Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Fabrizio Di Sarno (FATEC/CEUNSP)

Minicurrículo

    Formado em Composição Musical pela FAAM e mestre em Comunicação Audiovisual pela UAM. Doutorando com bolsa da CAPES em Comunicação Audiovisual pela UAM sob orientação do prof. Gelson Santana. Professor de disciplinas ligadas à arte, à comunicação e produção musical na FATEC-TATUÍ e CEUNSP. Produtor, tecladista e compositor. Já compôs trilhas sonoras para marcas como: Natura, Governo Federal, Ambev, Justiça Federal, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Revista Playboy, Odebrecht etc.

Ficha do Trabalho

Título

    Hierofonia: O Som do Sagrado e a Voz de Deus

Resumo

    O presente trabalho realiza um estudo em diferentes meios audiovisuais sobre o som das manifestações do sagrado no mundo profano. Como recorte, foram escolhidas doze cenas que retratam a passagem bíblica da Sarça Ardente no cinema, na televisão e na internet. A pesquisa elabora um estudo sobre as características sonoras das chamas sagradas e da voz de Deus presentes nas cenas, de modo a compreender como tais atributos sônicos são articulados para causar diferentes efeitos de sentido.

Resumo expandido

    A Sarça Ardente é uma passagem bíblica que consta em Êxodo [3:1–4:17], se referindo ao primeiro momento em que Deus fala com Moisés convocando-o a confrontar o Faraó para libertar os israelitas que vivem como escravos do império egípcio. A representação audiovisual deste diálogo possui diversas versões para televisão, cinema e internet, incluindo as doze cenas estudadas neste trabalho. Algumas das cenas aqui estudadas são as mais importantes em termos técnicos e em bilheteria. Contudo, este artigo não pretende abarcar a totalidade das cenas existentes nos meios citados.
    Em primeiro lugar, faz-se necessário observar as diferenças mais relevantes entre as cenas estudadas quanto à presença dos dois milagres relatados no texto bíblico (transformação do cajado em cobra e o milagre da mão temporariamente leprosa), além do tipo e tamanho dos diálogos, da imagem da sarça e do visual geral da cena. Outra característica importante é a presença ou não de música extradiegética. Tais diferenças estão intimamente ligadas aos efeitos de sentido que as cenas produzem, mas também aos atributos técnicos e estéticos concernentes à época, ao orçamento e ao meio ao qual as cenas estão destinadas.
    Posteriormente, a pesquisa faz um estudo das características sonoras presentes nas chamas sagradas que emanam da sarça. De maneira hegemônica, p som do fogo sagrado apresentado nas cenas se assemelha ao som de chamas característico de uma fogueira comum, mas devido ao seu teor sagrado, bem como o fato de que ele não consome a sarça como uma fogueira comum faria, ele também pode apresentar outras características como som fortes sons de trovoadas e efeitos sonoros dramáticos. Para efeito de análise, esta pesquisa propõe a criação da palavra Hierofonia, criada a partir da junção dos termos gregos hieros (ἱερός) = sagrado e fonia (ψευδής) = som/timbre. O termo se refere ao som de uma manifestação sagrada encontrada no mundo profano, se apoiando no termo Hierofania, elaborado por Mircea Eliade a partir da junção dos termos hieros (ἱερός) = sagrado e faneia (φαίνειν) = manifesto. (ELIADE, 2001, p. 13)
    Finalmente, o estudo se aprofunda no sentido de compreender quais são as características dominantes e divergentes em relação ao som da voz de Deus apresentada nas cenas. No Judaísmo e no Cristianismo, Deus é entendido como uma figura masculina, de modo em que não causa espanto o fato de que todas as cenas estudadas exibem timbres masculinos. Entretanto, há grande variação em termos de frequência, pois algumas cenas possuem acréscimos de frequências graves hiper-realistas objetivando realçar atributos como poder/potência.
    Outra variação se dá na entonação, pois há cenas que apresentam tons de voz mais severos, realçando atributos como severidade e autoridade, enquanto em outras podemos encontrar um tom de voz mais plácidos realçando atributos como serenidade e sabedoria. Há também variações em termos da quantidade de inflexões presente na voz de Deus, ligadas principalmente às diferentes denominações religiosas responsáveis pela viabilidade das produções audiovisuais.
    Por fim, o trabalho se desdobra no sentido de estudar as diferentes ambiências encontradas na voz de Deus presente nas cenas. Características como ausência de ecos e adição de reverberação de diferentes tipos e graus são fundamentais no estudo dos efeitos de sentido das cenas pelo modo como são capazes de situar o som da voz de Deus no mundo material ou, ao contrário, no imaterial.
    Com efeito, esta pesquisa pretende trazer uma contribuição relevante na área de som para audiovisual na medida em que elabora um estudo sobre como determinadas características sonoras podem agregar diferentes tipos de sentido estabelecendo uma relação simbiótica com a imagem.

Bibliografia

    CHION, Michel. A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Texto&Grafia, 2011.
    ELIADE, Mircea. Sagrado e Profano. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
    GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: Narrative Film Music. Bloomington (Indiana): Indiana University Press, 1987.
    GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2010.
    HENRIQUES, Fábio. Guia de Mixagem. 2Ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia, 2007.
    OLIVEIRA, Juliano de. A Significação na Música de Cinema. Jundiaí (SP): Paço, 2018.
    ROEDERER, Juang G. Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp, 1998.
    SONNENSCHEIN, David. Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema. Los Angeles: Michael Wiese, 2001.
    VADICO, Luiz. O Campo do Filme Religioso: Cinema, Religião e Sociedade. Jundiaí: Paco Editorial, 2015