Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Carlos Gerbase (PUCRS)

Minicurrículo

    Pós-doutor em cinema pela Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris 3, doutor pelo PPG em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde é pesquisador e docente. Professor de cinema em cursos de graduação esde 1981, na PUCRS, com passagem pela UFGRS. É roteirista e diretor cinematográfico desde 1979, com extensa filmografia e diversos prêmios nacionais e internacionais. É escritor, com quatro títulos ficcionais e diversas obras acadêmicas e didáticas.

Ficha do Trabalho

Título

    Comparando conteúdos de disciplinas de Direção

Mesa

    O ensino de direção audiovisual nas universidades brasileiras

Resumo

    A partir de uma análise de planos de ensino de disciplinas de direção cinematográfica em universidades brasileiras (ementas, objetivos, conteúdos programáticos e atividades), será apresentada uma cartografia inicial da área. Como a pesquisa ainda está em seus primeiros passos, o objetivo da fala é dialogar com os colegas e buscar novos aportes metodológicos, de modo a fortalecer uma dinâmica colaborativa com os professores de direção cinematográfica de todo o Brasil.

Resumo expandido

    A pesquisa em questão será realizada com a decisiva participação da rede de professores de Direção do FORCINE, que reúne dezenas de docentes universitários da área e pretende ter abrangência nacional. Outros professores da área, ainda não filiados ao FORCINE, serão contatados e convidados a colaborar. Assim, o formato de mesa, com três professores vinculados à pesquisa, de diferentes regiões, nos parece o mais adequado para dar conta do desafio de retratar a diversidade dos conteúdos e estratégias de ensino na área. Reuniremos a maior quantidade possível de planos de ensino da disciplina de Direção, idealmente de todos os cursos em atividade no Brasil, além de dialogar com os docentes sobre como estes planos são colocados em prática, incluindo a vinculação com outras disciplinas (de realização, de produção, de dramaturgia, de direção de atores, etc.). Além disso, buscaremos mapear os exercícios de direção realizados em aula, como como a forma dos professores atuarem nos projetos fílmicos dos alunos diretores.

Bibliografia

    BARTHES, Roland. “Ao sair do cinema”. In Barthes, R. Mitologias, 1975, p. 427-433.
    BORDWELL, David e THOMPSON, Kristin. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Editora da Unicamp, 2013, p. 205-223.
    _______. A arte do cinema: uma introdução. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013.
    _______. Film art: an introduction. New York: Alfred A. Knopf, 1997.
    CAINE, Michael. Acting in film; an actor’s take on movie making. New York: Applause, 1997.
    GERBASE, Carlos. Cinema: direção de atores. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003.
    KATZ, Stephen D. Film Directing Shot by Shot: Visualizing from Concept to Screen. Los Angeles: Focal Press, 1991.
    LAWSON, John Howard. O Processo de criação no cinema. Rio
    LUMET, Sidney. Fazendo filmes. Rio de Janeiro: Artemídia Rocco, 1995
    RABIGER, Michael. Direção de Cinema. Rio de Janeiro: Campus, 2007
    XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo, Paz e Terra, 2017