Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Manuela Penafria (UBI)

Minicurrículo

    Professora nos cursos de 1º e 2º Ciclos em Cinema, na UBI-Universidade da Beira Interior. Membro do conselho editorial de revistas em Portugal e no Brasil, assim como membro da comissão científica em vários eventos. Membro do Conselho Consultivo da AIM-Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento, onde é membro coordenador do Grupo de Trabalho “Teoria dos cineastas”. Co-editora da Revista DOC On-line (www.doc.ubi.pt) e investigadora do Labcom-Comunicação e Artes (www.labcom.ubi.pt).

Coautor

    André Rui Nunes Bernardes da Cunha Graça (UBI, CEIS-20/UC)

Ficha do Trabalho

Título

    O espectador e o processo criativo: concepções a partir de cineastas

Seminário

    Teoria de Cineastas

Resumo

    O artigo propõe-se discutir a figura de “espectador” a partir dos cineastas e contribuir para a teoria do cinema mapeando e estruturando a noção de espectador, por meio de um diálogo entre o que podemos chamar de “noção institucional de espectador” e o “conceito de espectador visto pelos cineastas”.

Resumo expandido

    “Quem é o espectador?”, “que importância lhe é atribuida durante o processo criativo de um filme?” e “que lugar é reservado ao espectador na obra final?”. Este texto pretende revisitar a concepção de espectador na teoria do cinema em articulação com o pensamento e poética da criação cinematográfica. Numa abordagem que pretende revisitar as fundações do pensamento cinematográfico, propomos contribuir para a teoria do cinema mapeando e estruturando a noção de espectador, por meio de um diálogo entre o que podemos chamar de “noção institucional de espectador” e o “conceito de espectador visto pelos cineastas”. Este texto começará por definir quem é o “espectador” (latu sensu), ou seja, o que, por exemplo, entradas em dicionários (de cinema e genéricos) entendem por “espectador”. Esta pesquisa permitirá sintetizar e apurar uma compreensão a respeito do conceito de espectador. A segunda parte desta apresentação segue uma abordagem ancorada na teoria dos cineastas. Examinaremos o discurso de cineastas que se referiram ao espectador, que a ele aludiram ou que demonstraram um interesse ou preocupação especial pelo papel do espectador no seu processo de criação. Pretendemos abordar cineastas da contemporaneidade portuguesa, como Teresa Villaverde, Cláudia Varejão, Pedro Costa, Paulo Rocha e Manuel de Oliveira. Estas figuras não serão serão casos de estudos, mas pontos de partida que nos permitirão fazer a ponte com outros cineastas, como os latino-americanos Patrizio Guzmán e Tomás Gutierrez Aléa. O nosso objetivo será encontrar traços conceituais gerais comuns à variedade de vozes e estabilizarmos as noções de espectador de acordo com cineastas, bem como o modo como estes diferentes espectadores-conceito são parte integrante do cinema e da prática cinematográfica. Por fim, este capítulo discutirá os resultados obtidos por meio dessas duas fontes distintas e trará à tona a amplitude da figura do “espectador”. Noutras palavras, em última análise, buscamos entender em que medida e de que forma a abordagem da teoria dos cineastas pode ajudar a redefinir ou reforçar e contribuir para uma compreensão mais clara do conceito de espectador.

Bibliografia

    AUMONT, Jacques & MARIE, Michel (2003). Dicionário teórico e crítico de cinema, Papirus Editora.
    GRAÇA, André Rui (2016). O espectador visto pelo cineasta: Fernando Lopes, Paulo Rocha e João César Monteiro. In Penafria, M.; Graça, A. R.; Baggio, E.; ARAUJO, D. (Ed.). Teoria dos cineastas vol 2 – Propostas para a teoria do cinema. UBI: Labcom. Disponível em: https://labcom.ubi.pt/book/288
    GUZMAN, Patricio (2017). Filmar o que não se vê: um modo de fazer documentários, Edições Sesc
    HART, Stephen (2015). Latin American Cinema, Reaktion Books.
    HAYWARD, Susan (2001). Cinema Studies – The Key Concepts, Routledge.
    KUHN, Annette & WESTWELL, Guy (2012). A Dictionary of Film Studies (1 ed.) , Oxford University Press.
    LIVINGSTONE, Paisley & PLATINGA, Carl (2009).The Routledge Companion to Philosophy and Film, Routledge.
    MENDES, João Maria (Ed.) (2013). Novas e Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo, Gradiva.