Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Marcelo Monteiro Costa (UFBA)

Minicurrículo

    Marcelo Costa é Professor Adjunto I da FACOM UFBA e doutor em Comunicação pela UFPE na linha mídia e estética, onde também lecionou montagem, direção e encenação para cinema. Autor do livro “O Espiral e o quadrado, a arte e a ética do tempo perdido” (2013), e editor do site Cinédoc21 (www.cinedoc21.com.br), também atua como roteirista e diretor. Atualmente é professor de roteiro e linguagem cinematográfica da Facom e pesquisador com ênfase em estética das imagens.

Ficha do Trabalho

Título

    A beleza que petrifica e a imagem como devir: de Kafka a Sokurov.

Resumo

    O presente trabalho é uma incursão na dimensão do imaginário e do devir a partir do cinema de Aleksandr Sokurov e da literatura de Kafka. Em comum, a capacidade em construir, presenças, sensações e afetos de difícil classificação; atmosferas aterradoras que parecem regidas por leis gravitacionais próprias. Imagens devires inspiradoras a um só tempo de beleza e horror. Uma beleza que provoca fascínio, mas quando encarada nos olhos, petrifica.

Resumo expandido

    Uma imagem capaz de evocar o divino e o demoníaco, a graça e o infortúnio, a serenidade e a incerteza, e que portanto encarna imagisticamente a beleza inquietante. Isso nos leva à uma incursão na dimensão do imaginário a partir do cinema de Aleksandr Sokurov, um autor de filmografia peculiar e incomum, de difícil ancoragem e catalogação, justamente por tornar movediço o normalmente sólido e consistente terreno da representação. Ao propor uma quebra, sem qualquer aviso prévio, com o simbólico, o cinema de Sokurov nos lança num planeta que gravita com leis próprias, imprevisíveis e desconhecidas, ainda que se valha de referenciais clássicos e modernos (no sentido das artes plásticas, sobretudo a pintura) na sua composição visual.
    Esse apelo e gosto visual pela imagem, inclusive, coloca o cinema de sokúrov num campo de oposição à ideia de um cinema filosófico construído sob a renúncia das imagens. O objetivo aqui é restabelecer e repensar, portanto, a relação do cinema com as imagens, dentro de uma fenomenologia que redimensiona o papel do imaginário e do devaneio poético como devir psíquico, expansão da consciência e energia criadora. Refutando assim uma tendência iconoclasta que vê as imagens como fonte do erro e do ilusório, do que não é verdadeiro. Ou ainda como a simples manifestação de um arquiteto calculista e ilusionista, tal o Apolo de Nietzsche, que despotencializa a experiência sensível. Ao lançar mão do devaneio poético como fonte inspiradora de imagens visuais e sonoras, também admitimos a potência num processo em que a participação consciente se faz necessária; desfazendo assim uma visão excludente em que potência e inconsciente desfrutavam de uma relação condicional e inextricável.
    Outro traço marcante na filmografia de Sokurov é a capacidade em construir atmosferas, presenças, sensações e afetos de difícil classificação. É nesse sentido, que vislumbramos semelhanças com a obra de Kafka, um escritor que (e)videncia imagens inspiradoras de beleza e horror, e é capaz de nos lançar em atmosferas aterradoras, também com leis gravitacionais próprias; reforçando assim a ideia do devir enquanto forma, ou como propõe Deleuze, uma literatura menor. Um método através do qual uma potência imaginativa, ou uma imagem poética, destemida e irascível, impõe-se à participação consciente e apolínea na busca por uma forma capaz de preservar sua potência. É nesse sentido que a ideia de uma beleza gorgônea, identificada por Günther Anders em sua análise sobre Kafka, parece relevante; uma beleza que provoca fascínio, mas quando encarada nos olhos, petrifica.

Bibliografia

    ANDERS, Günther. Kafka: pró e contra – os autos do processo. 2ª. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
    BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. 3ª Ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. – (Biblioteca do pensamento moderno)
    BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015
    DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
    DURAND, Gilbert. L’Imaginaire. Essai sur les sciences et la philosophie de l’image. Paris: Hatier, 1994. Tradução: José Carlos de Paula Carvalho.
    FURTADO, Beatriz. A Imagem-intensidade no cinema de Sokurov in Cinema Deleuze. PARENTE, Andre (org.). Campinas, SP: Papirus, 2013. – (Coleção Campo Imagético)
    IAMPOLSKI, Mikhail. Famílias truncadas e intimidade absoluta in Alexander Sokurov: poeta visual. SAVINO, Fábio; FRANÇA, Pedro (orgs.). Rio de Janeiro: Banco do Brasil, Ministério da Cultura, 2013.
    MACHADO, Álvaro (org.). Aleksandr Sokúrov. São Paulo. Cosac e naify, 2002.