Seminários Temáticos para o biênio 2017-2019

Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção

Resumo

    O Seminário pretende debater as dimensões estéticas e políticas que estão sendo mobilizadas pelo cinema brasileiro para lidar com as apreensões e compreensões do contemporâneo. Face a um Brasil que enfrenta o esgotamento de seu modelo democrático, a naturalização da violência de Estado e a supressão dos direitos humanos, verifica-se a importância de investigar a forte presença de um cinema de invenção, geralmente às margens do circuito comercial, no qual estratégias formais articulam respostas críticas, culturais e poéticas às condições alarmantes do presente. Em resposta às urgências, os filmes desdobram-se em múltiplos projetos. Entre convocações à luta e melancolias, políticas de gênero e de afeto, o cinema brasileiro fabula, performatiza, hibridiza linguagens, expõe contradições, atualiza as heranças do realismo, revolve arquivos para lidar com a história de uma nação fraturada. A proposta é construir uma reflexão sobre as inquietações que povoam nossa filmografia contemporânea.

Resumo expandido

    O Seminário pretende criar um espaço agregador de pensamentos sobre como o cinema brasileiro vem reagindo e respondendo às inquietações do tempo presente. A proposta é estudar filmes atuais, motivados por engajamentos pragmáticos e de luta, por buscas de visibilidade e focos de resistência, políticas de gênero e de afeto, melancolias e elaboração de memórias. Vivemos um momento no qual se torna urgente estar atento à produção que percebe e questiona experiências, revelando aquilo que permanece latente do passado no que tange às heranças do colonialismo, ao poder da mídia hegemônica, à não punição de torturadores protegidos pelo Estado, às lacunas de memória dos períodos autoritários, à perda de direitos e à crescente desigualdade social. Diante de filmes marcados por tentativas de (re)compor resistências à barbárie que nos rodeia, o objetivo é mapear as estratégias estéticas e políticas que são colocadas em prática.
    Entre as diversas escolhas estéticas, apontamos a presença de um cinema que faz da observação um artifício para emergir experiências de mundo. São filmes que esgarçam o tempo a fim de perceber a autenticidade das pequenas histórias, da vida do sujeito ordinário que performatiza diante da câmera. A fabulação e o improviso encontram lugar nessa reinvenção do cotidiano, mediada pelo aparato cinematográfico. Do retratista que busca traços de uma biografia ao documentarista que enfatiza o encontro entre quem filma e é filmado, observa-se o emprego de estratégias que permitem a passagem do particular ao geral. A câmera ora oferece companhia discreta, ora intervém diretamente nos acontecimentos, em jogos ficcionais que abrem espaço para a dúvida e a invenção, em tempos de ameaçadoras certezas.
    Interessa pensar também um cinema engajado no combate às desigualdades políticas, econômicas e sociais. Com o acesso a câmeras e plataformas digitais, os sujeitos históricos antes submetidos a narrativas alheias passam a produzir as suas próprias, motivados pela emergência das lutas por visibilidade, justiça e combate à opressão. Dentre esses sujeitos, destacam-se mulheres, índios e negros dispostos a revelar outros olhares e perspectivas históricas. Os gestos mais fortes são marcados pela interseccionalidade, pautam os cruzamentos e sobreposições das identidades sociais oprimidas de modo a complexificar as relações de alteridade, tomando distância de qualquer essencialismo. Disso resultam obras com apurado senso de urgência, que tomam posição e reforçam palavras de luta, trabalhando a matéria bruta do real como se dela fosse possível extrair sentido e força de resistência.
    Retomar imagens pré-existentes também se torna um ato de revisão da historiografia. Esses materiais heterogêneos, de diversos formatos e origens, consistem em filmes amadores, familiares, industriais e militantes, cinejornais, vídeos de câmeras de segurança, de programas de TV e aqueles publicados na internet. Os modos e intenções com os quais as imagens alheias são apropriadas variam: ilustração de uma realidade, busca por marcas de autenticidade, reversão de sentidos, produção de documento histórico, elaboração de memória afetiva, política e visual. Que sentidos produzem os filmes que selecionam e montam essas imagens?
    Seria possível, ainda, destacar o gesto de embaralhar o real e a ficção, seja pela invenção de cenários e personagens fantásticos, pela elaboração do passado e de suas imagens ausentes a partir da farsa e da paródia, ou ainda pela aposta na escrita cinematográfica como prática poética, que faz da linguagem um instrumento de leitura e reinvenção de aspectos sociais estruturantes, como o trabalho, a alienação, e, por que não, o amor.
    O Seminário procura estudar filmes forjados em práticas de resistência e de sobrevivência nesses tempos de ameaça. Buscamos analisar métodos e táticas, modos de operação firmados a partir da aliança entre estética e política, de modo a fortalecer o pensamento sobre um cinema calcado nas experiências do Brasil atual.

Bibliografia

    DIDI-HUBERMAN, Georges. Images Malgré Tout. Paris: Éditions de Minuit, 2003.
    HALLAK, Fernanda; HALLAK, Raquel (orgs.). Cinema sem fronteiras: 15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes, reflexões sobre o cinema brasileiro 1998-2012. BH: Universo produções, 2012.
    LEANDRO, Anita. O tremor das imagens: Notas sobre cinema militante. Devires, Belo Horizonte, V. 7, N. 2, P. 98-117, JUL/DEZ 2010.
    LINDEPERG, Sylvie. La voie des images: quatre histoires de tournage au printemps-été 1944. Paris: Editions Verdier, 2013.
    LINS, Consuelo; MESQUITA, Claudia. Filmar o real. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
    LOPES, Denilson. Afetos, relações e encontros com filmes brasileiros contemporâneos. São Paulo: HUCITEC, 2016.
    MACHADO, Patrícia. Imagens que restam: a tomada, a busca dos arquivos, o documentário e a elaboração de memórias da ditadura militar brasileira. Tese Comunicação e Cultura UFRJ, 2016.
    MIGLIORIN, Cezar (org.). Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje. RJ: Azougue Editorial, 2010.

Coordenadores

    Reinaldo Cardenuto Filho
    Patricia Furtado Mendes Machado
    Carla Ludmila Maia Martins