Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Daiana Maria Veiga Sigiliano (UFJF)

Minicurrículo

    Mestranda em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva (Obitel Brasil/UFJF) e da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Metodista de São Paulo, do Grupo de pesquisa em Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ficha do Trabalho

Título

    The X-Files na social TV: uma análise do perfil @thexfiles

Resumo

    A social TV é caracterizada pelo compartilhamento de conteúdos nas redes sociais e nos aplicativos de segunda tela de maneira síncrona ao fluxo televisivo. Desde a sua popularização, o fenômeno vem sendo adotado pelas emissoras estadunidenses para estimular o appointment television e engajar os telespectadores interagentes. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de refletir sobre as ações de social TV adotadas pelo canal Fox durante a exibição da décima temporada da série The X-Files (2016).

Resumo expandido

    Discutido por Proulx e Shepatin (2012), Acierno (2012), Borges (2013) e Fechine (2014) o recente fenômeno da social TV é caracterizado pela interação social entre os telespectadores durante a exibição da grade de programação. Essa troca de impressões, de maneira síncrona ao fluxo televisivo, é feita por meio das redes sociais (Facebook, Twitter, Snapchat, etc.) e dos aplicativos de segunda tela (TV Showtime, TV Tag, Viggle, etc.). A arquitetura digital conectada das plataformas faz com que os telespectadores interagentes potencializem a sociabilidade em torno da televisão através do compartilhamento de fotos, vídeos, memes, montagens e, principalmente, comentários sobre as atrações.
    Desde a popularização do fenômeno as emissoras estadunidenses abertas e segmentadas vêm adotando estratégias de social TV para estimularem o appointment television (TV com hora marcada) e engajarem o público durante a exibição das narrativas ficcionais seriadas. As ações abrangem desde a divulgação de vídeos promocionais dos episódios que irão ao ar até o compartilhamento de conteúdo transmídia do universo ficcional das tramas (PROULX; SHEPATIN, 2012).
    O canal Fox Broadcasting Company, popularmente conhecido como Fox, foi um dos primeiros a investir em estratégias relacionadas à social TV. Desde o final de 2011 todas as narrativas ficcionais seriadas da emissora possuem um perfil no Twitter e uma hashtag que a identifica no backchannel, como por exemplo #NewGirl, #Bones, #Empire, etc. Os conteúdos postados nas páginas variam de acordo com o gênero do programa e o universo ficcional em questão.
    Neste contexto, este artigo tem o objetivo de refletir sobre as ações de social TV adotadas pelo canal Fox durante a exibição da décima temporada de The X-Files (2016). Isto é, investigar quais são os recursos utilizados pela emissora no engajamento dos telespectadores interagentes e como estes conteúdos dialogam com as histórias apresentadas na TV, oferecendo ao público novas formas de interação e conteúdos complementares.
    Após 13 anos do encerrado da série The X-Files, que foi ao ar entre 1993 e 2002 totalizando nove temporadas, a emissora Fox anunciou a produção de seis episódios inéditos (My Struggle, Founder’s Mutation, Mulder and Scully Meet the Were-Monster, Home Again, Babylon e My Struggle II). A trama é centrada nos agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). Mulder e Scully investigam casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais, conhecidos com x-files. A décima temporada foi ao ar nos Estados Unidos entre os dias 24 de janeiro e 22 de fevereiro de 2016.
    O perfil da série no Twitter, o @thexfiles, foi criado em 24 de março de 2015. Antes da estreia dos episódios a Fox usou o microblogging para divulgar fotos promocionais, cartazes, teasers e conteúdos complementares do universo ficcional (SIGILIANO, BORGES, 2016). Atualmente a página é seguida por 194 mil usuários e conta com cerca de 10 mil postagens.
    O percurso metodológico adotado neste artigo consiste no monitoramento das publicações realizadas pelo perfil de The X-Files (2016) no Twitter durante a exibição da décima temporada, composta por seis episódios de 43 minutos. As postagens serão filtradas através da ferramenta Tweetdeck e capturadas com o software Snagit. Após a sistematização dos tuites, iremos analisar quais estratégias de social TV foram adotadas pelo canal Fox e como estas dialogam com o universo ficcional explorado na narrativa televisiva.
    Esperamos que os resultados encontrados nos permitam enriquecer o debate sobre o fenômeno da social TV e como este contribuiu para o engajamento dos telespectadores interagentes e a expansão dos arcos narrativos da décima temporada da série The X-Files (2016).

Bibliografia

    PROULX, Mike; SHEPATIN Stacey. Social TV – How marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media, and mobile. New Jersey: John Wiley & Sons Inc, 2012.
    BORGES, Gabriela. Social TV: Discussões preliminares sobre o fenômeno. COLÓQUIO INTERNACIONAL EM MÍDIA DIGITAL – TELEVISÃO E INTERATIVIDADE, I,2013, Juiz de Fora: UFJF. CD-ROM.
    ACIERNO, Margherita. A tuttatv! Nuovi modi di guardare la television al tempo di internet. Milano: Lupetti, 2012.
    SIGILIANO, Daiana; BORGES, Gabriela. O diálogo entre a complexidade narrativa e a
    social TV no projeto xfrewatch da série The X – Files. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPOS, XXV, 2016. Goiânia: UFG. Disponível em: http://goo.gl/06h8BU. Acesso em: 13 mai. 2016.
    FECHINE, Yvanna. Elogio à programação: repensando a televisão que não desapareceu. In: CARLÓN, Maria; FECHINE, Yvana (Orgs.). O fim da televisão. Rio de Janeiro, Confraria do Vento, 2014.