Seminários Temáticos para o biênio 2023-2024

Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.

Resumo

    A proposta do Seminário é oferecer espaço para a apresentação de pesquisas que reflitam desde os conceitos até as múltiplas narrativas imagéticas, midiáticas e tecnológicas das cinematografias africanas e afrodiaspóricas e ainda, como estes se comunicam com as representações desse universo. O objetivo é compartilhar trabalhos que dialoguem com essas diversas produções audiovisuais, entendendo estas produções em suas dimensões políticas, culturais, e sociais e, sobretudo, estéticas. O ST se propõe a refletir sobre os trabalhos elaborados em distintas temporalidades e formatos, filmes em relações com o campo das artes visuais (cinema expandido) e o campo recente de narrativas seriadas, abordados em distintas perspectivas tais como memórias, identidades, gêneros e estéticas no audiovisual, estimulando os avanços e desdobramentos teóricos e metodológicos do campo.

Resumo expandido

    Bibliografia

      AKOMFRAH, John. “A prática cinematográfica independente negra: uma declaração do coletivo Black Audio Film Collective”. In: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (orgs). O Cinema de Akomfrah: espectros da diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.
      BAMBA, M. MELEIRO, A. (orgs.). Filmes da África e da diáspora. Objetos de Discursos. Salvador: EdUFBA, 2012.
      DE, Jeferson. Dogma feijoada: o cinema negro brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial, 2005.
      DIAWARA, Manthia. DIAHKATÉ, Lydie. Cinema Africano. Novas formas estéticas e políticas. Lisboa: Sextante/Porto Editora, 2011.
      ESTEVES, Ana Camila; OLIVEIRA, Jusciele (orgs.). Cinemas africanos contemporâneos: abordagens críticas. São Paulo: Sesc, 2020.
      FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EdUFBA, 2008.
      FREITAS, Kênia (org.). Afrofuturismo: Cinema e Música em uma diáspora intergaláctica. São Paulo: Caixa Cultural, 2015.
      GILLESPIE, M.B. Film Blackness. American Cinema and the Idea of Black Film. Duham/Londres: Duke University Press, 2016.
      GLISSANT, Edouard. Poetics of Relation. Michigan: University of Michigan Press, 2019.
      hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.
      LIMA, Morgana Gama de. Griots modernos: por uma compreensão do uso de alegorias como recurso retórico em filmes africanos. Tese (Doutorado). Salvador: Póscom, Universidade Federal da Bahia, 2020.
      MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrição. Estudos afro-asiáticos, v. 23, p. 171-209, 2001.
      MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado: África. São Paulo: Escrituras Editora, 2007. (Coleção cinema no mundo; v. 1).
      OLIVEIRA, Janaína. “Kbela” e “Cinzas”: o cinema negro no feminino do “Dogma Feijoada” aos dias de hoje. In FLAUZINA, Ana; PIRES, Thula (org.). Encrespando. Brasília: Brado Negro, 2016.
      OLIVEIRA, Jusciele. “Precisamos vestirmo-nos com a luz negra”: uma análise autoral nos cinemas africanos – o caso Flora Gomes. (TESE). Faro/PT: Centro de Investigação em Artes e Cultura, da Universidade do Algarve – CIAC-UALG, 2018.
      SHOHAT, Ella e STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
      SOBRINHO, Gilberto A.; CARVALHO, Noel Santos. Imagens do negro em redes audiovisuais no Brasil: documentários e construções identitárias. In: SOBRINHO, Gilberto A. Cinemas em redes: tecnologia, estética e política na era digital. Campinas: Papirus, 2016.

    Coordenadores

      Janaína Oliveira
      KENIA CARDOSO VILACA DE FREITAS
      Morgana Gama de Lima