Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Helyenay Souza Araujo (UERJ)

Minicurrículo

    Helyenay Souza Araújo (Nay Araújo) é doutoranda em Arte e Cultura Contemporânea na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos. Mestre e graduada em Comunicação Social, respectivamente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Federal do Ceará, realiza pesquisa nas grandes áreas do cinema e da produção audiovisual, com ênfase nas práticas de produção e difusão, políticas públicas e mercado.

Ficha do Trabalho

Título

    Coproduções Cinematográficas em Português: uma arqueologia do conceito

Seminário

    Cinemas em português: aproximações – relações

Resumo

    A complexidade e o aumento progressivo das coproduções torna necessário lançar luz sobre esse fenômeno para uma maior compreensão de suas dinâmicas. Propomos traçar uma arqueologia do conceito de coprodução e sua evolução ao longo da história do cinema, tentando ampliar também a compreensão do fenômeno das coproduções entre Brasil e Portugal no âmbito do Programa Ibermedia. A proposta compreende ainda uma análise e reflexão do corpus de coproduções luso-brasileiras financiadas pelo Programa.

Resumo expandido

    A complexidade e o aumento progressivo do fenômeno da coprodução de filmes torna necessário lançar luz sobre os diversos pontos de vista, dados, políticas e aspectos técnicos, enfim, todas as dinâmicas que envolvem essa modalidade de produção audiovisual. A presente proposta objetiva traçar uma arqueologia do conceito de coprodução e sua evolução ao longo da história do cinema, para tentar ampliar a compreensão sobre as coproduções luso-brasileiras realizadas no âmbito do Programa Ibermedia.
    Desde 1998, o IBERMEDIA atua como um dos maiores e mais bem sucedidos programas de cooperação cinematográfica internacional, apoiando projetos de coprodução de seus 19 países membros. Com apenas dois países de língua portuguesa (Brasil e Portugal), esta posição minoritária curiosamente tem aproximado os dois países lusófonos nos vários projetos de coprodução apoiados ao longo de 16 anos. Ao todo, segundo informações do próprio programa, foram apoiados 34 projetos de coprodução portuguesa majoritária e 52 coproduções brasileiras também majoritárias. Desse montante, 40% são coproduções desenvolvidas em conjunto entre os dois países.
    Sobre o corpus de filmes acima, a presente proposta objetiva ainda analisar e refletir sua trajetória, focando da etapa de produção a suposta circulação das obras nos diversos circuitos de exibição. Trata-se de um recorte de um projeto maior de tese, já em curso, que objetiva analisar a relação entre investimento e retorno das coproduções luso-brasileiras no âmbito do Programa Ibermedia.

Bibliografia

    DENNISON, S. World cinema: As novas cartografias do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2013.
    MELEIRO, A. (org.). Cinema no mundo – indústria política e mercado (América Latina) Vol II. São Paulo: Escrituras e Iniciativa Cultural, 2007.
    RAMOS, J. L. Dicionário de Cinema Português 1896-1962. Lisboa: Caminho, 1989.
    IBERMEDIA: http://www.programaibermedia.com/
    ICA: http://www.ica-ip.pt/
    OBS LUMIERE: ttp://lumiere.obs.coe.int/
    OCA: http://oca.ancine.gov.br/