Seminários Temáticos para o biênio 2015-2017

Teoria e Estética do Som no Audiovisual

Resumo

    Este seminário tem por objetivo atualizar e ampliar o campo do debate de questões relativas ao som em manifestações audiovisuais do passado e contemporâneas, agregando pesquisadores interessados nesta discussão em uma perspectiva de convergência de saberes e experiências. “Teoria e estética do som no audiovisual” é uma expansão do seminário “Estudos do Som”, importante por ter ampliado a discussão da trilha sonora no universo dos pesquisadores do audiovisual.

Resumo expandido

    O interesse dos pesquisadores da área do audiovisual pelos estudos de som cresceu intensamente nas últimas décadas. Observa-se uma variedade de novas publicações sobre o tema (o que inclui livros, dissertações e teses, dossiês temáticos em importantes revistas da área), bem como a realização de eventos e festivais de cinema com foco na dimensão sonora.A criação do seminário “Estudos do Som”, a partir do XIII Encontro da Socine foi fundamental para esse aumento de produção pela reunião de pesquisadores antes dispersos em comunicações individuais, permitindo o aprofundamento das discussões e o início da consolidação de uma nova área de pesquisa no Brasil, construindo a base para um cenário contemporâneo de crescimento no qual importantes publicações da área do audiovisual e da comunicação, como Ciberlegenda, E-Compós, Doc-Online e a Revista Contemporânea da UFBA, dedicaram números com dossiês centrados no som, na música e na escuta nos últimos 5 anos. Além disso, existe um grupo ativo na Internet que dá continuidade aos debates que emergem nos encontros da Socine.

    Muito embora sempre tenha mantido suas portas abertas para pesquisas sobre as mais diversas manifestações do campo do audiovisual, os estudos específicos sobre o som no cinema foram dominantes nos “Estudos de Som”. O seminário temático “Teoria e Estética do Som no Audiovisual” mantém fortes vínculos com essa tradição, mas pretende ampliar o campo e atualizar o debate sobre o modo como vozes, ruídos, música e silêncio operam em obras ficcionais e documentais cinematográficas, bem como obras televisivas, videoarte, videodança, jogos eletrônicos, webdocs, instalações, performances e demais interfaces do audiovisual com outras linguagens.

    Ao mesmo tempo, se no âmbito das discussões geradas nos encontros do seminário anterior germinaram as sementes plantadas por Michel Chion, Claudia Gorbman, Rick Altman, Weis e Belton, entre outros, hoje já se pode dizer sem receio que um corpo considerável de pesquisadores do mundo inteiro se dedica a refletir sobre a audiovisão, como diz Chion. A discussão de novas perspectivas teóricas no campo também são objetivos do seminário aqui proposto, assim como explorar os novos caminhos da produção e da expressão sonora a partir das tecnologias contemporâneas; examinar a potência narrativa e expressiva da voz, do ruído, da música e do silêncio nas mais variadas perspectivas empíricas e teóricas; investigar questões relacionadas à recepção da trilha sonora, problematizando a relação das obras com a escuta do espectador; estudar a imbricação dos estudos do som com os outros campos da teoria audiovisual e aproximar a academia do fazer audiovisual através de análises de processos criativos.

Bibliografia

    ALTMAN, R. (org.) Sound theory, sound practice. New York: Routledge, 1992.
    BECK, J. et al. (ed.) Lowering the boom. Chicago: Illinois U. P., 2008.
    BUHLER, J. et al. Hearing the movies. Oxford: Oxford U. P., 2010.
    CHENG, W. Sound play: video games and the musical imagination. Oxford: Oxford U. P., 2014.
    CHION, M. Un art sonore, le cinéma. Paris: Cahiers du cinéma, 2003.
    ______ .A audiovisão. Lisboa: Texto &Grafia, 2008.
    COSTA, F. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
    FLORES, V. O cinema: uma arte sonora. São Paulo: Anablume, 2013.
    GOLDMARK, D. et al. (org.) Beyond the soundtrack. Los Angeles: California U. P., 2007.
    GORBMAN, C. Unheard melodies.Londres: BFI, 1987.
    HEBOYAN, E. et al. Le son au cinema.Arras: Artois Presses Université, 2010.
    NEUMEYER, D (ed.). The Oxford handbook of film music studies. Oxford: Oxford U. P., 2014.
    SIDER, L. (ed.) Soundscape. New York: Columbia U. P., 2003.
    VINAY, S.Aesthetics of sound.Dubuque: Kendall-Hunt, 1996.

Coordenadores

    Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim
    Sérgio Puccini Soares
    Cristiane da Silveira Lima