterações típicas da telenovela e das cenas preparatórias são aspectos importantes de serem discutidos. Já no campo estilístico, são características marcantes a redução do tempo dos establishing shots e dos planos conjuntos (em prol de campos e contracampos), o uso da encenação em profundidade e das composições em moldura para um intrincamento espacial que distanciava os atores, além da utilização da voz off e do espaço extracampo.
    A parte estilística da análise – que opera aspectos internos da mise-en-scène como direção de arte, fotografia e atuação – é fundamentada principalmente nos trabalhos de Bordwell (2008; 2013) e Butler (2009; 2010), relacionando o fato de que Butler desloca e amplia o método analítico de Bordwell para o campo televisivo
    No que diz respeito à construção – e, neste caso, reconstrução – da trama, nomes reconhecidos no campo da teledramaturgia como Balogh (2002), Hamburger (2011; 2015) e Pallottini (2012) dão o aporte teórico a esta análise, que, por fim, recupera e aprofunda questões trazidas pelo autor próprio autor desta apresentação em crítica publicada na ocasião do término da novela “Amor de mãe”.

Bibliografia

    BALOGH, Anna Maria. O discurso ficcional na TV: sedução e sonho em doses homeopáticas. São Paulo, SP: EDUSP, 2002.
    BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Unicamp, 2013.
    BUTLER, Jeremy G. Television style. Londres: Routledge, 2010. Kindle ed.
    ________, Jeremy G. Television: critical methods and applications. 3rd ed. Mahwah, N.J.; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2009.
    CRUZ, Álvaro André Zeini. É. A gente. 2021. Disponível em: https://revistaposcreditos.com/e-a-gente/. Acesso em: 21 abr. 2021.
    ____, Álvaro André Zeini. “Renascer”: narrativa cordial e estilo maneirista na telenovela brasileira. 2018. 1 recurso online (287 p.). Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
    HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: A sociedade da novela. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. Kindle ed.
    PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Perspectiva, 2012.