Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Henri Arraes de Alencar Gervaiseau (USP)

Minicurrículo

    Henri Arraes Gervaiseau é cineasta e professor da ECA-USP. Tem artigos publicados sobre autores tais como Perrault, Rouch, Farocki, Godard, Coutinho. É autor de O abrigo do tempo. (SP: Alameda, 2012). Entre os seus documentários recentes destacam-se Em trânsito (2005) e Entretempos (2012). Dedica-se atualmente a pesquisa O documentário como meio de expressão da experiência do deslocamento, e a realização do longa metragem Um dia atrás do outro, primeiro filme da sua Trilogia do deslocamento.

Ficha do Trabalho

Título

    Entre lá e cá, experiências transatlânticas

Seminário

    Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos

Resumo

    Pretendo dar continuidade, nesta comunicação, a reflexão desenvolvida em anos anteriores acerca do documentário como meio de expressão da experiência do deslocamento. Neste ano, centrarei o meu foco em filmes que tematizam experiências heterogêneas de deslocamento envolvendo o espaço transatlântico. Buscarei discutir, em cada caso, as estratégias de registro escolhidas bem como os modos privilegiados de composição dos materiais na montagem para dar conta das vivências sócio-históricas evocadas.

Resumo expandido

    Pretendo dar continuidade, nesta comunicação, a reflexão desenvolvida em anos anteriores a partir das minhas investigações acerca do documentário como meio de expressão da experiência do deslocamento. Neste ano, centrarei o meu foco em filmes que tematizam experiências heterogêneas de deslocamento envolvendo o espaço transatlântico. Buscarei discutir, em cada caso, as estratégias de registro escolhidas bem como os modos privilegiados de composição dos materiais na montagem para dar conta das vivências sócio-históricas evocadas.
    Para além da diversidade de abordagem dos filmes que todos trabalham de um modo ou de outro, uma questão central: a intrincada e sofrida relação existente entre deslocamento de um território e o sentimento de pertencimento a uma comunidade. Efetivamente a terra de origem, o território que circunscreve a existência de um grupo é um termo de referência central pelo qual se define o pertencimento e a própria existência de qualquer ser humano.
    Em Lost, lost, lost (1976, 178mn), Jonas Mekas, a seu singular modo narra a sua dolorida experiência de exílio, mas também de busca do estabelecimento de novos laços de pertencimento no novo território. Ori (1989, 100mn ) de Raquel Gerber mostra a busca da construção de novos espaços simultaneamente concretos e simbólicos de pertencimento por parte de afrodescendentes brasileiros de escravidão transatlântica. A questão do retorno ao território natal ou ao território de origem dos ancestrais, central para o que poderia constituir uma antropologia contemporânea dos deslocamentos transnacionais, encontra-se no centro de dois outros filmes cuja abordagem pretendemos também discutir: O reino do dia (1967, 118 mn) de Pierre Perrault. Em Notícias de casa (1977, 88mn) de Chantal Akerman, ressalta a distância entre o invisível lado de lá, do oceano, de onde vem o verbo, e onde se encontra a casa, e o lado de cá, lentamente observado da cidade grande do novo mundo, onde o sujeito enunciador, em ultima instância, para ver, se cala.
    Este é o corpus de filme que pretendo, na minha comunicação, abordar.

Bibliografia

    Certeau, Michel: L’actif et le passif des appartennances, Revue Esprit, Juin 1985, p.155-172.
    Gervaiseau, Henri Arraes: Traversées du Régne du Jour. In: Araujo, Juliana; Marie, Michel. (Org.). À grande allure. L’oeuvre de Pierre Perrault. 1ed.Paris: Presses de la Sorbonne Nouvelle, 2015, v. 1, p. 123-131.
    Leandro, Anita : Cartografias do Êxodo, in : Revista Devires, Vol. 7, N.1. Jan. /Jun 2010. p.94-111
    Margulies, Ivone : Nada acontece. O cotidiano hiper-realista de Chantal Akerman. SP : EDUSP, 2016.
    Mourão, Patricia (org): Jonas Mekas. SP : Centro Cultural Banco do Brasil. Pro-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. USP. 2013.
    Nacify, Hamid: An accented cinema. Exilic and diasporic filmaking. Princeton: Princeton University Press. 2001.
    Sayad, Abdelmalek : O retorno, elemento constitutivo da condição do imigrante, in : Revista Travessia. Publicação do Centro de Estudos Migratórios. Ano XIII. Número especial, janeiro 2000, p.7-32