Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Janiclei Aparecida Mendonça (UTP)

Minicurrículo

    Doutoranda do programa em Comunicação e Linguagens: estudos do cinema e audiovisual (UTP), mestre em Letras linha Literatura e Sociedade: Estudos Comparados (UNIOESTE), graduada em Publicidade e Propaganda (UNICESUMAR), graduada em Letras (UEL). Professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo (UNIVEL). E-mail: janiclei.mendonca@gmail.com

Ficha do Trabalho

Título

    É hora de cinema: a narrativa cinematográfica em “Hora de Aventura”

Resumo

    Em exibição na Cartoon Network desde 2010, “Hora de Aventura”, de Pendleton Ward, caracteriza-se por uma narrativa rizomática, incitando no que denomina Baitello Jr. na “devoração” entre imagens que, por conseguinte, indicia uma nova forma de leitura audiovisual. O presente artigo propõe a análise da estrutura para apontar a presença de elementos do cinema na estruturação da narrativa, apontando para uma linguagem que exige do espectador uma nova leitura cinematográfica.

Resumo expandido

    Série em exibição na Cartoon Network desde 2010, “Hora de Aventura”, de Pendleton Ward, é uma série de animação premiada em diversos festivais como o Motion Pictures Sound Editors Award, Prêmio Emmy do Primetime e British Academy Children´s Award, de ampla aceitação pelo público espectador, que compreende de crianças a adultos desde seu surgimento na televisão. Formulada a partir de uma narrativa rizomática, a série acaba por expandir o panorama temático e narrativo de sua estrutura, resultando em múltiplos núcleos que se interligam e remetem o espectador a diferentes mundos, histórias, tempos e reflexões. Assim, as tramas desenvolvidas têm como principal característica uma narrativa não linear, ou seja, baseadas em hipertextos que se originam a partir de diferentes técnicas narrativas televisivas e estéticas. Nesse sentido, não obstante, verifica-se em meio à pluralidade de técnicas narrativas dos episódios a presença de elementos da linguagem cinematográfica que os estruturam, permeando a composição audiovisual de “Hora de Aventura”. Considerando que o cinema é um dos sistemas midiáticos que representam a sociedade em forma de modelos de ser e estar e tendo em vista que o produto audiovisual consegue dialogar com a cultura de massa, torna-se possível verificar a elaboração de um “processo permanente de socialização para o consumo” (ROCHA, 2005). Por outro lado, a série de animação “Hora de Aventura” representa, em sua práxis, o conceito de iconofagia (BAITELLO JR., 2005), especialmente observado na devoração entre as imagens, ou seja, no hibridismo entre o texto televisual e o texto cinematográfico expressado pela presença dos elementos da linguagem cinematográfica na minissérie, indiciando o surgimento de um novo gênero de série de animação. Sendo assim, os conceitos da Antropologia do Consumo e da Antropologia Visual mesclam-se na pesquisa para auxiliar numa interpretação plausível da narrativa de “Hora de Aventura” no que tange a relação entre os vários elementos imbricados no texto audiovisual da série. Com base no apresentado, se intenciona com o presente artigo, uma análise da narrativa fílmica da minissérie especial “Estacas” (2016), inserida na 7ª temporada de “Hora de Aventura”, denominada spin off, no intuito de apontar a presença de elementos do cinema na estruturação da narrativa no decorrer dos 8 (oito) episódios da minissérie (produto audiovisual consumido culturalmente), apontando para uma linguagem que não apenas apresenta uma temática trabalhada linearmente, mas que exige do espectador uma reflexão e leitura cinematográficas para compreender o conteúdo da trama. Para tanto, o referencial teórico de base é composto de autores como Gilbert Deleuze e Félix Guattari, Gerard Genette, Christian Metz, Sergei Eisenstein, Jacques Aumont e Michel Marie, Everardo Rocha e também Norval Baitello Jr. Como metodologia, utilizou-se a análise textual fílmica por se tratar de uma análise narrativa com base no estudo diacrônico (estrutura narrativa) e sincrônico (relação imagens e sentido) da minissérie em relação à produção realizada no decorrer da série de animação “Hora de Aventura” e em relação à linguagem cinematográfica de longas-metragens.

Bibliografia

    AUMONT, Jacques, MARIE, Michel. L’Analyse des Films. 2a Ed. Français: Armand Colin, 2004.
    BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker Editores, 2005.
    DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Tradução: Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
    EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Tradução: Teresa Otoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
    GENETTE, Gerard. Palimpsestos. A literatura de segunda mão. Minas Gerais: Faculdade de Letras UFMG, 2005.
    MEZ, Christian. Linguagem e Cinema. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1980.
    ROCHA, Everardo. Culpa e prazer: imagens do consumo na cultura de massa. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo. Vol.2, n.3, p. 123-138, mar. 2005.