Seminários Temáticos para o biênio 2023-2024

Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência

Resumo

    O cinema brasileiro conta com uma produção diversificada e reconhecida. Tornou-se uma atividade econômica de peso e suscita pesquisas e reflexões historiográficas significativas. No entanto, persiste vulnerável nas suas formas de produção, difusão e preservação e sobretudo no diálogo e na sua legitimidade em relação ao seu público. Esse é um dado estruturante de sua história e das histórias escritas sobre ele. O seminário aqui proposto procura investigar as estratégias de sobrevivência e os desafios de permanência do cinema e do audiovisual no Brasil através das seguintes perspectivas principais: a historiografia e a preservação/circulação das imagens e sons. Procura, portanto, examinar a história e a presença do cinema brasileiro na sociedade, suas produções e condições de realização, bem como os diálogos que estabeleceu com outras cinematografias, artes e mídias, também voltando-se criticamente para a escrita dessa história e para o trabalho com arquivos fílmicos e não fílmicos.

Resumo expandido

    Bibliografia

      AUTRAN, Arthur. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. São Paulo: Hucitec, 2013.
      BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
      CARDENUTO, Reinaldo. Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência. Cotia (SP): Ateliê Editorial, 2020.
      CARVALHO, Noel (org.). Cinema negro brasileiro. Campinas (SP): Papirus, 2022.
      CONDE, Maite – Consuming Visions. Cinema, Writing and Modernity in Rio de Janeiro (2012), University of Virginia Press, 2012
      DENNISON, Stephanie – Remapping Brazilian Film Culture in the Twenty-First Century, Londres : Routledge, 2019.
      EDMONDSON, Ray. Filosofia e princípios da arquivística audiovisual. Rio de Janeiro: ABPA/Cinemateca do MAM-RJ, 2013.
      LAGNY, Michèle. Cine e historia: problemas y métodos en la investigación cinematográfica. Barcelona: Bosch Casa Editorial, 1997.
      NAGIB, Lúcia; JERSLEV, Anne (ed.). Impure cinema: intermedial and intercultural aproches to film. London, New York: I.B. Taurus, 2014.
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      SIQUEIRA, Daniela Giovana. Cineastas mineiros em trânsito (1968-1970): política, cultura e memória. Tese em Meios e processos audiovisuais. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, USP, 2019.
      SOUZA, Carlos Roberto de. “Estratégias de Sobrevivência” In. PAIVA, Samuel;
      SCHVARZMAN, Sheila (orgs.). Viagem ao Cinema Silencioso do Brasil. Rio de Janeiro: Azougue, 2011, p. 14 a 28.
      SOUZA, José Inácio de Melo. Imagens do passado. São Paulo: Editora Senac, 2004.

    Coordenadores

      Reinaldo Cardenuto Filho
      Arthur Autran Franco de Sá Neto
      Daniela Giovana Siqueira