Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    ANA PAULA SOARES DA SILVA GOMES (FAE/UFMG)

Minicurrículo

    Mestranda em Educação e Docência na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Especialista em Educação e Cinema pela FAE/UFMG (2015). Possui graduação em Biblioteconomia pela ECI/UFMG (2010). Integra o Laboratório de Práticas Audiovisuais (LAPA) da FAE/UFMG . Atualmente trabalha como Assistente Administrativo Educacional em uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, atuando há doze anos na biblioteca da instituição.

Ficha do Trabalho

Título

    Narrativas de si mediadas pelo cinema

Resumo

    Este estudo investiga a potência das narrativas de si mediadas pelo cinema no ambiente escolar e tem como base uma experiência de realização audiovisual realizada, em contexto de oficinas, com três trabalhadoras de uma escola da rede municipal de ensino de Belo Horizonte.

Resumo expandido

    Este estudo, aprovado no Comitê de Ética da Universidade federal de Minas Gerais por meio do parecer número: 4.004.073, emitido em 3 de maio de 2020 investiga a potência das narrativas de si mediadas pelo cinema no ambiente escolar e tem como base uma experiência de realização audiovisual realizada, em contexto de oficinas, com três trabalhadoras de uma escola da rede municipal de ensino de Belo Horizonte.

    A pesquisa “Narrativas de si mediadas pelo cinema: a experiência de realização audiovisual em uma Biblioteca Escolar da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte” investiga a potência das narrativas de si mediadas pelo cinema no ambiente escolar e tem como base a experiência de produção audiovisual do documentário “Um desenho, várias emoções”, realizada (21’04, 2020) durante as oficinas no Laboratório de Práticas Audiovisuais (LAPA) da FAE/UFMG, espaço coordenado pela professora Clarisse Alvarenga. Narrado em primeira pessoa o documentário tem como protagonistas três mulheres, trabalhadoras da educação da Escola Municipal Rui da Costa Val, localizada em um bairro da periferia de Belo Horizonte. Inspiradas por um desenho da escola onde trabalham, feito à mão, as mulheres tecem considerações sobre a educação, o cinema, a vida, os afetos, as lutas e os sonhos, numa perspectiva das narrativas de experiências pessoais que perpassam aspectos sociais, políticos e econômicos da sociedade brasileira.

    A beleza das narrativas dessas personagens da vida real se une à delicadeza do desenho, colocando em evidência o potencial de profissionais que, apesar das dificuldades que sempre enfrentaram no decorrer de suas caminhadas, veem na escola pública uma possibilidade de abrir portas e ampliar horizontes tanto para si mesmas quanto para crianças, jovens e adultos que por ali passam.

    O objetivo principal desta pesquisa é, a partir das minhas experiências de realização audiovisual no Laboratório de Práticas Audiovisuais (LAPA) da FAE/UFMG, elaborar metodologias de inserção do cinema na escola de forma que a apreciação estética e as reflexões proporcionadas pela realização audiovisual e exibição de filmes sejam parte colaborativa nos processos de ensino-aprendizagem e construção das identidades dos sujeitos da comunidade escolar.

    Os objetivos específicos da pesquisa são: entender os impactos do documentário na comunidade escolar; discorrer sobre o processo de produção audiovisual realizado na Escola Municipal Rui da Costa Val durante as oficinas do LAPA; investigar possíveis tensionamentos e deslocamentos no processo de realização audiovisual no ambiente escolar e indicar métodos de criação de narrativas audiovisuais contra-hegemônicas no ambiente da escola.

    LINK DO DOCUMENTÁRIO: https://www.youtube.com/watch?v=YwytddH2Ya8&list=PLf8YMHDKc5w6ms_gvSTBxEkZQwmmDVt-c&index=4

Bibliografia

    ARAÚJO, Juliana e Michel Marie. Varan: um mundo visível. Belo Horizonte, 2016. Balafon, 2016.

    BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008. 210 p.

    DALEY, Elizabeth. Expandindo o conceito de letramento. Trab. linguist. apl. [online]. 2010, vol.49, n.2, pp.481-491. ISSN 2175-764X. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2018.

    DUARTE, Rosália. Cinema e educação. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 104p.

    FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p.

    FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes
    de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, 128 p.

    GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: SANTOS, Sales Augusto dos (Org.). Edu