Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Jusciele Conceição Almeida de Oliveira (CIAC/UAGL-PT)

Minicurrículo

    Possui graduação em Letras Vernáculas (UFBA/2006). Mestre em Literatura e Cultura (UFBA/2013). Doutora em Comunicação, Cultura e Artes (UALG-PT/2018; CAPES Doutorado Pleno no Exterior). Tem textos publicados nacional e internacionalmente sobre literatura e cinemas africanos. Coeditou o e-book Cinemas Africanos Contemporâneos – Abordagens Críticas (Sesc São Paulo, 2020). Atualmente, é investigadora colaboradora CIAC/UALG e pesquisadora do Laboratório de Análise Fílmica (FACOM/UFBA).

Ficha do Trabalho

Título

    Entre gêneros cinematográficos: uma análise dos musicais africanos

Seminário

    Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.

Resumo

    A apresentação propõe discutir algumas exigências surgidas no reconhecimento da classificação do gênero musical dos filmes africanos por produtoras e em sites da área de cinema. E a partir da visualização destes musicais africanos (West Indies, La Vie est Belle, Karmen Geï, Nha fala, U-Carmen eKhayelitsha e Un Transport en Commun) perceber como as características podem estar associadas a indicações genéricas; bem como compreender como são utilizados e negociados pelos cineastas.

Resumo expandido

    A classificação dos gêneros cinematográficos tem sua definição ligada inicialmente à literatura, mas depois torna-se um aspecto fundamental da instituição cinematográfica. Com o passar dos anos, os gêneros cinematográficos se expandiram, contudo ainda existe uma grande dificuldade no que concerne a definição e delimitação de cada gênero para os filmes produzidos contemporaneamente, uma vez que nem todas as obras podem ser enquadradas numa única tipologia, como acontece no cinema hollywoodiano (clássico), em que o gênero orienta e prepara o espectador. Estas especificações podem estar associadas a indicações genéricas, as quais podem incluir na mesma categoria filmes que pertencem a cinematografias, contextos, estilos, temas, representações e ideologias absolutamente diferentes entre si. Um exemplo disso fica a cargo dos cinemas africanos, que são cada vez mais confrontados com a problemática dos gêneros. Os filmes africanos, por vezes, não se encaixam nos modelos de gênero preestabelecidos, que deveriam seguir uma tendência contemporânea e fluida de que gêneros existem e servem de código de compreensão e orientação, que está em constante mudança. Partindo dessa saída da caixa canônica das classificações de gênero, emergem os filmes que podem ser considerados cinema emergente, transnacional, intercultural e pós-colonial em virtude das suas temáticas e dos seus financiamentos. Além disso, nas fichas técnicas carregam normalmente uma dupla, tripla ou múltipla classificação, especificamente nos filmes africanos identificados (por produtoras e sites da área) como “musicais”. Nesse sentido, pensou-se para esta apresentação os filmes: West Indies ou Les Négres Marrons de la Liberté (Med Hondo; Argélia, França, Mauritânia; 1979; 110 min.); La Vie est Belle (Ngangura Dieudonné Mweza e Benoît Lamy; Bélgica, França, Zaire, Congo; 1986/87; 80 min.); Karmen Geï (Carmen Negra; Joseph Gaï Bamaka; Senegal, França, Canadá; 2001; 86 min.); Nha fala (Minha fala; Flora Gomes; França, Guiné-Bissau, Luxemburgo, Portugal; 2002; 90 min.); U-Carmen eKhayelitsha (Carmen na África; Mark Dornford-May; África do Sul; 2005; 122 min.); Un Transport en Commun (Dyana Gaye; França, Senegal; 2009; 48 min.). Assim, a investigação parte de uma revisão teórica de “gênero cinematográfico” (tal como foi transposta pela crítica e por alguns estudiosos no campo dos cinemas africanos), para, em seguida, examinar os modos como as classificações e escolhas são assumidas, negociadas e afirmadas na obra destes cineastas, que optaram por realizar filmes de gênero, e seus desdobramentos nos contextos pós-coloniais.

Bibliografia

    BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (orgs) (2012). Filmes da África e da diáspora: objetos de discurso. Salvador/BA: EDUFBA.

    BARLET, Olivier (2012). Les cinemas d’Afrique des années 2000: perspectives critiques. Paris: Edtions L’Harmattan.

    DIAWARA, Manthia (1992). African cinema: polictics and culture. Bloomington: Indiana University Pess.

    DIAWARA, Manthia; DIAKHATÉ, Lydie (2011). Cinema africano: novas estéticas e políticas. Lisboa: Sextante Editora, 2011.

    ESTEVES, Ana Camila; OLIVEIRA, Jusciele (Orgs.). Cinemas Africanos contemporâneos: abordagens críticas. São Paulo: Sesc, 2020

    FERREIRA, Carolin Overhoff (org). África: um continente no cinema. São Paulo: Editora Unifesp, 2014, p.107-141.

    MELEIRO, Alessandra (org). Cinema no mundo: indústria, política e mercado: África. São Paulo: Escrituras, 2007.

    UKADIKE, Nwachukwu Frank (1994). Black African cinema. Los Angeles/USA: University of California Press.