Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Renan Paiva Chaves (UNICAMP)

Minicurrículo

    Renan Paiva Chaves, desde 2010, tem se dedicado à pesquisa e aos estudos do som/música na tradição documentária. Foi pesquisador visitante na Indiana University (2019) e na Monash University (2017-2018). Possui graduação em Música pela UNICAMP (2012), com intercâmbio na Universidade Nacional del Litoral (UNL), em Santa Fé (2010), e mestrado em Multimeios pela UNICAMP (2015). Atualmente está por vias de finalizar seu doutorado.

Ficha do Trabalho

Título

    A formação do som no cinema documentário

Resumo

    Argumento que a formação do aparato estilístico e ético dos aspectos sonoros do filme documentário que se estabelece nos anos 1930 envolve, de forma contigente, a combinação de três principais elementos da prática sonora do período mudo: o surgimento de um paradigma do “real” relacionado à sonorização de imagens do “real”; o desenvolvimento de usos dramáticos e estruturais/ narrativos do som nos não-ficcionais; os elementos de fragmentação, desfamiliarização e colagem dos filmes de vanguarda.

Resumo expandido

    Argumento nessa apresentação que a formação do aparato estilístico e ético dos aspectos sonoros do filme documentário que se estabelece a partir dos anos 1930 envolve, de forma contigente, a combinação de três principais elementos da prática sonora do período mudo do cinema. Para dar cabo à discussão, visito, além de filmes dos anos 1920 mais consensualmente entendidos como da tradição documentária, os cinejornais e filmes da vanguarda. E o faço porque é a partir de práticas sonoras ligadas a eles que paradigmas e recursos crucias para o campo documentário se conformam. Embora nenhum desses elementos sozinhos provoque diretamente o surgimento de uma concepção de som no documentário (ou de documentário sonoro), existe um legado contigente deles que ressoaria no período sonoro – ao lado das construções retóricas e dos propósitos sociais que então emergeriam na tradição documentária (para os quais, a voz over e o diálogo desempenhariam papeis fundamentais).
    Organizo a exposição em três eixos:
    1) A constituição de uma concepção embrionária sobre a sonorização de imagens do “real”, que se conforma ao longo dos anos 1910 e 1920, especialmente em cinejornais, e que será paradigmática para as dimensões de factualidade e objetividade que a realização documentária, enquanto narrativa artística, encarará a partir dos anos 1930. O que aí está em jogo, sobretudo, são os meandros da representação transparente do real;
    2) O desenvolvimento dos usos dramáticos e estruturais/ narrativos do som nos filmes de vanguarda e de não-ficção dos anos 1920. Além do desenvolvimento narrativo cinematográfico na dimensão visual – já acentuadamente observável a partir da primeira década do século XX –, é notável o desenvolvimento articulatório que ocorre no âmbito sonoro, especialmente a partir anos 1920 (tendo em mente o campo do não ficcional). Esse desenvolvimento contribui com a capacidade do cinema de ir para além das construções mais imediatas e conclusivas, presas à duração e à sensação em seu estado mais direto. De certa forma, a partir do desenvolvimento de eixos temporais relacionados a personagens, fatos, eventos etc., a narrativa, tanto em termos visuais quanto sonoros, começa a embutir, de forma mais significante, tanto contextos mais amplos quanto significados sociais e históricos ao que apresenta. O elemento sonoro-narrativo que brota desse contexto é chave para se entender o uso do som nas construções retóricas, históricas, sociais e de sujeitos fílmicos no documentário a partir da era sonora do cinema.
    3) Os elementos relacionados aos processos de fragmentação, desfamiliarização, colagem e anti-ilusionismo que se notam nos atributos sonoros (e também visuais) de filmes que podem ser entendidos dentro das vanguardas da década de 1920 indicam caminhos distintos daqueles da representação transparente do real. Os elementos sonoros que daí emergem adicionam à balança – que já conta com um “paradigma do real” e com atributos narrativos – o peso da percepção mundana e da interpretação, iluminando a noção de subjetividade e autoria, aspectos fugidios da indexicalidade e da pré-existência do mostrado perante o momento da tomada. Muito da aura artístico-narrativa (ou do “tratamento criativo da realidade” griersoniano) que o documentário clássico incorporaria tem como precedente as práticas sonoras vanguardistas deste período.

Bibliografia

    CHAVES, R. P. Pensamentos e práticas sonoras no documentário: trilha sonora, experimentação e sound design. Rebeca, v. 5, n. 1, p. 61-95, 2016.
    EISLER, H.; ADORNO, T. Composing for the Films. New York: Oxford University Press, 1947.
    GRIERSON, J. First principles of documentary. In: HARDY, Forsyth (ed.). Grierson on Documentary. London: Faber, 1979.
    LERNER, N. The classical documentary score in American films of persuasion: contexts and case studies, 1936-1945. 1997. 307 p. Tese (Doutorado em Musicologia)–Duke University, 1997.
    NICHOLS, B. Speaking truths with film: evidence, ethics, politics in documentary. Oakland: UC Press, 2016.
    THOMSON, V. The state of music. New York: William Morrow, 1939.
    THOMSON, V. Music Chronicles 1940-1954. New York: Library of America, 2014.
    WIDGERY, C. The kinetic and temporal interaction of music and film: three documentaries of 1930’s America. 1990. 471 p. Tese (Doutorado em Música)–University of Maryland, 1990.