Seminários Temáticos para o biênio 2009-2011

Os gêneros no cinema brasileiro e latino-americano: práticas, transformações, remixagens e tendências

Resumo

    Este Seminário Temático visa a congregar pesquisadores interessados em investigar, analisar e discutir o cinema de gêneros produzido no Brasil e nos demais países da América Latina.

    A questão do gênero continua sendo uma das mais importantes da doxa do cinema, uma vez que sempre representou um dos pilares da reflexão sobre as práticas cinematográficas. Essa importância se reflete não apenas nos fundamentos teóricos do cinema, mas também no conjunto das transformações estéticas, tecnológicas e formais que, ao longo dos tempos, vão se modificando, misturando e constituindo os diversos modelos e formatos de filmes.

    Uma das características dos gêneros cinematográficos é que eles se adaptam e se modificam, de acordo com os espaços culturais, sociais e imaginários de cada região específica em que os filmes são pensados e realizados. Com base nessas premissas, pretendemos discutir, debater e analisar filmes produzidos no Brasil e nos demais países da América Latina do ponto de vista dos gêneros cinematográficos em suas modalidades, transformações, remixagens e tendências.

    O objetivo geral deste Seminário é desenvolver o estudo de práticas cinematográficas da América Latina especificamente voltadas para a noção de gêneros, examinando-as à luz de uma estética afetada pelas chamadas subculturas e submetidas a uma visão que se posiciona, teoricamente, a partir de dois princípios: o comportamento trivial do lazer e as mediações que transitam entre o “popular” e a cultura midiática e massificada.

    Como objetivos específicos, pretende-se mapear o cinema de gêneros produzido no Brasil e no restante da América Latina; estudar os modos de apropriação, ambientação e transmutação dos gêneros tradicionalmente industriais e/ou hollywwoodianos por parte de produções cinematográficas brasileiras e latino-americanas; analisar os filmes brasileiros e latino-americanos à luz de suas particularidades técnicas, suas resoluções narrativas e suas formas expressivas.

Coordenadores

    Laura Loguercio Cánepa
    Rosana de Lima Soares
    Zuleika de Paula Bueno