Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    DENISE MORAES CAVALCANTE (UnB)

Minicurrículo

    Professora adjunta do curso de Audiovisual da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e doutora em Comunicação pelo PPG/FAC-UnB com bolsa sanduíche pela Universidade Paris-Sorbonne (Paris IV). Atualmente é chefe do Departamento de Publicidade e Audiovisual (DAP) da Universidade de Brasília, membro do Conselho de Representantes do FORCINE e coordenadora da Rede de Direção do FORCINE.

Ficha do Trabalho

Título

    REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA ARTÍSTICA EM DISCIPLINAS DE DIREÇÃO

Mesa

    O ensino de direção audiovisual nas universidades brasileiras

Resumo

    Reflexões sobre abordagens pedagógicas da prática artística em disciplinas de Direção Cinematográfica a partir de análise comparativa entre exercícios propostos em planos de ensino de diferentes universidades brasileiras, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Cinema e Audiovisual.

Resumo expandido

    Busca-se investigar abordagens da prática artística audiovisual como instrumento de ensino no âmbito de disciplinas de Direção Cinematográfica em cursos superiores de instituições brasileiras. Para tanto, toma-se como base as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação de Cinema e Audiovisual instituídas pelo MEC e seu direcionamento para as atividades acadêmicas do eixo de Realização e Produção com capacitação nas áreas técnicas e de formação profissional. Assim, propõe-se uma análise comparativa entre exercícios disponibilizados em planos de ensino da disciplina em diferentes cursos e instituições e sua investida pedagógica na aquisição de competências e habilidades da área como a experimentação e inovação de linguagens audiovisuais, a atuação em trabalhos de equipe ou a realização de produtos audiovisuais.

Bibliografia

    FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
    HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
    MAMET, David. Sobre direção de cinema. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2010.
    MOLETTA, Alex. Fazendo cinema na escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo: Summus, 2014.
    RABIGER, Michael. Direção de cinema: técnicas e estéticas. Rio de Janeiro: Campus, 2007.