Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Junia Barreto (UnB)

Minicurrículo

    Doutora em Literatura Comparada (UFMG) e em Littérature et Civilisation Françaises (Sorbonne-Nouvelle). Pós-Doutoramento no Laboratoire IHRIM – Institut d’Histoire des Représentations et des Idées dans les Modernités, Lyon 2. Profª do Depto. de Teoria Literária e Literaturas da UnB e da Pós-Graduação em Literatura. Coordenadora do Núcleo TELAA – Telas Eletrônicas, Literatura & Artes Audiovisuais. Pesquisa sobre a expressão da alteridade na literatura e nas artes, sobretudo o cinema; e nos estudo

Ficha do Trabalho

Título

    Godard: cinema mundo e adeus à linguagem

Seminário

    Cinema e literatura, palavra e imagem

Resumo

    Em Adieu au langage, Godard empreende talvez seu derradeiro exercício de estilo, discurso de larga riqueza de sentidos[incertos]. Marcado pela prodigalidade criativa, empreende na tela colagens e rupturas de imagens, textos e sons. Artista-bricoleur, se despreende de toda convenção fílmica, surpreende com a semiose das artes e a própria biblioteca do mundo, provocando no espectador a experiência do estranho-sublime. Fim da linguagem ou seu devir? Manifesto ou afirmação de um legado? A refletir.

Resumo expandido

    A aproximação entre literatura e cinema em Adieu au Langage, de Jean-Luc Godard, não se encerra no diálogo das narrativas tecidas em seus objetos, confrontando os textos literário e fílmico. Godard toma o cinema como um continente, como um mapa mundo, como espaço infindável da experiência e da viagem, no qual se desloca por entre as imagens de seus grandes mestres, lendo e interpretando a história do mundo através das imagens do cinema e transmitindo-a da mesma forma. Sua investigação dessa história é também literária, ali dividida em capítulos e pincelada por intertítulos poéticos. Imagens que remetem a mitos literários, evocação [por vezes de forma minimalista] de ensaístas e autores, citações inteiras que eclodem da boca dos personagens ou mesmo um genérico que credita sua biblioteca pessoal ao final da película – Blanchot, Hugo, Cocteau, Proust, mas também Sartre, Benjamin e Derrida, entre outras referências. Literatura, cinema, pintura, fotografia, música, técnicas em 3D, imagens de smartphones e de câmeras Go-Pro, pequenos arranjos cênicos, traços de discurso na tela escura escrevendo as inquietações do mundo ou simples resgate de imagens de filmes antigos ou extratos de arquivos históricos. Tudo na tela como em cut up. Godard efetua ali uma verdadeira operação de cirurgia ótica, espécie de pintura moderna, ‘simples valsa’ de despedida testamental, executada pelas diferentes mídias e artes. Réquiem autoral de adeus de si mesmo ou de um tempo de escritura fílmica que findou – incerto; mas a certeza de assistir a um sublime exercício de montagem-colagem-mixagem, expressão singular de articulação de imagens e palavras, imagens e som, a partir do que pretendemos trilhar nossa reflexão. Adeus a uma linguagem que finda, mas também signalética de um devir.

Bibliografia

    AUMONT, J. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac & Naif, 2004
    BELLOUR, R. L’Entre-images 2. Mots, Images. Paris: P.O.L. Éditeur, 1999
    ______. Entre-imagens – foto, cinema, vídeo. Trad. Campinas: Papirus, 1997
    DELEUZE, G. A imagem-tempo. Cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005
    GODARD, J.-L. Adieu au langage. França, 2014, 70’
    ______. Histoire(s) du cinéma. 4v. Paris: Gallimard-Gaumont, 1998
    ______. Introdução a uma verdadeira história do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989
    ISHAGHPOUR, Y. Le Cinéma. Histoire et théorie. Paris : Verdier, « Poche », 2015
    MARIE, M. A Nouvelle Vague e Godard. Campinas: Papirus, 2011
    ROSEMBERG FILHO, L. (org.). Godard, Jean-Luc. Rio de Janeiro: Taurus Editora, 1985/1986
    SERAFIM, J. F. (org.) Godard, Imagens e Memórias. Reflexões sobre história(s) do cinema. Salvador: EDUFBA, 2011
    SÉGURET, Olivier. GodardVif. Paris: G3j éditeur, 2015
    STAM, R. A literatura através do cinema: realismo, magia e arte da adaptação. Belo Horizonte: UFMG, 200