Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    ROBERTA AMBROZIO DE AZEREDO COUTINHO (UFPE)

Minicurrículo

    Graduada em jornalismo e especialista em estudos cinematográficos pela UNICAP-PE. Mestre pelo programa de pós-graduação em comunicação da UFPE, onde produziu uma dissertação sobre a representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel. Atualmente é doutoranda no mesmo programa onde concluiu o mestrado e desenvolve um estudo acerca do papel do elemento sonoro ruído no cinema contemporâneo. Sua área de interesse acadêmica se concentra nos estudos do som fílmico.

Ficha do Trabalho

Título

    Análises sobre o uso do sound effect como leitmotiv no cinema

Seminário

    Teoria e Estética do Som no Audiovisual

Resumo

    O artigo pretende problematizar a produção de sentido operada pelo sound effect quando tal elemento é explorado enquanto leitmotiv. Sob a óptica do conceito de “objeto sonoro não identificado”, e por meio da análise fílmica, propomos um estudo desta composição peculiar nos filmes “A mulher sem cabeça” e “Ensaio sobre a cegueira”. Parte-se da hipótese de que estas produções, ao apostarem na inovação dos formatos clássicos do leitmotiv, conferem a este recurso uma intensa potencialidade imersiva

Resumo expandido

    A sedimentada familiaridade do público com os códigos musicais fez com que desde os primórdios do cinema sonoro os realizadores explorassem a música não só enquanto condutor emocional da dramaticidade das cenas, mas também como um elemento estruturante dos enredos. O leitmotiv – conceito musicológico surgido no final do século XIX no contexto criativo e analítico das óperas de Richard Wagner – apresenta-se como uma instância aglutinadora desta dupla funcionalidade musical requerida pelos filmes, uma vez que opera por meio de uma lógica associativa entre temas musicais e componentes narrativos.
    Conceitualmente, pode ser definido como um recurso narrativo-estilístico explorado na designação de “(…) temas, melodias ou pequenas sequências com função ilustrativa, caracterizadora, integradora, alusiva ou antecipativa. Frequentemente o leitmotiv acompanha ou anuncia o aparecimento de personagens, emoções ou símbolos significantes” (BAPTISTA, 2007, p.137). Embora tal ferramenta criativa, seguindo a tradição operística, assuma primordialmente um formato musical no contexto fílmico, âmbito onde se tornou massivo, o ruído, entendido aqui como todo som do filme que não é voz, nem música, também é um elemento sonoro que serve à composição do leitmotiv (CONSTATINI, 2001; CARREIRO, 2011).
    No entanto, tal formato parece atípico no contexto contemporâneo, com exceção das produções do horror, onde o leitmotiv “ruidoso” consiste em uma ferramenta substancial, sobretudo, quando assume a função de se associar à instância monstruosa, sugerindo sua presença mesmo quando não a vemos. Dessa maneira, funciona recorrentemente, enquanto som fora de campo ativo (CHION, 2011), instrumento basilar no alcance do efeito preciso perseguido por este gênero “(…) de ampliar a tensão e a inquietude da plateia.” (CARREIRO, 2011, p.48).
    Fora deste lugar de fala específico, é possível, embora não seja comum, localizarmos filmes que propõem novos formatos e papéis para este recurso sonoro, é o caso de A mulher sem cabeça (Lucrecia Martel, 2001) e Ensaio sobre a cegueira (Fernando Meirelles, 2008). Ambas as produções, na estruturação do leitmotiv, subvertem a convenção clássica de utilizar ruídos figurativos e referenciais ao operarem com sound effects, componentes da banda sonora que não pertencem ao universo ficcional, e que, portanto, não estão associados a nenhuma fonte concreta presente na cena, mas que, ainda assim, evocam significações fundamentais sobre a diegese (OPOLSKI, 2013).
    Propomos nesta pesquisa a investigação da produção de sentido suscitada pelo sound effect enquanto leitmotiv, a partir da noção conceitual de objeto sonoro não identificado ou USO (unidentified sound object), uma sigla da versão inglesa deste termo (FLORES, 2013; FLÜCKIGER, 2001). “Os USO são sons utilizados com uma enorme abertura para associações de sensações e que trabalham mais (…) num nível sonoro abstrato, como significantes de alguma coisa, sem a compulsão de ter que significar algo objetivo no filme” (FLORES, 2013, p. 129) .
    Assim, estes eventos acústicos operam puramente com o engendramento de sensações em detrimento da evocação de componentes narrativos concretos. Nos dois filmes citados, a dimensão sensorial deste “signo aberto” (FLORES, 2013), é aproveitada para promover uma exploração do leitmotiv como ferramenta essencialmente sensória em detrimento de suas funções clássicas convencionais citadas por Baptista (2007, p.137) no início do texto.
    Diante do exposto, o presente artigo intenta compreender como o sound effect explorado enquanto leitmotiv promove operações de sentido nos filmes analisados? Por quais chaves este recurso suscita a imersão do espectador nesses universos diegéticos? Com o objetivo de responder tais questões, esta pesquisa tenciona uma investigação da estrutura narrativa e estilística de ambos os leitmotivs elencados, usando como ferramenta metodológica para o alcance deste fim o conjunto de procedimentos que compõe a análise fílmica.

Bibliografia

    BAPTISTA, A. Funções da música no cinema – Contribuições para a elaboração de estratégias composicionais. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Música e Tecnologia) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

    CARREIRO, R. Sobre o som no cinema de horror: padrões recorrentes de estilo. Ciberlegenda, v. 24, pp. 29-42, 2011.

    CHION, M. A Audiovisão. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

    CONSTANTINI, G. Leitmotif revisited. 2001. Disponível em http://filmsound.org/gustavo/leitmotif-revisted.htm . Acesso em: 06. Fev.2017

    FLORES, V. Além dos Limites do Quadro: O Som a partir do Cinema Moderno. 2013. 213 f. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

    FLÜCKIGER, B. The unidentified sound object. 2001. Disponível em http://www.zauberklang.ch/uso_flueckiger.pdf . Acesso em: 15. Jan. 2017

    OPOLSKI, Débora. Introdução ao desenho de som. João Pessoa: editora da UFPB, 2013.