Seminários Temáticos para o biênio 2023-2024

Estética e teoria da direção de arte audiovisual

Resumo

    Este seminário pretende explorar a multidisciplinaridade da Direção de Arte dentro do audiovisual, percebendo este campo como condensador de diversas outras matérias como arquitetura, artes visuais, teoria das cores, semiótica, dentre outras. Considerando a abrangência da direção de arte, pensamos em sua presença enquanto cenário, figurino, paisagem, ambiente sensorial e as mais diversas materialidades da imagem no cinema, no audiovisual, e nas modalidades denominadas cinema expandido. A nossa proposta está focada em compreender a importância da direção de arte na criação das atmosferas, os aspectos sensoriais provocados pelos elementos materiais e visuais, a contribuição para o desenvolvimento da narrativa, construção dos personagens e dos ambientes, revelar suas materialidades e destacar impactos da paisagem e dos ambientes na narrativa e suas relações com os corpos, tanto os imersos no espaço fílmico, quanto os imersos nos espaços espectatoriais.

Resumo expandido

    Bibliografia

      AFFRON, Charles; AFFRON, Mirela Jona. Sets in motion: art direction and film narrative. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 1995.
      BARSACQ, Leon. Le décor du film: 1985-1969. Paris: Henri Veyrier, 1985.
      BUTRUCE, Débora Lúcia Vieira. A direção de arte e a imagem cinematográfica: sua inserção no processo de criação do cinema brasileiro dos anos 1990. Dissertação de Mestrado, Pós-graduação em Comunicação, Imagem e Informação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

      BUTRUCE, Débora; BOUILLET, Rodrigo (orgs.). A direção de arte no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2017
      ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. Teoria do cinema: Uma introdução através dos sentidos. Campinas, SP: Papirus, 2018.
      FERNANDES, Amaury; MACIEL, Kátia Augusta. Direção de Arte e Transmidialidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018.
      GIL, Inês. A atmosfera no cinema: O caso de A Sombra do Caçador de Charles Laughton entre onirismo e realismo. Braga: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
      GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung: Sobre um potencial oculto da literatura. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC Rio, 2014.

      HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Ed. SENAC e Edições Sesc, 2014.
      HEISNER, Bervely, Production Design in the Contemporary American Film. A Critical Study of 23 Movies and Their Designers. North Carolina: McFarland, 2004
      JACOB, Elizabeth M. Um Lugar para Ser Visto: a direção de arte e a construção da paisagem do cinema. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Fluminense, 2006.
      JACOB, Elizabeth M. ESPAÇO E VISUALIDADE:A construção plástica do Brasil na obra cinematográfica de Luis Carlos Ripper, Tese d Doutorado, Universidade do Rio d Janeiro, 2009.
      TASHIRO, C. S. Pretty Pictures: Production Design and the History Film. Austin: University of Texas Press, 1998.
      SANTOS NETO, Benedito Ferreira dos. Três reflexões sobre a direção de arte no cinema brasileiro. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

    Coordenadores

      Nívea Faria de Souza
      Dorotea Souza Bastos
      André Antônio Barbosa