Seminários Temáticos para o biênio 2011-2013

CINEMA, TELEVISÃO E HISTÓRIA

Resumo

    O objetivo do Seminário Temático é examinar o lugar ocupado pelo cinema e pela televisão dentro da pesquisa histórica a partir de quatro eixos: o seu estatuto como documento; o papel desempenhado por estes meios na construção de uma memória histórica; as diversas formas de representação do passado por eles empreendida; as interfaces com outros campos das ciências humanas e das artes.
    Pensar o audiovisual como documento de discussão de uma época e seu estatuto como objeto da cultura nos leva à reflexão de seus produtos como área de expressão artística. Para tanto, faz-se necessário o diálogo com procedimentos de análise derivados de outros campos, como, principalmente, a literatura, as artes plásticas e a psicanálise.
    O presente seminário é dedicado, portanto, ao exame das relações entre audiovisual e história. O conjunto de trabalhos selecionados terá por objetivo contribuir para a consolidação teórica de uma área de pesquisa já incorporada nas atividades exercidas em sala de aula e nos diversos meandros do labor acadêmico.

Coordenadores

    Eduardo Victorio Morettin
    Marcius Freire
    Mônica Almeida Kornis