Seminários Temáticos para o biênio 2023-2024

Estética e plasticidade da direção de fotografia

Resumo

    O objetivo deste Seminário Temático é reunir trabalhos que resultem de investigações dedicadas à plasticidade da direção de fotografia. A intenção é construir um espaço de trocas e diálogos atento às especificidades da fotografia no cinema. Para tanto, o seminário visa a reunião de abordagens de natureza estética e que contemplem os elementos plásticos dos quais se vale a cinematografia. Além do mais, interessarão ao seminário estudos sobre as técnicas e formas de produção de fenômenos estéticos plasmados na tela por meio dos recursos pertencentes ao repertório de criação, com ênfase nas trajetórias, modos de fazer, contextos socioculturais e condições de realização de diretores e diretoras de fotografia. Além disso, o seminário propõe acolher análises dedicadas à plasticidade fotográfica no cinema a partir da relação entre direção de fotografia e outras áreas, como a direção de arte e a montagem, e também com outras formas imagéticas, a exemplo das artes plásticas.

Resumo expandido

    Bibliografia

      ALEKAN, Henri. Des lumières et des ombres. Paris: Sycomore, 1984.
      ALMENDROS, Néstor. Días de una cámara. Barcelona: Seix Barral, 1980.
      AUMONT, Jacques. O olho interminável (cinema e pintura). São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
      BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014.
      BELLOUR, Raymond. L’Entre-Images. Photo. Cinéma. Vidéo. Paris: La Différence, 1990.
      BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa: KKYM, 2014.
      CALHADO, Cyntia Gomes; COSTA, Aline de Caldas (Orgs.). Cinematografia, expressão e pensamento. Curitiba: Appris, 2021.
      D’ALLONNES, Fabrice Revault. La luz en el cine. Madrid: Editora Cátedra, 2008.
      DYER, Richard. White. Florence, KY: Taylor & Francis Group, 1999.
      FAURE, Élie. De la cinéplastique. Édition électronique. 1922. Publicado originalmente em
      L’Arbre d’Éden.
      FREIRE, Miguel. O criador de imagens: a luz brasileira de Mario Carneiro. Curitiba: Kotter Editorial, 2018.
      KRASILOVSKY, Alexis; MARGOLIS, Harriet; STEIN, Julia. Shooting Women: behind the camera, around the world. Bristol (Inglaterra) / Chicago (Estados Unidos): Intellect: 2015.
      LIRA, Bertrand. Luz e sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.
      MALABOU, Catherine. Plasticité. Paris: Éditions Léo Scheer, 2000.
      OLIVEIRA, Rogério Luiz; TEDESCO, Marina Cavalcanti (Orgs.). Cinematografia, expressão e pensamento. Curitiba: Appris, 2019.
      SALT, Barry. Film style and technology: history and analysis. Starword: Londres, 2009.

    Coordenadores

      Cyntia Gomes Calhado
      Matheus José Pessoa de Andrade
      ALINE DE CALDAS COSTA DOS SANTOS