Seminários Temáticos para o biênio 2023-2024

Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual

Resumo

    Na última década, publicações sobre roteiro e escrita audiovisual têm apontado para a necessidade de investigar as formas de criação textual que antecedem a materialização da obra, considerando os aspectos singulares que definem este trabalho não só como uma etapa na realização do filme ou da série, mas como uma forma de expressão com questões teóricas e práticas próprias. Tais pesquisas se encontram em um território fronteiriço entre os estudos de audiovisual, de literatura e de processos de criação, sempre dialogando em termos teórico-metodológicos, a fim de se constituir como um espaço próprio de reflexões sobre a experiência audiovisual. O ST Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual pretende, portanto, aglutinar essas pesquisas contemporâneas, valorizando a amplitude de recortes teórico-metodológicos e de objetos empíricos, para, com isso, consolidar um campo interdisciplinar de estudos ainda intermitente na nossa tradição brasileira de pesquisas em Audiovisual.

Resumo expandido

    Bibliografia

      AMARAL, Carolina: Confluências entre a cena. Revista Esferas, ano 11, vol. 2, nº 21, maio-agosto de 2021.
      GONÇALO, Pablo. O cinema como refúgio da escrita: Roteiro e Paisagens em Peter Handke e Wim Wenders. São Paulo: Annablume, 2016.
      GONÇALO, Pablo. Hollywood de papel: roteiros não filmados de Ben Hecht, Billy Wilder e Frances Marion. Rio de Janeiro: Zazie, 2022.
      JOHANN, Ana. A construção do poético no roteiro cinematográfico. Curitiba: Edição da autora, 2015.
      LEAL, Rafael: O roteiro encarnado: a poética das narrativas imersivas e interativas. Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2022.
      LEVY, Joanise. O ensino de roteiro na graduação em Cinema e Audiovisual. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 209–226, 2021. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/623. Acesso em: 2 fev. 2023.
      MACDONALD, Ian W. Screenwriting Poetics and the Screen Idea. London: Palgrave MacMillan, 2013.
      MARAS, Steven. Screenwriting: History, Theory, Practice. New York: Wallflower Press, 2009.
      MILLARD, Kathryn. Screenwriting in a digital era. London: Palgrave MacMillan, 2013.
      NELMES, Jill, SELBO, Jule. Woman Screenwriters: An International Guide. London: Palgrave MacMillan, 2016.
      PRICE, Steven. A History of the Screenplay. London: Palgrave MacMillan, 2013.
      ROMANZOTI, N. O roteiro de longa-metragem nos primórdios do cinema brasileiro: surgimento e história. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 28–53, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p28-53. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/594. Acesso em: 31 jan. 2023.
      SALLES, Cecília Almeida. A complexidade dos processos de criação em equipe: Uma reflexão sobre a produção audiovisual. Universidade de São Paulo, 2016. [Relatório de Pós-doutorado].
      SILVA, Marcel Vieira Barreto. O roteiro seriado: a estilística intermidiática no piloto de Mad Men. In: ROCHA, Simone, PUCCI JR., Renato. Televisão: Entre a metodologia analítica e o contexto cultural. São Paulo: Editora a lápis, 2016.
      WREYFORD, Nathalie. Gender Inequality in Screenwriting Work. London: Palgrave MacMillan, 2018.

    Coordenadores

      CAROLINA OLIVEIRA DO AMARAL
      Pablo Gonçalo
      Joanise Levy (Jô Levy)