Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Cecília Antakly de Mello (USP)

Minicurrículo

    Cecília Mello é professora de cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi Jovem Pesquisadora FAPESP (2012-2015) na Unifesp Campus Guarulhos. Autora de diversos ensaios no Brasil e no Reino Unido, organizou os volumes Realism and the Audiovisual Media (com Lúcia Nagib, Palgrave Macmillan, 2009/2013), Realismo Fantasmagórico (PRCEU – Cinusp, 2015) e The 21st Century Film, TV and Media School: Challenges, Clashes, Changes (com Maria Dora Mourão et al, Cilect 2016).

Ficha do Trabalho

Título

    A Longa Duração de Petróleo Bruto, de Wang Bing

Resumo

    Wang Bing é um documentarista chinês da geração digital dado à realização de filmes de longa duração, excedendo com frequência o padrão dos chamados ‘longas-metragens’. Minha intenção nessa comunicação será investigar as motivações estéticas e políticas por trás da duração de seu filme mais longo, Petróleo Bruto (Cai You Ri Ji), de 2008, que dedica 840 minutos (14 horas) a um dia na vida de trabalhadores em campos de petróleo no noroeste da China.

Resumo expandido

    Apesar da duração comercial convencional que raramente excede as três horas para longas-metragens, o cinema convive com experiências de longa duração desde pelo menos Napoléon de Abel Gance, de 1927. Durante a década de 1960, por exemplo, Andy Warhol utilizou com frequência a longa duração para questionar ou simplesmente se distanciar de quaisquer padrões comerciais de produção cinematográfica. Mais recentemente, o debate acerca da duração parece ter ganhado força e relevância diante do uso da tecnologia digital (De Luca e Jorge, 2016), que facilitou não apenas a filmagem de planos-sequência excessivamente longos como também a captação de grande quantidade de material bruto, o que significa muitas vezes um desafio sem precedentes para o montador na ilha de edição. Diante desse panorama destaca-se a obra de Wang Bing, documentarista chinês da geração digital dado à realização de filmes de longa duração, excedendo com frequência o padrão dos ‘longas-metragens’. Minha intenção nessa comunicação será investigar as motivações estéticas e políticas por trás da longa duração de seu filme Petróleo Bruto (Cai You Ri Ji), de 2008, que dedica 840 minutos (14 horas) a um dia na vida de trabalhadores em campos de petróleo no noroeste da China. Exibido em salas de cinema e no espaço da galeria, Petróleo Bruto desafia a experiência da espectatorialidade ao mesmo tempo em que exagera o impulso baziniano em direção à sua subversão, contribuindo para o debate contemporâneo acerca do realismo cinematográfico.

Bibliografia

    Bazin, André (1958), Qu’est-ce que le cinéma? Vol. 1, Paris: Les Éditions du Cerf.

    Berry, Chris, Lu, Xinyu e Rofel, Lisa (orgs) (2010), The New Chinese Documentary Film Movement: For the Public Record. Hong Kong: Hong Kong University Press.

    Bing, Wang (2013), ‘Interview: Filming a Land in Flux’, in New Left Review 82,
    July/August 2013, pp. 115-134.

    De Luca, Tiago e Barradas, Nuno (orgs) (2015), Slow Cinema. Edinburgh: Edinburgh
    University Press.

    Renard, Caroline, Isabelle Anselme, François Amy de La Bretèque (orgs) (2014),Wang Bing: Un cinéaste en Chine aujourd’hui. Aix-em-Provence: Presses Universitaires de Provence.