Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    LUIZ GUSTAVO VILELA TEIXEIRA (UTP)

Minicurrículo

    Crítico de Cinema e Jornalista formado na PUC-MG (2006). Mestrando em Comunicação e Linguagens (UTP) e especialista em Comunicação e Cultura (UTFPR). É redator, editor e idealizador do site Cronico de Cinema (cronicodecinema.com). Ministra palestras periodicamente com as temáticas Cinema, Audiovisual, Séries, Jornalismo Cultural e Jornalismo Digital. Colunista semanal na Rádio CBN Curitiba e Transamérica Light sobre Cinema e Audiovisual.

Ficha do Trabalho

Título

    A crítica de cinema como sistema promotor de crises

Resumo

    Ao eleger critérios de abordagem, a crítica se torna um olhar epistemológico, um meio possível pelo qual se chega ao cinema, refletindo sobre seu impacto no mundo. Através do exame da crítica enquanto sistema social, partindo de José Luiz Braga (2006) em diálogo com pensadores clássicos como André Bazin (2014) e Jean-Claude Bernardet (1986), pode-se compreender como a mesma se articula diante do cinema e da sociedade e quais são os mecanismos que operam estes sentidos.

Resumo expandido

    Pensar a crítica epistemologicamente é um desafio conceitual na medida em que ela própria é uma forma de abordar o mundo, ou, neste caso específico, o cinema. Se a epistemologia é um “discurso sobre a ciência” (JAPIASSU, 1988), ou seja, uma série de parâmetros discursivos que irão mediar a relação entre ciência e o mundo, a crítica se coloca também como um mediador entre o cinema e o espectador, mesmo que tenha suas próprias particularidades independentes da arte ou da cultura a que se refere.

    A proposta desta comunicação é apresentar a crítica como uma aproximação epistemológica sobre o cinema que atua na articulação da visão do público espectador diante da obra audiovisual em duas vertentes possíveis. De um lado o gênio do crítico que irá desvendar uma série de significados e relações de sentido da obra em questão, sendo esta a acepção mais comum em relação à reflexão crítica diante do audiovisual. De outro, o sistema social criado pelos diversos textos críticos publicados em veículos gerando um mecanismo de defesa diante de qualquer eventual tendência manipulativa da obra ao fornecer ferramentas de defesa para o espectador.

    Através de uma abordagem comparativa dialética, em que a dimensão poético analítica será confrontada com a dimensão de sistema social, será possível fazer uma análise de como a crítica opera como ferramenta de mediação entre público e cinema. Para isso é preciso compreender como estas duas diferentes facetas se manifestam discursivamente.

    Para José Luiz Braga (2006), o que importa é a constituição da crítica jornalística de cinema enquanto gênero reconhecível, levando o leitor-espectador a dialogar com a forma do texto e diante dele apresentar uma postura. É menos o impacto pontual de certos textos ou críticos de certos jornais e mais a integração do sistema crítico com a percepção da sociedade em relação à produção cinematográfica. Pensadores mais clássicos, como André Bazin (2014) e Jean-Claude Bernardet (1986), estão mais preocupados em apresentar as balizas para avaliação estética diante do cinema.

    O que interessa é refletir sobre a crítica enquanto postura diante do cinema. Como ela própria, se articulando enquanto um sistema social se coloca diante da mídia, mesmo sendo também parte da mídia, para arbitrar o debate cultural. Crítica, portanto, enquanto abordagem epistemológica sobre o cinema. Cabe questionar como ela, a crítica, se manifesta. Quais são as estruturas que fazem da crítica um exercício relevante? Como conciliar o dia a dia da crítica jornalística com o tempo para a devida reflexão, sem perder a sintonia com os acontecimentos? O que é, afinal, uma crítica?

Bibliografia

    BAZIN, André. O Que É Cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014.

    BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica in. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

    BERNARDET, Jean-Claude. Sem título. In: CAPUZZO, Heitor (coord). O cinema segundo a crítica paulista. São Paulo: Nova Stella, 1986.

    BRAGA, José Luiz. A Sociedade Enfrenta Sua Mídia: Dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

    JAPIASSU, Hilton. O que é epistemologia. In: Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.