Seminários Temáticos para o biênio 2011-2013

TELEVISÃO – FORMAS AUDIOVISUAIS DE FICÇÃO E DE DOCUMENTÁRIO

Resumo

    Este seminário pretende discutir a produção televisiva no âmbito dos seus formatos ficcionais (teledramaturgia) e documentários, em suas extensões, diálogos e interconexões, em especial nos compartilhamentos com o cinema. A partir desse recorte, busca-se examinar a produção televisiva nacional e internacional, em aspectos narrativos, discursivos e estilísticos, bem como relacioná-los com aspectos tecnológicos, históricos, sociais, políticos, culturais e estéticos. Procura-se também uma articulação entre a análise textual e a valorização dos processos de produção, os sujeitos e suas práticas e as diretrizes institucionais que viabilizam os produtos televisivos, de modo a debater as especificidades do meio, bem como as possíveis intertextualidades desafiadoras nos domínios do audiovisual (cinema, vídeo, mídias digitais), além do diálogo com outras formas expressivas. O seminário se volta para a teledramaturgia em sua feição unitária (especiais, telefilmes e outros) e seriada (as minisséries, os seriados, as telenovelas) e também contempla os produtos de caráter documentário ou afins (documentários televisivos, reportagens especiais). A imensa produção nesse campo tem suscitado questões como as relativas à qualidade, à herança narrativa do cinema e da literatura, às consequências de determinadas opções de produção sobre o produto final, à incidência da tecnologia digital, à conquista de novos recursos narrativos, à predominância de programas fundados na narrativa clássica ou no documentário clássico, além da emergência de produtos autorais e de vanguarda que impulsionam o debate. Chama a atenção, o emergente campo das narrativas transmidiáticas que expandem os conceitos tradicionais de narrativa, em articulação paralela aos novos modelos de negócios que caminham ao lado das decisões sobre os rumos na programação. Entende-se que os problemas de pesquisa suscitados exijam a adoção de metodologias bem definidas, com forte inclinação para a interdisciplinaridade. O estudo de caso, a análise textual e as abordagens teóricas enriquecem-se com perspectivas de estudos que chamem para o debate dados tais como marcos regulatórios, políticas institucionais, desenvolvimentos tecnológicos, processos produtivos e outros recursos que aprofundem a análise.
    Em vista da importância da televisão, num cenário internacional e nacional, desde o início da segunda metade do século passado, torna-se imprescindível aprofundar o conhecimento do meio a fim de enriquecer o estado da arte e avançar na discussão de problemas de pesquisa ainda muito prementes. Um fator a produzir um quadro mais complexo é a produção para multiplataformas, com o intercâmbio de profissionais e propostas, e a realização de produtos flexíveis que constroem uma carreira em mais de uma janela e que partem de projetos que já na sua essência conceitual visualizem produtos múltiplos. No horizonte dos estudos de televisão, chama também a atenção a dualidade entre a produção institucionalizada e a produção independente, assim como a relação entre televisão e cinema. Apesar de a pesquisa sobre a televisão se mostrar bastante desenvolvida em relação a aspectos como a recepção e a produção, a análise textual ainda é o grande desafio a ser superado. Kristin Thompson (2003) apontou o notável atraso da pesquisa com análise de produtos televisivos e sugere que este decorre da visão dominante, até há poucas décadas, de que a programação da TV seria um fluxo homogeneizador e hipnotizante, conforme descrito por Raymond Williams (2003), concepção que não abriria espaço para o exame detalhado de produtos específicos. Thompson indica por que o paradigma do fluxo televisivo deve ser afastado, de modo que a pesquisa no campo possa se valer do know-how da análise fílmica. Arlindo Machado e Marta Lucía Vélez (2011) também levantam o mesmo ponto ao sugerir a importância do estudo e da análise dos programas televisivos, muito mais do que do fluxo da programação.

Coordenadores

    Renato Luiz Pucci Junior
    Gilberto Alexandre Sobrinho
    Miriam de Souza Rossini