Seminários Temáticos para o biênio 2023-2024

Estilo e som no audiovisual

Resumo

    Transversal e multidisciplinar, a noção de estilo pode dar corpo a discussões sobre processos e abordagens diversas, incluindo sound design, composição musical, realismo, melodrama, processos criativos, edição, mixagem, técnicas de gravação e reprodução. A reproposição do seminário tem como objetivo estimular o amadurecimento das pesquisas sobre os usos do som no cinema a partir de múltiplas abordagens, teóricas e/ou práticas, que versem sobre questões de estilo e som no audiovisual, como: análise estilística do som, propósito e funções do estilo no som, expressividade sonora via contexto cultural e histórico da obra fílmica, resultados históricos da utilização e replicação de estilos sonoros, bem como pesquisas temáticas sobre estilo sonoro, propondo diálogos em interface com outras áreas.

Resumo expandido

    Bibliografia

      ALTMAN, Rick. Sound Theory, Sound Practice. Londres: Routledge, 1992
      BROWN, Royal. Overtones and undertones: reading film music. Berkeley: University of California Press, 1994.
      BUHLER, James; NEUMEYER, David; DEEMER, Rob. Hearing the movies: music and sound in film history. New York: Oxford University Press, 2010.
      CARREIRO, Rodrigo; ALVIM, Luíza. “Uma questão de método: notas sobre a análise de som e música no cinema”. Matrizes (USP), v. 10, n. 2, São Paulo, p. 175-193, 2016.
      CARREIRO, Rodrigo, OPOLSKI, Débora, SOUZA, João (orgs.). O som do filme: uma introdução. Curitiba/Recife: Editora UFPR/Editora UFPE, 2018.
      CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
      COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
      COSTA, Fernando Morais da. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7letras, 2008.
      GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies, Narrative Film Music. Indiana: Indiana University Press, 1987
      JAECKLE, Jeff (org.). Film Dialogue. London: Wallflower Press, 2013.
      KERINS, Mark. Beyond Dolby (Digital): Cinema in the digital sound age. Bloomington: Indiana University Press, 2010.
      O’BRIEN, Charles. Cinema’s Conversion To Sound: Technology And Film Style In France And The US. Bloomington: Indiana University Press, 2005.
      OBICI, Giuliano. Condição da escuta – mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
      OPOLSKI, Débora, BELTRÃO, Filipe Barros e CARREIRO, Rodrigo (orgs.). Estilo e Som no Audiovisual. São Paulo: Socine, 2019.
      WIERZBICKI, James. Music, Sound and Filmmakers: Sonic Style in Cinema. London: Routledge, 2012.

    Coordenadores

      Glauber Brito Matos Lacerda
      CLOTILDE BORGES GUIMARÃRS
      Marina Mapurunga de Miranda Ferreira