Seminários Temáticos para o biênio 2009-2011

TELEVISÃO-FORMAS AUDIOVISUAIS DE FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO

Resumo

    Problemática: O eixo da proposta está no exame de produções ficcionais e documentárias da televisão, em vista do debate e do avanço do conhecimento de produtos específicos ou de grupos de produtos, assim como, por meio de proposições de caráter teórico, de chegar a perspectivas que abarquem o sentido da produção televisiva, em suas respectivas conjunturas histórica, social e cultural. Trata-se de enfocar aspectos estilísticos, narrativos e de composição audiovisual, de modo a debater ocorrências específicas do meio ou que possuam denominadores comuns com outras artes e mídias, em especial o cinema. O seminário se volta para a ficção seriada em seus múltiplos tipos (série, minissérie, telenovela, sitcom, seriado etc.), telefilmes e produtos de caráter documentário ou afim. A imensa produção nesse campo tem suscitado questões como as relativas à qualidade, à herança narrativa do cinema e da literatura, às consequências de determinadas opções de produção sobre o produto final, à incidência da tecnologia digital, à conquista de novos recursos narrativos, à predominância de programas fundados na narrativa clássica ou no documentário clássico, aos possíveis desvios do paradigma narrativo hegemônico em recentes produções televisuais, inclusive no Brasil. Entende-se que os problemas de pesquisa suscitados exijam a adoção de metodologias bem definidas, como a do estudo de caso, além do uso de ferramentas como a análise audiovisual.

    Justificativa: Em vista da excepcional relevância cultural da televisão desde o início da segunda metade do século passado, torna-se imprescindível aprofundar o conhecimento do meio a fim de enriquecer o estado da arte e avançar na discussão de problemas de pesquisa ainda muito prementes. Um fator a produzir um quadro mais complexo é a atual interação entre prática televisiva e a cinematográfica, com o intercâmbio de profissionais e propostas, e a realização de produtos flexíveis que constroem uma carreira nas duas áreas, e que partem de projetos que já na sua essência conceitual visualizem produtos múltiplos. Apesar de a pesquisa sobre a televisão se mostrar bastante desenvolvida em relação a aspectos como a recepção e a produção, a análise audiovisual ainda é o grande desafio a ser superado. Em Storytelling in Film and Television (2003), Kristin Thompson apontou o notável atraso da pesquisa com análise de produtos televisivos e sugere que este decorre da visão dominante, até há poucas décadas, de que a programação da TV seria constituída por um fluxo homogeneizador e hipnotizante (Raymond Williams), concepção que não abriria espaço para o exame detalhado de produtos específicos. Indica ainda as razões por que o paradigma do fluxo televisivo deve ser afastado, de modo que a pesquisa no campo possa se valer do know-how da análise fílmica. Em A televisão levada a sério (2000), Arlindo Machado também levanta o mesmo ponto ao sugerir a importância do estudo e da análise dos programas televisivos, muito mais do que do fluxo da programação.

    Objetivos: O seminário deve reunir pesquisadores que trabalhem a partir de diferentes perspectivas teóricas, para que o debate propicie o aprofundamento do estado da arte dos estudos televisivos e a sistematização das principais questões teóricas e empíricas que mobilizam pesquisas em curso. Os trabalhos apresentados devem levantar indagações bem delimitadas, com base em análise empírica de preferência comparativa.

Coordenadores

    Renato Luiz Pucci Junior
    Gabriela Borges
    Flávia Seligman