Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Matheus Effgen Santos (UFES)

Minicurrículo

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-mail: matheuseffgen@gmail.com

Coautor

    Gabriela Santos Alves (UFES)

Ficha do Trabalho

Título

    AMOR DE MÃE E A REPRESENTATIVIDADE DA MATERNIDADE NEGRA

Resumo

    O trabalho objetiva compreender de que forma a maternidade negra é representada em telenovelas contemporâneas por meio das personagens Camila (Jéssica Ellen) e Vitória (Taís Araújo), protagonistas de Amor de Mãe (2019). Como método emprega-se uma análise textual focada nas falas das personagens. Os resultados indicam a continuidade de uma série de estereótipos através da experiência materna dessas personagens, ainda que o texto proponha alguns modos de confrontação dessas mesmas imagens.

Resumo expandido

    As telenovelas brasileiras firmaram seu status por meio de um projeto que pretendeu trazer o debate social para o centro das narrativas (LOPES, 2003). Não se pode afirmar, contudo, que essa inclinação se comprometeu com toda a diversidade de grupos sociais do país. Isso fez com que as personagens negras ocupassem espaços de subalternidade, seja pela pouca inserção – especialmente nos papéis de protagonismo – ou por estarem associadas a uma gama de caracterizações negativas (ARAÚJO, 2004).
    Historicamente uma série de imagens têm sido projetadas sobre as mulheres negras com o objetivo de perpetuar a violência e a negação de direitos sociais que se dirigem a elas. O gênero é uma das principais categorias sobre as quais essas imagens de controle (COLLINS, 2019) são fundadas. Portanto, pretendem ditar padrões específicos da relação a ser estabelecida entre essas mulheres com a própria sexualidade e, cada uma delas, presume um nível de fecundidade esperado. Assim, sua maternidade extrapola a esfera biológica e se reveste de um caráter político que age para desumanizá-las a medida em que retira a possibilidade de experiências autodefinidas (BUENO, 2020).
    A socialização na mulher negra no Brasil, com forte herança no período de escravização, se atrelou à ideia de que ela estaria naturalmente destinada a funções vistas de maneira desprestigiada, como o cuidado de crianças das famílias que antes as escravizavam e que depois as tiveram como empregadas domésticas (GONZALEZ, 2019). Exercer essas funções exigia que fosse dedicado um tempo menor ao cuidado de suas próprias famílias. Fato que, contraditoriamente, contribuiu para que essas mesmas mulheres, ligadas ao cuidado, fossem socialmente culpabilizadas por problemas como os altos índices de criminalidade entre a comunidade negra (COLLINS, 2019).
    O campo das telenovelas, por sua vez, se dedicou a tematizar de forma mais profunda as questões próprias da vivência das mulheres, sobretudo a partir da década de 1970 (HAMBURGER, 2005). A maternidade foi mostrada como experiência intrínseca ao feminino, esfera sem a qual as mulheres não estariam completas (LUHIANCHUKI, 1998). Entretanto, o histórico de apagamento de personagens negras apontado por Araújo (2004) leva a crer que temas como a maternidade negra não foram privilegiados por essas narrativas. É neste cenário que o trabalho aqui proposto se insere, no qual se faz necessária a observação de telenovelas que possam apresentar continuidades ou rupturas em relação a esse tipo de retratação do tema.
    A investigação se debruça sobre a telenovela Amor de Mãe (2019), de autoria de Manuela Dias e direção de José Luiz Villamarim. São estudadas duas das personagens protagonistas: Camila (Jéssica Ellen) e Vitória (Taís Araújo). O objetivo foi compreender quais são as perspectivas mobilizadas dentro de categorias como gênero, classe e raça na experiência da maternidade em cada uma dessas personagens.
    Os procedimentos de análise serão realizados a partir de todas as cenas em que a maternidade delas é tematizada, incluindo mesmo aquelas em que não estão presentes. A investigação será feita por meio das falas das personagens por conta da importância que essa esfera possui na transmissão de significados em uma telenovela (SADEK, 2008). As imagens de controle (COLLINS, 2019) serão acionadas enquanto categorias de análise e acrescidas pelas reflexões de Gonzalez (2019) e Bueno (2020), que complementam a discussão focadas nas especificidades brasileiras.
    Este trabalho compõe uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo cujo objetivo consiste em verificar de que maneira as personagens negras de telenovelas contemporâneas movimentam a representatividade desse grupo.

Bibliografia

    ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. 2. ed. São Paulo: Senac, 2004.
    BUENO, Winnie. Imagens de controle: um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins. Porto Alegre: Zouk, 2020.
    COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução de Jamille Pinheiro. São Paulo: Boitempo, 2019.
    HAMBURGER, Esther. O Brasil Antenado: a sociedade da telenovela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
    LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. In: Comunicação & Educação, v. 26, p. 17- 34. São Paulo: USP, 2003.
    LUHIANCHUKI, Claudia. A representação da mulher nas telenovelas brasileiras nos anos 90. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 21., 1998 . Anais… Recife: Intercom, 1998.
    SADEK, José Roberto. Telenovela: um olhar do cinema. São Paulo: Summus, 2008.