Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Tamara Fernanda Carneiro Evangelista (UNESPAR)

Minicurrículo

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) – da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Curitiba II, vinculada à linha de pesquisa (1) Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo. Membra do grupo de pesquisa Eikos (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq). Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema pela UNESPAR/Campus de Curitiba II (2019). Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2014).

Ficha do Trabalho

Título

    Cine Passeio: a volta do cinema às ruas de Curitiba.

Seminário

    Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil

Resumo

    O presente artigo discutirá sobre a abertura do Cine Passeio, o único cinema de rua de Curitiba, e seu papel na formação de público e democratização do acesso ao cinema. Buscando compreender a relação do imaginário do espectador com esse novo cinema de rua, a partir de uma discussão sobre a história do cinema, memória da prática da ida ao cinema, e nostalgia. A pesquisa pode ser classificada como documental e bibliográfica de caráter teórico-prático

Resumo expandido

    A presente pesquisa se constitui em um estudo sobre o cinema de rua contemporâneo curitibano, através de um estudo de caso sobre o Cine Passeio, cinema administrado pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC. Tem por objetivo a compreensão da relação do imaginário do espectador com esse novo cinema de rua e suas possíveis relações de memória com os antigos, que ocupavam a Cinelândia Curitibana – mais especificamente os cinemas Luz e Ritz, antigos cinemas da FCC, cujos nomes são homenageados nas duas salas de exibição do Cine Passeio. A partir dessa pesquisa, almeja-se responder alguns questionamentos, como: quais fatores permitiram a criação desse cinema e qual é a proposta do administrador para o Cine Passeio, entendendo o cinema como um espaço para a formação de público? A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2020 no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) – da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Curitiba II. O presente artigo consistirá em um recorte do projeto de pesquisa, fazendo a contextualização do histórico de abertura do Cine Passeio, sua programação em seu primeiro ano de funcionamento e sua ligação com os antigos cinemas da FCC, que são homenageados pelo Cine Passeio como o nome de suas duas salas de exibição comercial. Serão utilizados os relatórios de gestão do Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC para o levantamento da programação e o quantitativo do público que frequentou o cinema em seu primeiro ano de funcionamento, enquanto as atividades estavam sendo realizadas de forma presencial. Além disso, a busca pela compreensão da relação do imaginário do espectador com esse novo cinema de rua, a partir da coleta e leitura das histórias/ memórias de espectação do público que frequenta o Cine Passeio e suas impressões acerca desse novo cinema também é um dos focos dessa pesquisa e, para tal, serão realizadas entrevistas com os frequentadores do cinema. O embasamento teórico para o desenvolvimento do presente trabalho volta-se para a leitura e análise da obra de autores que trabalham o conceito de cinema going, tais como: Talitha Ferraz, João Luiz Vieira, Richard Maltby, Annette Kuhn. Para o conceito de memória e nostalgia serão usados os autores: Pierre Nora, Michel Pollack, Andreas Hyussen, Svetlana Byon, Katharina Niemeyer. A metodologia da pesquisa pode ser caracterizada como bibliográfica e documental de caráter teórico-prático.

Bibliografia

    BOYM, Svetlana.The future of nostalgia. New York: Basic Books, 2001.

    FERRAZ, Talitha. A segunda Cinelândia carioca. Rio de Janeiro: Mórula,
    2012.
    ____Activating nostalgia: cinemagoer’s performances in Brazilian movie theatres reopening and protection cases”. In: Medien&Zeit, n.4, 2017, pp. 72-82. Disponível em: http://medienundzeit.at/talitha-ferraz-activating-nostalgia/ . Acesso em: 17 de março de 2020.

    KUHN, Annette. “What to do with Cinema Memory?”. In: MALTBY, Richard; BILTEREYST, Daniël; MEERS,Philippe (eds.). Explorations in New Cinema History: approaches and case studies. Oxford: John Wiley & Sons, 2011, pp. 85-97.

    MALTBY, Richard; BILTEREYST, Daniël; MEERS, Philippe (eds.). Explorations in new cinema history: approaches and case studies. Oxford: John Wiley & Sons, 2011, pp 3-40.

    POLLAK, Michael. “Memória, esquecimento, silêncio.” In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro: vol. 2, nº 3, 1989.