Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Fabiola Bastos Notari (IA)

Minicurrículo

    Fabiola Notari é artista visual e pesquisadora. Doutora em Literatura e Cultura Russa (FFLCH/USP), mestre em Poéticas Visuais (FASM) e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde lecionou (2012-2020). Desde 2014 coordena o grupo de estudos sobre livros de artistas e em 2018 criou o Núcleo de Livros de Artista. Participou de mostras no Brasil e no exterior com sua produção artística. É co-fundadora do Instituto Angelim. www.fabiolanotari.com

Ficha do Trabalho

Título

    Silvio Tendler e a criação artística em contexto pandêmico

Seminário

    Teoria de Cineastas

Resumo

    A comunicação está pautada no estudo das práticas adotadas por Silvio Tendler neste momento de pandemia e isolamento social causados pelo COVID-19. Na continuidade de sua prática enquanto documentarista, Tendler adequou seu pensamento e prática à nova realidade. A pesquisa compartilhada nesta comunicação é composta por entrevistas inéditas com Tendler, nas quais observa-se que seu processo de criação está relacionado ao contexto mundial e ao pandemônio gerado pelo (des)governo de Jair Bolsonaro.

Resumo expandido

    A comunicação Silvio Tendler e a criação artística em contexto pandêmico está pautada no estudo e sistematização das práticas adotadas por Silvio Tendler neste momento de pandemia e isolamento social causados pelo COVID-19. Na continuidade de sua prática enquanto documentarista, Tendler adequou seu pensamento e seu modus operandi à nova realidade. Nos últimos meses vem produzindo e refletindo sobre a linguagem do cinema e das artes criando um modo próprio de continuar produzindo documentários utilizando-se dos recursos digitais e das novas tecnologias de comunicação e de produção audiovisuais.
    Seu processo de criação enquanto documentarista reinventou-se com o novo contexto global. Como afirma Ricardo Costa: “Silvio Tendler é um observador do mundo que o cerca. Repensa e joga novas luzes sobre o passado, articula diversos cenários do presente que se constrói diante de seus olhos e também reflete sobre o futuro que se desenha para as próximas gerações” (MEIHY, 2020, p.9)
    A pesquisa compartilhada nesta comunicação é composta por uma série de entrevistas inéditas com Tendler, nas quais é possível observar que seu processo de criação enquanto cineasta está diretamente relacionado ao contexto mundial – pandemia COVID-19 – e ao pandemônio gerado pelo (des)governo de Jair Bolsonaro, que desde seu início, em 2018, entre outras atitudes nefastas, desmantelou a Cultura no Brasil. Em entrevista realizada em março de 2021 para minha pesquisa, Tendler afirma: “A tragédia como método é o que gera a ideia da pandemônia. O trabalho que estou fazendo, é como o vírus, mutante. No momento, estou trabalhando em três propostas: A bolsa ou a vida, SUS: a saúde tem cura, e um filme sobre o sindicalismo. Os três filmes estão sujeitos às circunstâncias e conjunturas políticas. Então, estou tendo de mexer neles, porque os acontecimentos políticos, históricos e cotidianos estão alterando-os. Eu estou nesse caminho da criação pandemônica, tanto do ponto de vista estético, filosófico, político, quanto de realidade que estamos vivendo no Brasil.” Silvio Tendler, além de cineasta, é um agitador cultural. Desde agosto de 2020 coordena junto a outros artistas e intelectuais brasileiros os Estados Gerais da Cultura, sem contar as suas participações virtuais onde é possível perceber que o artista não se descola do humanista. A construção de uma teoria de cineasta é o recolher dos rastros deixados por aqueles que transformam em filme – documentários -, o presente, respeitando o passado, pois nele se reserva o futuro.

Bibliografia

    AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. São Paulo: Papirus Editora, 2004
    BIRMAN, Joel. O trauma na pandemia do Coronavírus. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020
    BROOKEY, Marcia P.. História e Utopia. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2010
    HARARI, Yuval N. Notas sobre a pandemia. São Paulo: Companhia das Letras, 2020
    MEIHY, José C. S. Bom. Silvio Tendler: catálogo indisciplinado. Rio de Janeiro: Lacre, 2020
    OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014
    PENAFRIA, Manuela; BAGGIO, Eduardo; GRAÇA, André Rui; ARAÚJO, Denize (ed.). Revisar a teoria do cinema: Teoria dos cineastas, v.3. Covilhã: Labcom, 2017
    SALLES, Cecília A. Arquivos de Criação: Arte e Curadoria. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010
    SALLES, Cecília A. Processos de Criação em Grupo: diálogos. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2017